Executando verificação de segurança...
4

Estou sem rumo na Programação

Atualmente eu não sei oque quero fazer pro meu futuro, sou bem novo tenho 13 anos, mas já penso muito no meu futuro. já aprendi o basico de JavaScript,Python,Css e Html. Atualmente eu fico fazendo uns sites do App Ideas e uns bots no discord, mas não sei oq devo seguir no futuro. chego a pensar em tentar outra coisa, mas eu lembro do quanto eu gosto de programar. oque eu devo fazer?

Carregando publicação patrocinada...
2

Salve Slimedev12! Parabéns pela honestidade e humildade em buscar ajuda

Muito legal você querer planejar seu futuro, isso mostra que você quer crescer, se desenvolver e dar o melhor de si. Te desejo muito sucesso e que você conquiste seus objetivos com felicidade e alegria

Sobre o que você deve fazer, a gente tá aqui comentando várias coisas porque a comunidade de tecnologia se ajuda muito e a gente quer que você se dê bem na vida. A gente quer que você não cometa os mesmos erros que cometemos e que tenha uma carreira profissional na área de TI fora da curva!

Veja: se esse fosse um site de basquete, cheio de profissionais do basquete, a gente ia te incentivar a treinar para você se tornar um atleta brabo no basquete!

Mas e se no meio do caminho você quiser mudar de área? Não tem problema!

A dica que eu te dou é: comece pelo porquê

Por exemplo:
Por que a gente estuda programação? -> Porque a gente quer trabalhar
Por que a gente quer trabalhar? -> Pra ganhar dinheiro
Por que a gente quer ganhar dinheiro? -> Pra ter uma vida digna
Por que a gente quer ter uma vida digna? -> Pra viver feliz

Esse é só um exemplo básico pra você começar a pensar sobre o que você realmente gosta de fazer e o que você deseja aprender - porque você pode aprender qualquer coisa que quiser!

É ótimo que você gosta de programação e já entende alguns conceitos, você pode resolver um monte de problemas com isso - é incrível!

O que você deve fazer é algo que só você mesmo vai saber

Eu por exemplo, aprendi a programar com 26 anos, hoje não me sinto atrasado, nem me arrependo de não ter aprendido antes

Hoje meu 'porquê' seria assim:
Por que o Marcos estuda programação? -> Porque ele pode resolver um monte de problemas com programação
Por que o Marcos quer resolver problemas? -> Porque deixa ele feliz

Conheço pessoas que começaram a programar com 35-41 anos, e hoje são muito felizes, estão ganhando bem e melhoraram a qualidade da vida da família

Você é jovem, aproveita para conhecer outras coisas que você pode gostar, ou pra aprofundar na programação com as dicas que o pessoal está dando aqui...
Aproveita pra se divertir sem se pressionar tanto em relação ao futuro, porque daqui alguns anos essa pressão vai vir naturalmente quando você estiver se tornando um adulto

Fica tranquilo e siga em paz. Te desejo muito sucesso hein! Abração

1

Slimdev12, parabéns pela sua humildade em buscar orientação! Só o fato de pensar assim já o coloca à frente de muitos jovens da sua idade. É inspirador ver que você já está planejando seu futuro. Desejo que sua jornada seja próspera e que você alcance todos os seus objetivos.

Sobre o que fazer, recomendo com sinceridade o curso CS50 de Harvard. Após concluir você terá um certificado reconhecido em grande parte do mundo e um bom conhecimento sobre fundamentos da programação (é gratuito). Caso não domine o inglês, você pode traduzir a página para o português e ativar as legendas nas aulas online. Outra opção caso sua família tenha condições financeiras de te ajudar no momento, te recomendo fortemente o Curso.dev do FilipeDeschamps. Você ainda tem muito tempo pela frente para se aprofundar e entender o caminho que deseja trilhar. Sucesso na sua trajetória!
Aqui esta um vídeo sobre este curso Vídeo do curso CS50.

1

Acho que o segredo é expandir horizontes. Na programação e outras coisas fora dela. Em programação você ainda está no começo do começo aparentemente. Se você for ver vagas de trabalho para programadores (não é pra se candidatar agora) você pode ver as muitas e muitas exigências de ferramentas pra vagas. Você ainda tem tempo então sugiro procurar projetos pra resolver problemas como amigo mencionou e pra ganhar uns trocados. Outra coisa seria comece a montar o portfólio(muito valioso) de projetos fullstack baseado nas vagas que aparecem. Você vai deve passar um belo tempo até completar o álbum de figurinhas. Se possível pesquise sobre ciência da computação onde se aprende as coisas que construíram tudo mais que há hoje em dia na área. É um desafio bem maior! E ainda vai estar nadando num mar grande. Se você decidir chegar longe nisso você provavelmente vai estar compelido a entrar na faculdade de sistemas ou computação e talvez não tenha certeza se é o que quer. Você provavelmente não vai querer mudar porquê já teria uma bagagem grande. Se você ainda estiver no meio da faculdade com 20 e poucos então ainda é bem possível mudar de curso só precisa ter coragem. Para facilitar procure saber outra área de conhecimento fora de programação para ir experimentando.

1

O campo de T.I. é bem vasto, tem várias profissões e áreas em que você pode se especializar. Também pode usar seu conhecimento de programação em outras áreas, como bioinformática ou astronomia. Vai do que você quer da vida.

No seu lugar, eu aprenderia inglês e buscaria algum segmento com boas oportunidades no exterior. Assim que completasse 18 anos, iria pra fora...

1

o que eu posso te dizer é, aproveita esse momento que você não tem muitas responsabilidades e estuda com calma, tenta criar projetos que podem ser úteis para pessoas, resolver problemas, e também aproveitar para estudar outras tecnologias, testar, experimentar, implementar ideias, porquê isso pode aumentar tua área de conhecimento em outros ramos da programação

1

Olá! Tenho algum tempo de experiência na área e talvez possa te ajudar.

sou bem novo tenho 13 anos, mas já penso muito no meu futuro

Parabéns. Já está melhor do que a maioria dos brasileiros, que mesmo depois de adultos continuam sem pensar no futuro. Eu comecei a estudar programação com 16 e meu único arrependimento foi não ter começado mais cedo.

Estou partindo do princípio que você, pela sua idade, não possui nenhuma obrigação financeira de ajudar em casa com as contas. Se for esse o caso, eu diria pra relaxar um pouco e focar nos estudos. Infelizmente temos a cultura de menosprezar o estudo formal (escola, faculdade), mas são excelente ferramentas de aprendizado.

já aprendi o basico de JavaScript,Python,Css e Html. Atualmente eu fico fazendo uns sites do App Ideas e uns bots no discord

Mais uma vez, meus parabéns. O caminho é esse: aprender e treinar. Aqui tenho apenas duas sugestões. (1) Aprenda e faça exercícios com alguma linguagem de programação de baixo nível, como C. Isso vai te ajudar muito no longo prazo, acredite. Vai te ensinar as bases da programação que vão ser úteis pro resto da vida. (2) Já que você chegou num nível em que consegue criar alguns apps inteiros, tente criar alguma coisa que resolva um problema real que você ou algum conhecido tem. Não precisa ter cunho comercial. Sugiro isso apenas para que você aprenda mais sobre como transformar um problema real em código. É uma habilidade muito necessária.

Lembre-se também de sempre mostrar o que você faz para seus professores da escola, amigos, etc... Já vai fazendo um networking desde agora (apesar de que você não deve se preocupar com isso).

não sei oq devo seguir no futuro. chego a pensar em tentar outra coisa, mas eu lembro do quanto eu gosto de programar.

Se você gosta de programar e é bom nisso, qual o sentido de fazer outra coisa? Vai fundo na programação! É claro que essa é uma conversa que você precisa ter com seus pais e não simplesmente aceitar as sugestões de um estranho da internet como eu. Vai por mim, nossos velhos sabem do que estão falando na maioria das vezes. Mas, honestamente, não vejo motivos para você não seguir na área...

Quando ficar mais velho, se tiver condições, faça uma faculdade. Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação... Faz bastante diferença. Infelizmente vendedores de curso na internet adoram dizer que faculdade não é necessária, basta fazer um cursinho. Cursos livres são excelentes mas nunca vão chegar perto do conteúdo e networking de uma boa faculdade.

No mais, relaxe um pouco. Você ainda tem bastante tempo pra decidir. Aproveite seu tempo livre pra estudar e se divertir também. Seus 13 anos não vão voltar mais :)

Um abraço!