Executando verificação de segurança...
2

APRENDA JAVA COMIGO(Preciso de café!) - DIA 1

Olá, seres humanos! 🐱‍💻

Estive estudando busquei um pouco pela JDK(Java Developer Kit) fiz a instalação e minha máquina, fiz a instalação das extensões no VSCode. Vamos ao Assunto principal!

Precisamos ressaltar que JAVA trabalha sob o Paradigma de Programação Orientada, logo temos que compreender os conceitos de:

  1. Classe --> uma classe é um conjunto de características e comportamentos que definem o conjunto de objetos pertencentes à essa classe. Como por exemplo: A classe Pokemon tem os seguintes atributos - Tipo(s), HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade
  2. Objeto --> Objetos são instâncias de classes, que determinam qual informação um objeto contém e como ele pode manipulá-la. É uma entidade capaz de reter um estado (informação) e que oferece uma série de informações (comportamento) ou para examinar ou para afetar este estado. RESUMINNDOOOO: São os Pokémons: Bulbasaur🍃, Squirtle💧 e o melhor de todos o Charmander🔥
  3. Atributos --> propriedades que descrevem um intervalo de valores que as instâncias da classe podem apresentar. Abstraem os tipos de dados ou estados que os objetos de uma classe Podem abranger. Resumindo: São as características do Pokémons, seu Hp, seu Ataque, Defesa...
  4. Métodos são ações que a classe pode realizar. Por Exemplo: Temos o Pokémon Charmander, ele pode executar as seguintes ações - Atacar(), Fugir(), Esquivar(), UsarITem().

Depois de compreendermos os conceitos básicos podemos dar início aos estudos do Java, pos dentro dele afiaremos melhor nossa compreensão dos conceitos na prática!

Começamos então pela primeira linha de código mais importante da programação:

> Hello World!

Em Java o "Hello World!" é assim:

public Class Hello
{
    public static void Main(String[] args){
        System.out.print('Hello World!');
    }
}

Enfim... Nós temos que criar uma função com o nome do arquivo que estamos fazendo o nosso programa, em seguida criamos a Main Function ela é a função "principal" da classe sem retorno(void, causa retorno nulo - vazio.) posteriormente chamamos o System.out.print(...) chamamos da Classe system, do atributo a função print.

Só um pouquinho verbosa, só um pouquinho🤏

Notasse que diferente de Python, Javascript, Golang e outras linguagens High-Level Java tem muita coisa para digitar um simples comando(não achei tanto quanto dizem, mas...) isso se deve ao Boilerplate da linguagem descrito pelo ThiagoSousa no mesmo artigo encontrei o motivo de ter escolhido JAVA, pelo seu Boilerplate lhe tira de sua zona de conforto e pela sua tipagem forte é mais segura e acho mais adequada para Estudar Estrutura de dados e Algoritmos(a Base que o ThiagoSousa cita)

Enfim Dia 1 concluído! perdão o atraso tive um dia corrido ontem, mas estudei dois dias, ainda hoje escreverei o segundo dia e o de hoje

ACOMPANHEM MEU PROGRESSO, LET'S CODE
Vamos estudar!

Carregando publicação patrocinada...
2

Top!
Eu também estou nesta jornada e até que estava indo bem, só que por ter iniciado com node.js e só focava em persistir dados e enviar respostas e parecia tudo bem, acabei ignorando alguns conceitos importantes da programação. Alguns como OOP, design e arquiteturas, tipagem dentre de outros(que existem muito em Java), especialmente quando começa a usar Frameworks do Spring, parece que você volta para o começo. Até tento acompanhar quem profuz conteúdo no YouTube sobre, porém, não são para iniciantes kkkk.

2

Aprenda bastante sobre a IDE que está usando e sugiro instalar Lombok para quebrar essa barreira de ser uma linguagem "tagarela".
E aprendendo Java, você pode migrar facilmente para Kotlin (sugiro esta) e/ou Groovy, geram bytecode para a JVM, portanto é Java, porém com uma sintaxe mais enxuta e direta como o PHP.

Por exemplo, usando Eclipse
sout[tab]
A instrução seguinte magicamente irá aparecer:
System.out.print("");
Com o cursor prontinho para você digitar seu texto ali entre as aspas.

Digitar
main[tab]
Irá gerar o código abaixo

public static void Main(String[] args){
}

Os getter e setter não é preciso fazer na mão use Lombok ou use a IDE tem a opção Generate Getter e Setter.

Outra coisa, nas últimas versões do Java, isso já é possível

void main() {
}

Então além da IDE sugiro conhecer as novas funcionalidades da linguagem também, maior parte do pessoal está com a cabeça no Java 8, e ele já está na versão 21.

1

Muito boa iniciativa meu caro, vou dar umas dicas (que imagino que vc tem no seu roadmap, mas vai que não tem hahaha). Acho válido olhar pra interfaces e polimorfismo, são importantes em como Java e linguagem de tipagem estatística pós Java funcionam. também é interessante entender o porque Java tem todo esse boilerplate, pq no fim, os devs tinham um objetivo quando criaram, ajuda a entender algumas questões importantes da linguagem
Como falei, não é pra dar urgência a esses pontos, mas por no roadmap se não estiverem

1

Olá, Blobinho.
Então a intenção é passar os assuntos aos poucos, por isso usei conceitos iniciais, pois tópicos como abstração, heranças e polimorfismos prefiro dar uma introdução teórica e depois uma aplicação do conceito, acho que assim as pessoas compreenderão melhor o conceito. Estou seguindo sim um Roadmap, só ver lá no Dia 0

Agradeço o apoio!