Executando verificação de segurança...
2

Como é ser Senior recem contratado?

Até agora minhas unicas experiencias foram como estagiário e Junior, ou seja. Chega, passa quase 1 semana resolvendo problemas de configurações na maquina nova com os novos softwares e frameworks e fica praticamente grudado em guias, documentação e nos outros funcionários mais antigos da empresa tirano duvidas que são respondidas por eles em 1 segundo.
Mas e os senior? Eles já chegam, instalam tudo instintivamente e saem programando? Conseguem identificar a estrutura do código e não precisam de ninguem pra tirar duvias triviais? O que a empres espera de um senior? Deixem suas respostas e experiencias aí!

Carregando publicação patrocinada...
1

talvez por não ter chegado no "Sênior" ainda mais tá como pleno da para explica um pouco.

a gente faz as mesmas coisas no início mais depende de empresa para empresa, eu mesmo as vezes fazias meus ambientes em Docker, pois aí facilitava instalar logo tudo, e depois era só apagar o arquivo.

sobre a questão do código

um Back (minha área) bem estruturado as pastas com Models, Routes... facilitar a visualização de funcionamento, as vezes peço para alguém que já está há mais tempo para rodar o programa para eu entende como funcionar, e depois eu mesmo testo e tiro as dúvidas.

todos passamos pelo mesmo processo de ambiente (caso a empresa já tenha um Devops, as pessoas não vão perde tempo configurando o ambiente)

1

Sênior não é quem responde em 1 segundo. Até porque a resposta errada pode ser dada mais rápido que certa.

Sênior não é quem não erra. Não é que sabe tudo e não é quem não precisa pesquisar nada. Muito menos é quem já aprendeu tudo, não é quem aprendeu trocentas ferramentas.

Sènior é quem aprende com erros. Quem errou muito. Quem entende o que importa. Quem tem muitas cicatrizes e pode fazer algo melhor.

Sênior é quem tem a atitude certa diante das situações à sua frente, e tem ferramentas para lidar bem com isso. Sênior sabe mais o que não fazer do que como fazer algo.

Em geral eles não precisam de muita ajuda, mas não para tudo, ninguém é autossuficiente. Mas claro que o trivial tem que estar na ponta da língua.

Um júnior não tem o direito de fazer tudo sem compromisso porque não é experiente. Um sênior menos ainda.

O sênior sabe dizer não melhor. E sabe evitar modinhas.

Em geral ele não terá muita dificuldade de se adaptar com algo novo, mas isso não é tão universal. Ele pode estar apenas em algo muito diferente do que está acostumado. Ele pode ter dificuldade como qualquer outro, mas conseguirá achar o caminho.

Em geral ele terá alguma destreza quando chega em um lugar novo, mas não é algo que acontecerá com todos.

Eu acho que não existe sênior cheio de lacunas em sua formação e que comete erros básicos.

Essa é minha visão. Como o termo não é bem definido, pode ser só uma pessoa que conseguiu por isso na carteira profissional dela. Pode ser qualquer outra coisa.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Minhas duas últimas contratações foram bem diferentes!

Na penúltima, a empresa já estava mais preparada para o novo integrante, já tinha tinha uma máquina com tudo instalado e os acessos saíram no mesmo dia! Como o escopo da vaga era de sustentação, logo no primeiro dia, já consegui fechar alguns chamados.

Já na última, mesmo sendo um grande banco, a equipe não estava preparada, tive que passar alguns dias sentado do lado de outros devs até chegar minha maquina e meus acessos serem liberados.

Mas mesmo sem a minha máquina, fiz questão de já ir entendendo o ecossistema de aplicações para poder já dar pitacos... fiz questão de já tentar trazer a minha experiência para a equipe, logo de cara. Inclusive, por ter sido um dos principais motivos da minha contratação.