Executando verificação de segurança...
1

O que vou enfrentar em uma entrevista de emprego de programador?

Análise de currículo

Nesta etapa normalmente as empresas buscam informações sobre o candidato, analisa seu LinkedIn e Github, verifica suas experiências e projetos que já participou.

É muito importante que todas essas fontes de informações estejam bem feitas e de fácil compreensão, para que os recrutadores tenham clareza de suas experiências e qual caminho deseja trilhar.

Entrevista

Caso você tenha os requisitos da vaga e esteja de acordo com o que os recrutadores procuram, será chamado para realizar uma entrevista para que a empresa te conheça melhor.

Neste etapa, é onde você deve ser o mais autêntico possível...

Dica muito importante!

Seja você mesmo, e não minta sobre suas experiências e habilidades! Caso contrário isso em algum momento será sua desclassificação da vaga. Porém, você deve deixar muito claro que suas intenções vão além do que você tem a oferecer.

Desafio técnico

Nesta etapa podem existir dois tipos de desafios:

  • Desafio offline: Nesta etapa você precisará colocar seus conhecimentos em prática, será enviado um problema e de acordo com a vaga você terá que desenvolver um projeto para resolvê-lo. Normalmente você terá de 3 a 7 dias, podendo variar bastante e ser negociável.

  • Desafio ao vivo: No desafio ao vivo normalmente você irá resolver algum problema, juntamente com um desenvolvedor da empresa, costumam ser problemas pequenos, tendo como objetivo colocar a prova seu conhecimento e ver como você reage com uma certa pressão de ter alguém te observando, enquanto desenvolve.

Para finalizar, nunca faça isso...

Finalizando esse artigo, deixo aqui uma experiência que tive, durante um processo na empresa que trabalho. Participei desse processo, pois o programador seria integrante do meu time, era uma vaga Senior/Pleno.

O indivíduo foi excelente em todos os processos, fez excelentes testes técnicos e boas entrevistas.

Porém na última entrevista, que seria também a de proposta feita diretamente pelo CTO da empresa (caso a entrevista seja boa), o dev simplesmente começou a falar mal dos líderes e da empresa que ele trabalhava. Nas perguntas feitas, ele contradisse todas as outras perguntas feitas nas entrevistas anteriores e se enrolou todo!

Então galerinha... seja autêntico, experiências e conhecimento técnico muitas vezes é só uma parte do processo.

Em suma

Esses processos apresentados são comuns, porém não necessariamente acontecerão nessa ordem, alguns nem vão estar presentes, outros podem ser diferentes, isso varia bastante de empresa para empresa. O importante é que você esteja preparado pelo menos para os mais comuns, isso será o suficiente.

Abraços galera espero que gostem do conteúdo!

Carregando publicação patrocinada...