Fala Temistoclis, espero que esteja bem!
Acho que algo que todo mundo fala quando o assunto é aprender, é que cada um tem uma forma que melhor funciona. Algumas pessoas aprendem com mais facilidade fazendo, outras vendo, algumas ouvindo e tem pessoas também que precisam de tudo isso e um pouquinho mais, não por não serem capazes mas apenas por funcionarem assim.
Comigo sempre aconteceu de eu querer surfar em algum hipe, aprender aquela linguagem que todos estavam falando, testar um método que alguma bigtech utilizava mas várias dessas vezes não funcionou e eu ficava frustrado.
Aprender por aprender nunca funcionou pra mim, eu precisava do cenário, do problema, eu tinha que precisar aprender, não necessariamente estar num ambiente de trabalho, mas talvez até mesmo um projeto próprio onde eu ia precisar usar aquela tecnologia que eu não sabia ainda.
Definido isso a primeira coisa que eu fazia era correr pra documentação, entender como funcionava e por quê, antes mesmo de fazer o get started ou de abrir uma IDE.
A partir dai eu começava testar aquelas funções que eu encontrei na documentação, só pra aplicar oq eu tinha recém visto e fazer funcionar na prática, mas nada orientado ao problema que eu queria resolver...
Após vários testes e um monte de bloquinhos de código, eu começava a construir o sistema, assim quando apareciam situações que eu tinha que utilizar determinada função eu já sabia que ela existia e como funcionava.
Essa é a minha perspectiva e como funciona pra mim até hoje! Se achar interessante e quiser testar, caso funcionar pra ti vou ficar muito feliz em ter ajudado, mas se não funcionar você pelo menos sabe que tem que testar outros estímulos.
Boa sorte e bons estudos!