Executando verificação de segurança...
1

Faz ideia do porquê os Dev's são tão caros para as empresas?

Muitas vagas e altos salários...

Está muito claro que os desenvolvedores de softwares estão em falta no mercado e para atrair novos programadores, muitas empresas pagam salários maiores do que a média.

Mas eu não diria que esse é o maior motivo do valor de um Programador...

Responsabilidades

Fazendo um comparativo com a profissão de medicina:

Sabemos que a maioria dos médicos, recebem altos salários por um simples motivo, eles têm a responsabilidade de uma vida nas mãos, então por mais que existam muitos médicos, eles receberão salários acima da média.

Porém hoje, ainda sim vejo uma pequena desvalorização nessa área...
E um dos motivos é a grande concorrência, baixa qualidade em atendimento/conhecimento e como a tecnologia está transformando essa área. Para conhecimento, os médicos já possuem uma dependência em utilizar tecnologia para buscar sobre um assunto.

Sabemos que cada vez mais a IA e equipamentos de alto nível estão vindo com força para garantir melhores resultados em exames e procedimentos médicos.

E quanto mais tecnologias surgirem, acredito que pode ser um fator de desvalorização da área, pois simplesmente realizar uma consulta de 10 minutos não será mais suficiente para os profissionais.

A vida de um empresa de tecnologia

Com os desenvolvedores de softwares acontece algo semelhante, porém a sua responsabilidade envolve também a vida da empresa. Cada vez mais as empresas criam dependências das tecnologias, dos dados armazenados e gerenciados por ela. E em muitos casos, as informações contidas na empresa são extremamente sensíveis, que pode impactar milhares de pessoas!

Trabalhar com tecnologia exige ética!

Os Dev's são responsáveis por gerenciar e manipular essas informações, então um programador tem que ter em mente a importância de sua função, inclusive ter a noção do impacto que suas ações podem causar.

Isso também gera um grande valor em um profissional de tecnologia, pois quando você está entrando em uma empresa, o tempo te trará a responsabilidade do conhecimento dos processos e ciclo de vida de serviços criados.

Sendo assim, a valorização vem muitas vezes sem a necessidade de um conhecimento avançado ou até mesmo sem a necessidade de graduações e especializações.

Mas isso pode mudar

Sabemos que hoje existe um movimento muito forte na separação das responsabilidades de um desenvolvedor (frontend, backend, etc...), e sim esse é um grande fator para diminuir um pouco o salário de um desenvolvedor. Cada vez mais as empresas estão buscando por programadores especialistas em uma área e na minha visão, quando suas responsabilidades diminuem, seu valor dentro de uma empresa acompanha parcialmente.

Claro que assim como qualquer profissão, ter qualidade, experiência e forte conhecimento técnico é um grande aliado da sua valorização. E por muito tempo programadores serão valorizados, pois ainda existe um longo caminho para essa área e grandes novidades surgem a todo momento.

Em suma, desenvolvedores de software estão vivendo um excelente momento e sem dúvidas viveremos um bom tempo assim. Quem pensa em entrar na área, fica aqui meu grande incentivo para aproveitar esse momento!

Espero que tenham gostado dos pontos mencionados!

Abraços pessoal! Mais uma contribuição com a comunidade :)

Carregando publicação patrocinada...
2

Creio que o momento econômico esteja alterando um bocado a visão das empresas de tecnologia e que o lance de investir em especialistas de uma mudada. Enxugar equipes e investir em desenvolvedores fullstack pode voltar a ser uma tendência.
.

1

Concordo.
Vejo uma tendência no desenvolvimento web que se opõe ao jeito "moderno" de criar apps: Frontend com frameworks javascript robustos, microserviços ao invés de um bom monolito modular, multirepos. Arrh!
Alguns estão preferindo ser flexíveis e enxutos, uma web mais "lean" e times mais rápidos.

1

Os médicos hoje em dia ganham muito acima da média não pela responsabilidade, mas sim pela grande regulamentação da profissão e o grande número de entraves para formação de novos médicos. No Brasil o conselho de medicina é uma máfia extremamente poderosa, que tenta dificultar a todo custo a criação e autorização de novos cursos pelo MEC e também a inserção de médicos estrangeiros no Brasil. No fim prejudica toda a sociedade brasileira em defesa dos médicos já formados, fazendo com que seus salários fiquem nas alturas.

Um dos casos mais emblemáticos foram as clinicas populares que começaram a fazer um grande sucesso e fazia a diferença na vida de muitas pessoas. Mas acabaram sendo duramente regulamentadas e foram proibidas de coisas simples como conceder descontos, anunciar preços, capitar clientes e tantas outras coisas.

Já a área de tecnologia os salários estão aumentando cada vez mais pelo valor que um bom desenvolvedor entrega para a empresa, em alguns casos pequenas features feitas por poucos devs faz a empresa economizar milhões. Na empresa que trabalho, alguns clientes iniciaram pequenos projetos para sanar alguma pequena dor, mas quando viram o valor que era possível ser entregue começaram a fazer investimentos absurdos. Algo como uma equipe iniciar com 5 pessoas e hoje ter mais 300 trabalhando para esse cliente.

Na parte de especialização isso é verdade principalmente nas senioridades menores, quando você começa a chegar em cargos de Sênior e Especialista, os requisitos estão cada vez mais amplos. Sou dev front-end web e hoje em dia muitas empresas estão exigindo que eu saiba sobre AWS, desenvolvimento mobile, back-end e por ai vai. Claro, nessas outras áreas não exigem que eu saiba o mesmo que sei do front, mas pelo menos conhecimento mediano para se comunicar com o time e ajudar nessas demandas caso falte algum especialista nessa área ou simplesmente alguma tarefa agarre. O que de fato já aconteceu comigo.

1

Além dos pontos citados, a geração de valor é para a empresa é ímpar! Podendo ter empresas que tem "apenas devs" e funciona! Só para ter noção da coisa.

1

Parece está bom e pode melhorar ainda mais... Devo confessar que fico muito entusiasmado com o numero de oportunidades bem remuneradas que encontro na internet, comecei a estudar faz pouco tempo, mas a minha verdadeira motivação está num projeto pessoal que acredito que afetará positivamente as pessoas, saber que realizar um sonho é economicamente viável me dá ainda mais confiança em continuar perseverando.