Para onde estamos indo?
O mercado de TI mudou muito nos últimos anos. Como sabemos, a pandemia gerou um novo paradigma: a possibilidade do trabalho remoto. Mas agora estamos vendo empresas chamando de volta para o presencial ou adotando um híbrido que por muitas vezes, é pouco flexível. Além disso, o que vinha super em alta, supostamente desacelerou, refletindo em demissões em massa e no aumento da concorrência, já que a área ficou super visada. Inclusive, durante a minha pós-graduação, tive inúmeros colegas veterinários, engenheiros, contadores, jornalistas, que estavam em transição de carreira para a área de tecnologia... Hoje vejo que ficou mais difícil negociar salários altos, especialmente para quem não está em um cargo técnico. Pra completar, temos as IAs que estão mudando o mercado de trabalho de modo geral. Ah, e outro ponto que não posso esquecer é como as pessoas estão ficando "dodóis da cabeça", com a pressão excessiva por produtividade, reuniões sem fim, etc.
Meu ponto de vista:
- Fico em dúvida se o mercado realmente desacelerou ou se as demissões em massa foram mais uma estratégia para baixar a bola dos profissionais de TI, porque não faz sentido a mesma empresa que acabou de fazer um layoff estar contratando. Qual a lógica?
- O home office claramente não é para todo mundo. Precisa ter responsabilidade, senso de urgência e comprometimento. Comigo funciona muito bem, consigo focar e entregar muito mais. Há 5 meses estou no modelo híbrido e percebo que estou rendendo menos: nos dias presenciais, a conversa dos colegas e as interrupções constantes me geram desatenção. Nos dias remotos, bate a exaustão gerada pela rotina presencial.
- Sobre as IAs, sinceramente, não acho que exista uma resposta pronta. Lembro-me que até ano passado não tinha um colega dev que acreditasse que seria substituído. Hoje, várias profissões sentem o peso das IAs: "precisa acompanhar para não ficar para trás", "usar a seu favor", "vai encerrar carreiras", etc. Eu não tenho uma opinião formada ainda, pois não faço ideia até onde isso pode ir.
Agora saindo da minha bolha, quero ver diferentes perspectivas!
- Já sentiram essa mudança no dia a dia de vocês?
- Como enxergam o futuro da nossa área? O cenário de TI está mais instável ou só mais competitivo?
- Vale a pena continuar investindo nessa carreira? Se sim, quais estratégias adotar?
- O que diferencia os profissionais que ainda conseguem bons salários no mercado atual?
- Ou qualquer outro ponto que queiram trazer :)