Executando verificação de segurança...
1

Ajuda!!! Como devo mudar do CLT para o FreeLancer?

Olá a todos, estou trazendo esse assunto como um questionamento no "Fórum" e um pedido de ajuda profissional já que pesquisei algumas coisas relacionadas na internet e não consegui achar respostas.

Contudo, estou com o seguinte questionamento em minhas mãos, trabalho a um ano como Programador Treinee em uma empresa pequena, nesse período de um ano devo ter sido desviado de função e trabalhado uns 8 meses com equipamentos de infra e suporte ao cliente final.

Antes de entrar nesta empresa fiz algumas entrevistas e vi que o "mercado" na minha região estava querendo mais pessoas formadas em Análise e desenvolvimento de sistemas ou que já tivesse um tempo maior que 1 ano de experiência em projetos de desenvolvimento.

Recentemente estou trabalhando nessa mesma empresa porém focado nos meus estudos para ser programador Front-End. Quais alternativas eu posso recorrer além do freeLancer no meu caso?

Ou no proposta de FreeLancer, o que posso fazer para alcançar esse objetivo? Alguém trabalha com freelas e poderia dar uma ajuda?

Carregando publicação patrocinada...
2

Boa tarde!

Esta transição é tranquilo, e vale lembrar que podes ser CLT e trabalhar como Freelancer também, tudo isso depende da sua organização e empenho.

Basicamente para se tornar um Freelancer você irá precisar abrir um CNPJ. Caso você ganhe até R6k por mês (ou R72k ano) abra um MEI, caso execeda este valor abra um ME.

Você pode se interar sobre o MEI direto no site do governo, não custa nada para abrir, mas você terá uma taxa a ser paga mensalmente de R$60,00 (acessa o SIMEI para gerar o boleto da mensalidade).

Lembre-se, para trabalhar como freelancer sempre busque montar contratos e não deixe de gerar as notas fiscais de seus serviços. Contratar um serviço de contabilidade talvez valha a pena, alguns contadores tem preços mais acessível para quem é MEI.

Qualquer dúvida conecte-se comigo no LinkedIn.
Hoje trabalho de CLT, mas eu pego alguns serviços como Freelancer através do MEI para compor minha renda.

1
2

Freelance você faz justamente enquanto é CLT

Eu vi que você colocou no título mudar do CLT para o freelance, acho que você se confundiu em ser CLT ou PJ.

Quando o pessoal da área fala em ser PJ, é você se tornar uma empresa oferecendo sua mão de obra para desenvolver projetos nos clientes, mas isso não é ser freelance. Freelance é o que o pessoal chama em alguns lugares de fazer um bico

Ser PJ (quando não se trata de um CLT disfarçado) é ser uma empresa, com contratos, responsabilidade, postura de empresa. Para quem tem apenas um ano de experiência, não tem maturidade de mercado suficiente para ser um PJ (a não ser que seja um CLT disfarçado 😅).

Pela minha experiência

Não recomendo freelance para quem está començando na área, normalmente demandas freelance são complexas, com prazo e custo com limites pré-definidos e na maioria dos casos fora do seu controle. Quando não se tem experiência é muito fácil deixar de dimensionar o tempo de uma demanda de forma próxima a realidade, a gente que tem anos de experiência já tem dificuldades nesse ponto, imagina quem começou a um ano.

Além disso, lidar com um contratante não é a mesma coisa de lidar com usuários dentro de uma empresa. A pressão é maior, a tolerância a falhas é menor.

Também precisa considerar a questão burocrática: orçamentos, reuniões, apresentação, emissão de nota fiscal, contador etc.

Para quem eu acho que freelance funciona

Para quem já tem mais de 2-3 anos de experiência em uma área, por exemplo: backend PHP. E vai quer fazer uma grana extra usando exatamente o que tem experiência de fazer no dia-a-dia.

Não faça freelance em uma tecnologia (método, ferramenta, linguagem...) que está aprendendo, é uma armadilha que você cria pra si mesmo, quem faz freelance de vez em quando não pode misturar isso com estudos.

Reforçando: Não faça freelance em algo que não domina em um nível profissional, pode ser um tiro no pé

1