Executando verificação de segurança...
4

🤖 Lembre-se você não é apenas um programador

Você não vai ser capaz de sentar e simplesmente dominar uma linguagem de programação ou um sistema operacional, permitindo que as pessoas de negócios cuidem da parte de negócios.

Se tudo o que eles precisavam era de um robô de código, seria fácil contratar alguém de outro país para fazer esse trabalho. Se você quer permanecer relevante, vai ter que ir fundo no domínio do negócio dentro do qual você está.

Na verdade, uma pessoa de software deve compreender um domínio não apenas bem o suficiente para desenvolver software para ele, mas também para se tornar uma de suas referências.

Você pode ser “apenas um programador”, mas ser capaz de falar com seus clientes do negócio na língua de seu domínio de negócio é uma habilidade única. Imagine o quanto a vida seria mais fácil se todo mundo com que você tivesse que trabalhar realmente entendesse como funciona desenvolvimento de software. Não seria necessário explicar a eles por que é uma má ideia devolver 30000 registros em uma única página em uma aplicação web ou por que eles não compartilham o endereço para seu servidor de desenvolvimento. Esta é a forma como os seus clientes de negócios se sentem em relação a você: Imagine o quão mais fácil seria trabalhar com esses programadores, se eles entendessem o que eu estava pedindo, sem que eu tivesse que explicar tudo de forma tão burra e tão detalhista.

Pense no dominios que você investe o seu tempo, a linguagem de programação te fará mais um programador qualquer mas o seu dominio na área que atua fará toda diferença.

👋 Espero que tenham gostado dessa publicação se possível compartilhem e deixem a vossa opinião sobre o assunto!

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

[1] - O programador apaixonado, Chad Fowler

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Eu queria entrar na programação por achar que trabalharia sozinho e não dependeria muito das pessoas. Mas cada dia eu vejo que está se tornando impossível ser um profissional solitário, independente da área.
A tecnologia está assumindo todas as nossas tarefas simples, repetitivas e físicas que não dependem de tomadas de decisão, e consequentemente ela está nos obrigado a sermos mais intelectuais e humanos.

Nessa corrida da vida se sobressaem não os mais fortes, não os mais rápidos, mas sim aqueles que conseguem se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor, que têm um bom networking, que compartilham do conhecimento e sabem se vender. Realmente é necessário ser um bom negociante, por saber codar as IAs já sabem.

1

Realmente se o programador conhece a regra de negocio da empresa que trabalha, isso facilita muito no desenvolvimento. Além de poder opinar na hora de desenvolver uma funcionalidade de uma forma mais rápida e eficaz.