15

Tem algo MUITO ERRADO acontecendo no TabNews

Imagine um post que foi originalmente publicado em um grupo no Facebook que foi bastante elogiado e contou com mais de 300 likes. Também houve muitos comentários de gente elogiando, gente levantando discussão sobre o tema e afins.

Agora imagine que eu pegue o mesmo texto, publique aqui no TabNews e ele fica pontuado com -1 (2 downvotes).

Parece até piada, mas é algo mais engraçado que isso: é o TabNews.


Olá, meu nome é Luiz Felipe. Faço pesquisa de segurança no kernel Linux como hobby. Em mais de 15 anos de experiência, já tive experiência com: gamedev, low level, backend, frontend, arquitetura de software, AppSec, DevOps e sei lá o que mais. Já tive experiência tanto sendo liderado como também liderando e, por algum motivo que eu não sei explicar, as pessoas gostam de trabalhar comigo.

Sou conhecido nas comunidades de cybersec brasileiras (principalmente Mente Binária) pela minha competência técnica ser alta e pela profundidade do meu conhecimento. Não sou o cara "bom" comum, eu sou o tipo de "bom" que as pessoas dão elogios que parecem até ofensas, como:

— Você não é normal, cara.
— Seu conhecimento intimida.
— Você não deve ter vida social para conseguir estudar tanto.

E se você acha mais de 15 anos de experiência pouca, tudo bem. Mas estou acostumado a corrigir erros técnicos de gente com 20, 30 ou até 40 anos de experiência. A precisão e a profundidade do meu conhecimento é inegável, eu não me contento com conhecimento superficial nem com ausência de evidências.

Eu não gosto de ficar falando de mim mesmo, mas dizendo isso só para vocês entenderem que não é um novato sob efeito Dunning-Kruger que está falando. Eu já passei dessa fase do Dunning-Kruger há mais de uma década.

O problema no TabNews

Vou direto ao ponto: Uma pessoa no TabNews consegue, sozinha, prejudicar um post. Não precisa de 2, 3 ou um grupo maior. Uma pessoa é o bastante.

Um post novo começa com 1 ponto e alguém, sozinho, consegue deixar um post novo com -2 com apenas 3 cliques do mouse. Isso retira o post da página de relevantes e enviesa os próximos leitores à pensarem que o conteúdo do post é nocivo para a comunidade.

Seja honesto: se você entra em um post com downvote, o que você pensa? Provavelmente você não vai pensar: "Ah, isso foi apenas uma opinião do Joãozinho que não gostou do conteúdo por alguma razão".

O mais provável é que você pense que tem algo de errado com o conteúdo e nem sequer pare para avaliar se tem mesmo algo errado ou não.

Em outras palavras: uma pessoa sozinha consegue criar um efeito manada para convencer os outros de que o post em questão é nocivo para a comunidade.

Isso não é sobre "pontinhos"

Isso não é sobre ter um post "viralizado", ganhar muitos pontinhos e sei lá o quê. É sobre conteúdo útil estar sendo pontuado negativamente como se fosse uma coisa ruim para a comunidade.

O post que eu mencionei no começo é este: https://www.tabnews.com.br/Silva97/quando-a-validacao-e-inutil

O mesmo texto foi bastante elogiado quando publiquei em outra comunidade. Mais de 300 likes.

O conteúdo é útil. Fala de uma vulnerabilidade real em um projeto real em produção que eu peguei fazendo trabalho de AppSec. O conteúdo dá um insight importante sobre segurança e ajuda à evitar que outras pessoas cometam o mesmo erro.

Não é um post genérico falando de XSS, SQLi ou qualquer bobagem repetitiva como esta. É uma vulnerabilidade real.

Não é ofensivo. O post não ofende ninguém, não critica ninguém. Nem é contra os termos de uso da comunidade.

Isso é sobre ajudar as pessoas

Eu já ajudo as pessoas nas comunidades online há pelo menos uns 13 anos. Sempre de graça. Já dediquei milhares de horas da minha vida respondendo perguntas e produzindo conteúdo.

Já escrevi vários artigos que demorou muitas horas para serem escritos só para responder uma pergunta que uma pessoa me fez. Exemplo: https://blog.freedev.com.br/threads-em-c-c945dc3062f1

Eu escrevi esse artigo sobre C11 threads só para responder uma pergunta que uma pessoa fez em uma comunidade. Foram umas 6~8 horas escrevendo. Quase ninguém leu, mas a pergunta foi respondida.

Então se você acha que escrevo conteúdo para ganhar "pontinhos", dinheiro ou fama, pense de novo. Eu escrevo para ajudar as pessoas.

Mas como meu conteúdo vai ajudar alguém se ele for tratado como se fosse um vírus que precisa ser eliminado?

Não é um caso isolado

Esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/como-encontrar-vulnerabilidades

Tem um insight importante de segurança que eu obtive após anos de experiência prática procurando e encontrando vulnerabilidades.

Ele recebeu ao todo -6 de downvotes.

Esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/usar-mais-threads-e-mais-lento

Recebeu -7, mas tem uma explicação importante para as pessoas entenderem quando usar threads melhora a performance e quando usar threads piora a performance (sim, também pode piorar).

Esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/threat-modeling

Recebeu -1, que fofo. Mesmo falando de um tema importante e compartilhando dicas sobre threat modeling de alguém que tem experiência de anos fazendo threat modeling em projetos reais.

Quando foi postado, ele ficou com 0 pontos por vários dias. Só depois que alguém deu upvote e a pontuação voltou para 1.

Esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/nunca-cometa-estes-erros-se-quiser-entrar-em-cybersec

Recebeu -6. E o engraçado é que o conteúdo que eu escrevi aí é o tipo de coisa que eu gostaria de ter lido muitos anos atrás quando eu ainda era completamente perdido na área de cybersec.

O conteúdo tem algum teor crítico, mas o que está sendo criticado é a arrogância e a tentativa de enganar as pessoas publicando projetos falsos e vulnerabilidades falsas. Acho difícil de acreditar que um conteúdo que repetidamente fala da importância da humildade na área de cybersec foi considerado como nocivo... Mas ei? Não tem no que "acreditar", é real. O post tá aí com seus -6 de downvotes.

Esse post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/o-problema-das-vulnerabilidades-falsas-em-cybersec

Recebeu -5. No post eu falo de um problema real (não foi tirado da minha cabeça) na área de cybersec: Que são os reports de vulnerabilidades falsas. O problema existe, ele atrapalha bastante o trabalho de analistas e, mais importante: engana as pessoas leigas em cybersec.

Meu post mais inútil

O post mais inútil que eu já escrevi nessa comunidade recebeu +43 de upvotes, esse aqui: https://www.tabnews.com.br/Silva97/o-problema-de-nao-ter-senso-critico

Era o post que eu mais esperava ter downvotes, para ser honesto. Eu já estava esperando um -12 nele... Mas olha só, para a minha surpresa é o meu post mais bem avaliado. E também o mais inútil.

Sim, estou reclamando dos upvotes que eu recebi também. Não faz sentido isso.

Conclusão

Eu sei, esse post também será negativado porque ele é do mau. "Post malvado! Malvado!" (leia como alguém brigando com seu pet)

O problema não é as pessoas darem downvotes em posts. Não é esse o problema. Mas vocês deveriam pensar melhor em que tipo de conteúdo vocês dão upvote e downvote. Porque do jeito que a comunidade se encontra agora, vocês estão incentivando a superficialidade e desincentivando o conteúdo técnico real.

É isso que vocês querem? Mais conteúdo inútil ensaístico e menos conteúdo técnico que vai aumentar o nível de conhecimento/habilidade da galera? É o que vocês querem? É o objetivo do TabNews?

Porque se for, beleza. Continuem assim. 👍

Carregando publicação patrocinada...
28

Minha impressão é você escreve sobre coisas importantes, mas quase sempre no modo “corretivo”. E comunidades reagem mal quando sentem que estão tomando puxão de orelha disfarçado de aula.

O TabNews pode estar premiando superficialidade? Pode. Mas também pode estar punindo um certo estilo de autoridade.

A ideia técnica pode estar correta, mas se a mensagem chega embrulhada em certeza absoluta, confronto e desprezo implícito pelo leitor normal, muita gente nem chega até o argumento. Ela reage à embalagem antes de avaliar o conteúdo.

Vou acrescentar uma observação pessoal. Nós discordamos com frequência nos comentários e não vou te negativar por causa disso. Mas tenho a impressão de que muita gente usa downvote como botão de duelo. Vira um “vamos ver quem está certo” em vez de “isso agrega ou não agrega para a comunidade”.

E aí talvez exista um problema de desenho da própria plataforma. Particularmente, eu gosto da ideia de que downvotes deveriam exigir uma justificativa mínima. Penso que diminuíria muito esse uso do botão.

Dito isso, também acho que vale refletir sobre o tom dos textos.

-21

EDIT:

A alegação acima justificando os downvotes que eu recebo com o "tom do meu texto" é falsa. E antes de julgar que eu sou do mal planejando a dominação do mundo, leia abaixo com atenção. Não seja injusto de julgar as pessoas sem ouvir o que elas têm a dizer.

É fácil provar que essa alegação é falsa com este post: https://www.tabnews.com.br/Silva97/memory-safety-nao-e-o-que-voce-pensa (web archive)

Repare como o post usa o mesmo tom mas não recebeu nenhum downvote sequer. Reparem também como o próprio @clacerda comentou no post em tom positivo, sem demonstrar nenhum incômodo com o tom usado no texto: https://www.tabnews.com.br/clacerda/82b55219-f6bb-4a51-9c1a-6b138cf26d1c

A alegação é claramenta falsa e para mim é fácil notar isto. Não só por causa do post acima, mas porque eu sempre uso esse tom e ninguém nunca se incomodou com isto. Eu participo ou já participei de dezenas de comunidades, usando sempre o mesmo tom, e a galera elogia os meus textos. A galera fala que eu escrevo bem e tenho uma boa didática.

O único e exclusivo lugar onde reclamaram desse meu "tom" foi justamente aqui no TabNews. E como provei acima, mesmo aqui no TabNews ninguém se incomodava com este tom até 1 mês atrás.

Isso de ficarem dando downvote em tudo que posto só começou há 1 mês. Antes disso ninguém aqui reclamava do meu tom. Em nenhuma outra comunidade reclamam do meu tom. O próprio clacerda não demonstrou incômodo com o meu tom no passado (como já provei).

Coincidência que essa perseguição só tenha começado há 1 mês, sendo que eu escrevo com o mesmo tom na internet há mais de 1 década?

Claramente, como eu já falei, tem alguma coisa muito errada nesta história.


Comentário original:

E comunidades reagem mal quando sentem que estão tomando puxão de orelha disfarçado de aula.

Exatamente para rebater esse argumento, que a primeira coisa que eu falo aqui foi que eu já postei o o mesmo texto em outra comunidade. Na outra comunidade, ele foi bem aceito e elogiado.

Se o problema fosse de fato o texto, não existiria essa diferença de reação.

Claramente o problema não é esse. E você disse "comunidades", mas o plural é indevido. Em toda comunidade que eu participo, as pessoas gostam e elogiam a forma que eu escrevo.

Eu falo do mesmo jeito que eu escrevo e, uma das coisas que falo no post, é que as pessoas gostam de trabalhar comigo. Se o problema fosse meu tom de fato, o mesmo resultado se repetiria em outros lugares e não exclusivamente no TabNews.

Agora, se você tá dizendo que existe 1, 2 ou 3 pessoas aqui na comunidade que não gosta da minha escrita e dá downvote em tudo que escrevo, daí eu concordo 9999% contigo.

Mas dizer "comunidades" é faltar com a verdade. Isso só acontece aqui no TabNews. Em todas as outras comunidades que eu participo, a galera elogia minha escrita e minha didática.

12

Eu não eu não me expressei mal ao usar “comunidades” no plural e nem faltei com a verdade.

Repare que não é uma afirmação sobre você nem sobre seu texto. É uma observação genérica sobre comportamento de comunidades online. O ponto não é "o seu texto faz isso" ou "você faz isso". O ponto é existe esse fenômeno. Quando leitores percebem uma mensagem dessa forma, tendem a reagir mal a ela.

E, sendo bem honesto, sua resposta ilustra um bem o ponto. Você imediatamente transformou a hipótese em algo “claramente falso”, como se a boa recepção em outra comunidade encerrasse a questão. Mas públicos diferentes percebem de forma diferentes o mesmo texto. Simple assim.

Talvez valha refletir um pouco antes de se defender. Porque é justamente esse tom de certeza absoluta, de “eu sei que estou certo e vöcês estão errados”, que pode gerar downvotes em quem lê.

-6

Você imediatamente transformou a hipótese em algo “claramente falso”, como se a boa recepção em outra comunidade encerrasse a questão.

De novo, isso não é verdade.

Mas públicos diferentes percebem de forma diferentes o mesmo texto. Simple assim.

Isso é um argumento à favor para dizer que o problema não é o texto.

Porque é justamente esse tom de certeza absoluta, de “eu sei que estou certo e vöcês estão errados”, que pode gerar downvotes em quem lê.

Você aprensentou o mesmo tom e ganhou +3. Obrigado por fazer este comentário, ele serve como evidência do que eu estou falando.

E olha esse comentário: https://www.tabnews.com.br/Gabriela33/d4e820c6-b26a-4345-9e4c-c7077d0745ba

Tá com 3 pontos, nenhum downvote. Agora justifica como o meu tom é pior que o dele. Quero ouvir sua justificativa.


Enfim, peço perdão se isso lhe incomoda ou desaponta, mas eu não vou dar ouvidos à uma mínuscula minoria barulhenta.

A grande maioria das pessoas gostam da forma que eu escrevo. Eu falo no mesmo tom e, repito, "todo mundo" gostou de trabalhar comigo. Somente uma única exceção, uma única pessoa teve reclamações sobre trabalhar comigo. Mas essa pessoa em questão era muito problemática e já fez 4 pessoas literalmente chorarem na daily por causa da forma que ele tratava os outros. Então claramente o problema não era eu.

Eu lamento se o que eu vou dizer incomodar 1 ou 3 pessoas, mas o que eu decidi para a minha vida é que eu não perder tempo deixando uma minúscula minoria de pessoas prejudicarem minha saúde mental, como infelizmente já deixei muito isso acontecer no passado.

Agora eu foco na visão macro, e a visão macro prova que não tem nada de errado em ser como eu sou.


Você pode até estar super mega convencido de que está certo e eu sou um vilão de novela Mexicana, e tem 1 ou 2 outras pessoas que concordam com você.

Mas você não está dizendo a "verdade" como acredita que está. Você está praticando gatekeeping e sendo agressivo com uma pessoa que é diferente de você, por ser diferente de você. Como se todo mundo fosse obrigado a pensar igual e falar igual, e os diferentes precisam ser expulsos da comunidade.

Em todos os pontos de vista, eu não consigo enxergar essa prática como algo positivo. E, em contextos específicos, isso pode até ser considerado bullying, prática amplamente repreendida.

Então é, colega. Eu penso diferente de você. Se isso te faz se sentir mal, o problema não sou eu.

5

Cara, que pena que você interpretou meu comentário como ataque pessoal ou bullying. Não era essa a intenção.

E não, eu não acho que você é um supervilão. No máximo, cabeça dura :)

Sem mais.

0
2

Poxa, Silva

Fui ler agora os seus posts aqui, inclusive, tentando entender os downvotes(porque o conteudo dos seus textos são bons), o ponto que mais me incomodou foi o tom mais agressivo, exatamente como essa resposta acima.

0
15

Fala, Luiz Felipe. Li todo o seu post, e o fato de você ter dedicado tempo para escrever um texto tão detalhado apenas para entender o que está acontecendo mostra o tamanho da sua frustração. E olha, você tem toda a razão em se sentir assim. Quero conversar com você sobre isso de profissional para profissional, para fazermos uma análise mais profunda e tentar te mostrar um outro ângulo dessa situação.

Existe uma regra não escrita na nossa área: apenas grandes profissionais conseguem reconhecer grandes profissionais com facilidade, e fazem isso percebendo sutilezas. Quando você fala da sua bagagem, dos seus 15 anos de experiência, de mexer no kernel do Linux e de corrigir erros de quem tem décadas de carreira, quem tem tempo de estrada lê isso e entende perfeitamente: é autoconfiança validada. É você colocando as cartas na mesa para dizer "pessoal, eu tenho base no que estou falando".

O problema é que, para quem não tem essa mesma maturidade, isso soa de forma completamente diferente. Eles não leem como validação, eles encaram diretamente como arrogância. É uma reação quase instintiva.

Você cravou a resposta em um comentário seu: o problema são as pessoas daqui. O TabNews, hoje, não é um fórum de especialistas seniores debatendo as minúcias de arquitetura de software ou AppSec. É um mar de iniciantes. É uma galera que está começando, cheia de ansiedade, querendo dicas rápidas, soluções prontas e acolhimento. É como tentar servir um prato de alta gastronomia complexa para quem está na fila do fast-food com pressa. O prato é excelente, mas o público não está com o paladar treinado para ele naquele momento. Eles dão downvote não porque refutaram a técnica do seu texto, mas porque a sua postura os intimida.

Para você ter uma ideia mais clara de como essa dinâmica do público funciona, eu mesmo aplico uma estratégia bem pragmática quando decido focar nas minhas semanas de postagem por aqui. A cada três dias, mais ou menos, eu emplaco um post no Top 1 da plataforma (tenho um lá agora mesmo, inclusive). Sabe como? Entregando exatamente o que essa audiência quer consumir.

Às vezes, eu lanço um post deliberadamente desonesto sobre algum assunto polêmico. A ideia é fazer barulho mesmo, provocar a indignação da galera, seguindo o velho "falem mal, mas falem de mim". Faço isso porque tenho interesse em capturar um certo perfil de audiência e, para aparecer, você precisa dar a eles o prazer de te refutar com vontade.

Outras vezes, eu mudo a chave e posto conteúdos bem voltados para o iniciante. O júnior já vive estressado, na pressão de ter que acompanhar tudo o que é novo. Eu aproveito esse exato estresse e solto "alertas catastróficos", mostrando os perigos na borda do caminho de forma bem simples. Eles adoram, porque dá a sensação de que estão ganhando vantagem. No fim do dia, eu apenas vendo para eles o que eles já estão procurando.

O seu "problema", Luiz, é que você está tentando entregar a realidade dura e técnica para quem quer conforto e entretenimento. A sua abordagem é fantástica, mas choca de frente com a expectativa do público.

Mas não se engane achando que ninguém te lê ou que o seu trabalho é inútil. Você tem audiência sim. Eu sou um cara que lê praticamente tudo o que você escreve. O seu conteúdo é tão fora da curva que, para não perder os seus posts no meio de tanto ruído e postagem rasa, eu criei um sistema próprio de busca e filtro. Fiz isso justamente para garimpar as melhores coisas da plataforma e garantir que pérolas como os seus artigos cheguem até mim. Se quiser dar uma olhada de curiosidade, está no meu GitHub: https://github.com/edilsonmaia/searchme.

Não leve esses pontinhos negativos para o lado pessoal e não deixe isso minar a sua vontade de compartilhar conhecimento. O sistema permite que qualquer um julgue um conteúdo, mas o peso desse julgamento depende de quem clica. Continue escrevendo, porque quem realmente entende do assunto está acompanhando você de perto.

1

Interessante, cheguei a essa mesma conclusão alguns meses atrás.

Atualmente, estou em uma fase de fazer, entregar resultados e ser reconhecido por isso. Quem realmente faz a diferença no mundo da programação é quem está fazendo e operando na linha de frente: criando, testando, desenvolvendo e trabalhando em empresas.

Ficar buscando diquinhas de programação, ideias de pitch que não vão durar seis meses ou discutindo qual modelo de IA é melhor não leva a lugar algum.

A realidade é que, se você não consegue entregar o que o mercado quer: reduzir custos de operação, escalar sistemas, garantir segurança, corrigir bugs, fazer monitoramento e criar funcionalidades para não perder clientes, o mercado vai te descartar.

O mercado não quer saber qual Linux você usa ou pretende usar. Ele quer saber qual solução será mais barata e capaz de resolver o problema dele.

1
1
1

Obrigado pelo comentário! Realmente, a galera com quem eu mais me dou bem é justamente a galera com conhecimento profundo ou que deseja ter conhecimento profundo. A gente fala a mesma língua. :)

Acho que as pessoas com conhecimento "raso" (ou não-profundo, para não soar ofensivo) não sabem a diferença entre certeza embasada de certeza cega. Se eu tenho confiança no meu conhecimento, é justamente porque eu tenho muito embasamento para essa confiança. E olha que eu sou uma pessoa insegura e, no geral, com baixa autoestima (mas estou melhorando disso).

Não é fácil eu ter certeza sobre alguma coisa. Quando eu tenho, a certeza vem acompanhada de muitos anos de experiência, muitos anos de estudos e muita validação externa de gente foda que realmente entende do assunto. Os três, nunca só uma coisa ou outra.

4

Comunidades diferentes, públicos diferentes, resultados diferentes. Se você espera que as pessoas reajam da mesma forma a um mesmo "input", igualzinho um programinha, você precisa parar de estudar sobre computadores e começar a estudar sobre pessoas

0

Se todos os meus posts e comentários ficarem com 1 ponto (nenhuma avaliação) é perfeito, por mim tá ótimo. É tudo o que eu quero.

O problema é que existem 1~3 pessoas neste site (é uma estimativa) que estão deliberadamente dando downvotes nos meus posts para eles não aparecem na página de relevantes. Não é por causa do tom do texto, conforme alegaram. E eu posso provar facilmente isto.

É só verificar meus posts de 1 ano atrás ou antes e ver que isso nunca aconteceu, mas leia os textos e verá que eu sempre usei o mesmo tom. Isso só começou a acontecer de 1 mês para cá, mesmo eu usando o mesmo tom desde sempre. Coincidência?

Outra evidência que derruba esse argumento fajuto do tom: Eu uso o mesmo tom em todas as comunidades que eu participo. E eu já participei ou ainda participo de dezenas de comunidades. Ninguém nunca reclamou do tom dos meus textos, nunca.

Pelo contrário, todo mundo elogia os meus textos. Todo mundo fala que eu escrevo muito bem e tenho uma boa didática. Todo mundo, exceto umas 3 pessoas aqui no TabNews.

No próprio TabNews nunca tive reclamações em relação aos tons dos meus textos. Repito: isso só começou de 1 mês para cá.

Claramente os downvotes que eu recebo é por retaliação porque tem umas 1~3 pessoas aqui na comunidade que querem me expulsar daqui. Para mim é bem óbvio isso.

Conteúdo excluído
4

Talvez as pessoas simplesmente não sejam focadas em cybersec aqui no TabNews. E... tudo bem amigo. Não é porque ninguém bateu palmas para o seu post que a plataforma tem problemas. Talvez você só esteja falando para as pessoas erradas.

Conteúdo excluído
2

Talvez um dos problemas daqui seja a comunidade ser muito pequena. Quem realmente usa o TabNews já conhece os bons nomes daqui, e se o pessoal implicar com você, ou não gostar do seu conteúdo, não vai ter tanta margem para ele se tornar relevante. Postar em outras grandes comunidades é diferente, pois nelas podem existir mais pessoas com interesses parecidos com os seus, e que vão gostar das suas publicações.

Além disso, o downvote aqui influencia diretamente na relevância da publicação (em aparecer ou não na página principal), então não sei se é legal fazer essa comparação com o Facebook, pois lá não tem botão de deslike. Fora que os números de lá (300) seriam quase impossíveis de bater aqui, já que boas publicações dificilmente passam dos 50-70 tabcoins, porque a comunidade é menor.

Bom, é só uma pequena visão minha de um dos possíveis problemas, os outros vocês podem ler nos demais comentários. 🤝

2

A treta tá boa, vou comentar também.

Tem uma historinha com muitas variações, vou tentar escrever uma versão que lembro.


Um pai da um carro velho pro filho, e fala pra ele tentar vender em alguns lugares:

  • ferro-velho (ofereceram valor pelo peso do metal e desmanche)
  • loja de revenda de carros (ofereceram 20% menos que tabela fipe)
  • clube de colecionadores (ofereceram valor absurdo de colecionador 10x tabela fipe)

O carro é o mesmo, os lugares que valorizaram diferente.

Seu conteúdo é o mesmo, e será valorizado de forma diferente em comunidades diferentes.

Entre algo de errado/certo no tabnews depende muito do ponto de vista, e como os usuários consomem e interagem o conteúdo.

Até o nome do portal tem a ver com "notícias" mas também temos artigos, pedidos de ajuda, auto-promoção, saas porcaria feito com i.a., reflexões, vaga de emprego disfarçada de artigo, "e muito mais".

Então esperar que um "portal de noticias" aberto, e com votos de relevancia up/down classifique um artigo hacker/cyber de alta qualidade. Que joga na cara da comunidade que todos os pogueiros safados que usam LLM para implementar suas gambiarras estão com vulnerabilidades e fazendo errado. Pelo que percebemos... Infelizmente vai ter downvote.

Tem um cara aqui no tabnews que já vi esse padrão, quando ele posta "verdades" ou "brisas muito fortes" tem downvote fortíssimo, e tem posts que tem upvote.

Mas tem outro que posta lixo pra cacete, conteúdo mal feito, conceitos de código e jornada que dá vergonha alheia, e os posts dele ficam simplesmente "sem up nem down".

Então querido autor, continua postando, talvez outros leitores com perfil parecido com o meu (que lista por ordem de postagem, não de relevância, e lê baseado no título click-bait, e quando tá com -999 downvote e 300 comentarios quer dizer que tá bem interessante a treta).

2

eu concordo completamente com você, eu vim para o Tabnews pq o felipe nos prometeu conteudo de qualidade, mas infelizmente a plataforma tá lotada de conteúdo gerado por IA, no começo eu estava até criando um app android nativo para o tabnews (realmente nativo, não uma webview, inclusive eu tava lendo o post por ele) e eu tava indo bem mas depois que começou essa enxurrada de posts de IA eu desanimei legal.

inclusive no meu aplicativo eu havia trocado a posição das seção para que os Recentes aparecessem primeiro e não os Relevantes pq isso ajudaria os conteúdos recentes, eu iria implementar sistema de notificações para novos posts, quando alguém comentasse em im post seu ou quando alguém tem mencionasse etc.

mas infelizmente todo esse conteúdo de IA fez eu praticamente abondonar o projeto.

sobre a questão dos upvote e downvotes, também aconteceu comigo de eu pegar esse meu artigo que até teve uns upvote legais, mas quando eu postei no LinkedIn, caralho, o post teve um recebimento muito melhor com 7,122 views e 104 reações e varios comentários.

0
1
2

ah eu nem sei o que te falar mano, mas aquele teu post sobre senso critico, eu li, dei upvote, concordei contigo, a galera meio q no geral perderam um pouco do senso critico e passaram a acreditar cegamente sem ao menos fazer uma pesquisa simples no google, eu sinceramente diminui drasticamente a minha frequencia por aqui, muita gente contaminou o blog com IA, tentando passar um ar de autoridade que a gente sabe q nao tem, eu acrediot que no fim eu eh que esteja perdendo porque no meio sei que tem gente boa tentando e postando assuntos realmente da hora por aqui, mas por fim, pelo cansaço de ter que filtrar a parada eu passei a pesquisar e me inteirar dos assuntos por conta mesmo...ai por fim acabei criando um espaço meu que falo do jeito que quero e quando sinto vontade,

2

Enfim, gente.

O post mais inútil que eu já escrevi nessa comunidade recebeu +43 de upvotes, esse aqui: https://www.tabnews.com.br/Silva97/o-problema-de-nao-ter-senso-critico
Era o post que eu mais esperava ter downvotes, para ser honesto. Eu já estava esperando um -12 nele... Mas olha só, para a minha surpresa é o meu post mais bem avaliado. E também o mais inútil.
Sim, estou reclamando dos upvotes que eu recebi também. Não faz sentido isso.

Infelizmente as pessoas aplaudem inutilidades (e não, não estou necessariamente falando mal do seu post) e julgam coisas boas, principalmente as coisas boas que não entendem.

Isso acontece em vários lugares. Além de programação, treino defesa pessoal e tenho contato com pessoas das artes marciais. Lá é a mesma coisa.

Se você observar, nas redes sociais, o mesmo comportamento se repete. Vídeo de dancinha viraliza mais do que um conteúdo de utilidade.

Imagine um post que foi originalmente publicado em um grupo no Facebook que foi bastante elogiado e contou com mais de 300 likes. Também houve muitos comentários de gente elogiando, gente levantando discussão sobre o tema e afins.
Agora imagine que eu pegue o mesmo texto, publique aqui no TabNews e ele fica pontuado com -1 (2 downvotes).

Lembrei da parábola do relógio antigo, onde um pai pede para um filho tentar vender um relógio antigo em vários lugares e recebe valores diferentes em cada lugar.

No final, eu concordo que esse downvote pode prejudicar quando usado por pessoas que não sabem usar. Mas pessoas são assim.

Acredito que a ideia do TabNews seja ser uma comunidade orgânica, onde a própria comunidade se auto regule. Concordo que certas pessoas não sabem se auto regular.

Acho dois downvotes muito pouco para retirar um post da relevância, poderia ser mais, talvez 10 ou um tempo maior, considerando também o número de visualizações.

Recordo-me de ajudar em um outro fórum e também fora da vida digital. Nem sempre a nossa ajuda é reconhecida.

1

Passei pela mesma situação quando eu fui publicar um pedido de ajuda para o meu aplicativo de tradução offline com inteligência artificial.

Do nado começou entrar em relevância. E eu estava pedindo ajuda para as pessoas me ajduar a testar.

E uma pessoa me perguntou se era open source, e eu disse que não, e eu estava publicando para pedir ajuda para testar e lançar o aplicativo na Play Store, que eu tava pensando em pessoas que viajam e passam por dificuldades e aa vezes um tradutor offline com IA poderia ajudar.

E de repente só por que eu não abri o código open source, me negativaram.
Sem motivo, eu não estava vendendo nada como já vi em vários posts aqui o pessoal vendendo e fazendo propaganda. O próprio criador do Tab News, diz no post de regras que não é contra propaganda, sendo que eu estava pedindo ajuda para testar, não estava vendendp nada, nem fazendo pitch.

É um sistema bom esse auto moderação, mas do jeito que está sendo executado, é claramente prejudicial para qualquer um aqui.

Deveria mudar algumas regras desse tipo de pontuação. Alguma que não fosse fácil que somente uma pessoa pudesse prejudicar alguém. Sei lá por exemplo uma balança com advertência por exemplo, se a pessoa posta muita coisa que fica negativada, tipo uns 5 ou 6 posts, ou a frequência de coisas ruins, aí sim ser proibido de postar novamente. Porque esse sistema atual é muito falho e pode ser prejudicial apenas por uma pessoa.

A propósito, consegui fazer os testes do meu aplicativo. O nome é OmniTranslator, quem quiser baixar e testar a vontade.

Espero que melhorem muito esse sistema. Porque o que deveria ser uma comunidade próspera, parece que virou uma coisa que só tá servindo pra prejudicar pessoas novas que entram nessa comunidade.

1

Olá Luiz Felipe, tudo bem? Adorei seus posts e sua dedicação para escrever as respostas com, eu diria até, um carinho. Eu não acho necessariamente que você está errado não, inclusive entendi muito bem. O problema é o seguinte Luiz, quando estamos escrevendo, noticiando ou conversando, apresentamos diferentes jeitos e modos de apresentar nossas ideias e validar nossa autoridade. Isso é necessário, senão qualquer zé da esquina daqui a pouco estaria escrevendo teses científicas. A questão é que quando você conversa com ALGUNS públicos, por exemplo o do TabNews, que me passa uma energia mais nova, tiktoker e etc., é diferente. E quando batemos o martelo várias vezes e mesmo assim as pessoas não entendem, talvez a forma como comunicamos seja um problema para aquele público, e por isso usamos estratégias. Não estou falando necessariamente que você deva usar, mas estratégias com um rapport de igualdade funcionariam bastante no TabNews, já que principalmente a Gen Z não suporta se sentir abaixo de outra pessoa. O rapport, na prática, é uma técnica de comunicação usada para criar conexão, empatia e confiança com quem está do outro lado, fazendo a pessoa sentir que está sendo compreendida em vez de apenas corrigida ou contrariada. Um livro muito bom do Dale Carnegie, chamado A Arte de Manter Boas Relações, para desenvolvedores que querem aprimorar um pouco suas social skills, é interessante. Posso dizer, por um pouco do meu padrão de desenvolvedor, que é não ser tão técnico, mas ser extremamente social e conseguir muito facilmente me conectar com pessoas (é quase uma arte kkk), discordar da pessoa sem que ela tenha o ego ferido ou algo assim. Quase como uma partida de xadrez, são técnicas que talvez valham a pena, mas não tenho a intenção de te diminuir nem nada tá, agradeço pelo comprometimento que tem pela comunidade e pelos seus posts incríveis.

1

cara, eu concordo 100% com vc, mas o deshamps acha isso normal, entao acho q isso daqui nao vai muito longe;
sobre a comunidade, me parece que a nossa area, que era dominada pelos tio fumante ou nerd esquisitos que resolviam as coisas, virou um monte de adolescente mimado que fica ofendido por qq coisa, e esse monte de downvote que vc esta recebendo, sem qq argumento, prova isso;
galera merece mesmo postagem de pitch...

1
0

Eu já tenho relevância, colega. Sou autor do livro de assembly da Mente Binária que até professores de universidade recomendam. Fora várias outras coisas que já fiz, mas esse é o que me dá mais relevância publicamente.

O post não está falando absolutamente nada sobre relevância. Esse não é o assunto.

Se você quiser opinar sobre um post que você não leu, tudo bem, não posso te impedir. Mas isso não pega bem.

1

Eu li todo o seu post e gostei do teu conteúdo, mas acredito que você deveria aceitar as críticas sobre seu tom e reconfigurar sua postura, você parece ser um cara legal, gente boa e com boas intenções, não estou dizendo que você não precisa reconhecer o seu valor.

Mas repare neste guia opinativo Django Views — The Right Way e veja como configurar um bom tom ao tentar opinar sobre alguns assuntos.

-1

Existe diferença entre aceitar críticas e ser uma marionete que os outros controlam ao seu bel-prazer. Meu tom, no geral, só incomoda pessoas arrogantes. E não tenho nenhum interesse em agradar pessoas arrogantes.

Eu aceito as críticas, mas não vou deixar de afirmar com certeza coisas que eu sei que estão corretas, posso provar que estão corretas e um monte de gente foda que eu conheço da área endossa o que eu digo como correto. Em meio a tantas evidências de que o que falo está correto, por que eu falaria com dúvida?

Não estou dizendo que não existam coisas que eu não tenha certeza. Mas estas, eu deixo bem claro que não tenho certeza ao falar delas, ou até mesmo nem sequer falo sobre o assunto.

Não tem nada de errado em afirmar coisas com certeza. Quem se incomoda com a certeza dos outros é arrogante. Não quero agradar gente arrogante. Logo: dispenso a sugestão. Não vou mudar meu tom.


Agora, se quiserem reclamar que fui agressivo ou algo assim, tudo bem. "Ah, você xingou fulano". Crítica válida, vou tentar não fazer de novo.

Mas não tem tom agressivo em nenhum dos posts que eu mencionei neste post. Então usar isso como justificativa para o downvote neles, seria faltar com a verdade.

1

Talvez ninguém esteja buscando o que é correto, a sugestão que eu lhe fiz revela exatamente isso.

Uma pena você não ser maduro o suficiente para aceitar sugestões.

-2

Não aceitar a SUA sugestão é ser imaturo?

A coisa que eu mais fiz na minha vida foi aceitar a sugestão dos outros. Eu sempre fui muito "passivo" e confiava excessivamente nas outras pessoas. Isso me causou muitos problemas e sofrimentos na minha vida.

Pelo contrário, quando eu era imaturo eu aceitava praticamente todas as sugestões que me faziam.

1

Não tem nada de errado com o Tabnews
Downvote e upvote são termômetro de aceitação e tá tudo bem.
Existem pessoas mais maduras para aceitar esses números e outras mais sensíveis.
Devido a cultura woke dos últimos anos, o Youtube teve que ceder e remover a exibição dos dislikes, pois algo que era muito ruim, rejeitado ou a galera não gostou, gerava muito dislike e os mais mi-mi-mi, não aceitavam essa manifestação.
O ser-humano busca sempre aprovação, isso é mais acentuado quanto mais jovem é a pessoa.
Dito tudo isso, só quero dizer que o Tabnews está democrático, ainda é um lugar que ambos os lados podem se manifestar, e quem publica deve refletir sobre o significado desses upvotes/downvotes pra si: fez o post para ganhar like ou está dando uma banana pra isso.

1

Será que eu sou o único que não liga pra esse troço de like ou deslike? Eu realmente abro um tópico independente de estar negativo ou positivo, e mesmo eu tendo gostado de alguns eu simplesmente não dou upvote ou downvote por não lembrar disso. Uma coisa eu digo, o que me chama atenção é o título, abro e consumo o conteúdo.

Sou completamente a favor da remoção desse sistema, acho isso uma carência total por mendigagem de likes e posts de frustrações por conta de downvotes, claro que não esqueci da finalidade de ganhar pontos para promoção de publicações, que poderiam ser ganho por criação e debate sobre o tópico.

1

Chega a ser vergonhoso um monte de marmanjo formado brigando nesses comentários, espero muito nunca chegar perto de algum de vocês. Estão sendo crianças de 5 anos de idade quando alguém diz não.

Vão trabalhar e fazer algo da vida.
O mundo tá cheio de problema e vocês se preocupando com o tabnews que só tem um nicho do nicho do nicho do nicho da tecnologia.

Sendo bem honesto, espero que nunca tenham nem lido alguma coisa que eu tenha postado.

1

+3

Acredito que a melhor forma de resolver isso é ter a possibilidade de se tornar mais social, com seguidores da conta, e um feed secundário de post relevante de seguidos, com votos calculados com base nos usuarios que você segue. Infelizmente acredito que o Filipe ou quem organize queira deixa isso aqui o "mais simples possivel" e torna o produto incapaz de evoluir, quando foi a ultima vez que viu uma atualização interativa para por exemplo, recomendação de conteúdo com base em gosto, nem que fosse encriptado.

Dá uma olhada nos meus posts, falo sobre tudo, e é sempre um gama de 50% hate anonimo downvote, e 50% de pessoas que analisaram e opinaram sobre o que acham as vezes dando upvote, ou apenas comentando.

Gostei dos artigos e te convido a conhecer a comunidade: https://crom.run/comunidade adoraria trocar uma ideia, qualquer coisa estou sempre pelo discord da crom. (parece divulgação mas é só por que gostaria de crescer o network, discord pessoal é "mrjcrom" e whatsapp ta nos links do site)

Teoria da conspiração:

Se cadastra mais gente do que interações que tem aqui, sinto que o tabnews pode ser o reflexo da teoria da internet morta, começou cheio de vida, e se imundou de bots. É desproporcional a quantidade de gente que se cadastra todo dia 20-30 e não ter esse tão de interação em vote ou comentário.

Adendo:

Acredito que o melhor filtro dos votes seja necessário, pois o voto não dá a origem de quem ta avaliando anonimamente, e tira o mérito de quem a pessoa em particular acha que o voto é relevante, a comunidade já cresceu, e não dá para fica só em um barquinho.

Além de o pessoal do tabnews ser muito sensivel, opinião não é sempre importante, e as vezes ela pode ofuscar a criação de pensamento critico de outras pessoas. Já falei isso em outros posts. Seu downvote é prejudicial para si que acha que apenas isso é relevante, e as vezes é melhor comentar negativamente demonstrando o que acha do que dá downvote inviabilizando o conteúdo a pessoas que minimamente tem algo a aprender ou falar sobre o conteúdo.

mais um:
poderia ter a opção de gravar audio como comentário.
e mais de 1 downvote ser obrigatório fazer um comentário

1

Teoria da conspiração:

  • Pra que bots de cadastrariam?
  • Tem alguma vantagem nisso?

Porque deixar uma pessoar dar mais 1 voto?

Qualquer downvote ter comentário validado por IA, será que ajudaria?

1

Eu não posso falar muito porque conheço pouco sobre Laravel. Uma das coisas que eu sei é que muitos usuários dessa tecnologia, não são todos, não sei nem se é maioria, são programadores mais limitados. Isso pode fazer a publicação em um local onde tem muitos programadores DK receber muitos positivos e nem ser algo tão bom. Mas note que não estou falando que é o caso, apenas que é possível.

Isso não muda o afato que quase ninguém usa o Tabnews mais, realmente uma o outra pessoa pode mudar o destino de uma publicação e não tem muito o que possa ser feito. Já fui vítima disso seja em negativação, seja em ter poucos votos.

Venho notando que o público aqui está cada vez mais não avaliando muito ou não tendo como votar em algumas coisas, então é mais raro algo "ter relevância". Isso é normal, acontece em todo lugar, a não ser redes sociais, lugares onde não tem muita crítica, as pessoas só dão likes. Eu mesmo não estou lendo com cuidado a maioria das postagens, o que me impede de usar positivos ou negativos nesses casos.

Também não posso avaliar todas essas postagens de assuntos bem específicos porque não me chamaram a atenção ou eu nem vi quando postado.

E sabemos que alguns assuntos bobos acabam recebendo mais atenção. Sabemos que assuntos mais técnicos recebem menos atenção.

A única forma de sabermos o que aconteceu é a pessoa que negativou falar sobre isso. E se for por retaliação não vamos saber. Também é algo que acontece em qualquer lugar. Lá tem um comentário que pode ser a explicação, não avaliei. O problema passa ser que uma pessoa controla o destino da publicação, ela pode estar certa ou errada.

Eu sei que você sabe que não vai mudar nada. E para receber mais negativos que você, e eu já dei motivo antes, o Tabnews nunca teve muitas pessoas que podem fazer uma boa avaliação, como na maioria dos lugares, usam como like e dislike. São raras as pessoas que querem bom conteúdo. Não temos como obter isso, mas eu ainda queria ter algo como o Hacker News em português. Qualidade só funciona quando há elitismo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

1

Isso pode fazer a publicação em um local onde tem muitos programadores DK pode receber muitos positivos e nem ser algo tão bom.

Não é o caso. Inclusive eu postei em uma comunidade que é conhecida por ser crítica até demais. Todo post tem gente criticando, debochando, fazendo piada. Muita gente evita essa comunidade justamente pelas críticas serem excessivas. Então um post ser bem aceito e bem avaliado como o meu foi, é realmente exceção à regra.

E o conteúdo em questão não é sobre Laravel ou PHP, é sobre segurança da informação. E a questão não é sobre o conteúdo ser "bom" ou eu achar que ele deveria ser bem avaliado aqui como foi lá. É sobre o conteúdo ser útil e ter gente dando downvote como se fosse algo prejudicial.

Lá tem um comentário que pode ser a explicação, não avaliei.

O próprio autor do comentário admitiu o erro dele após eu respondê-lo.

o Tabnews nunca teve muitas pessoas que podem fazer uma boa avaliação, como na maioria dos lugares, usam como like e dislike

Sim. E o que me parece mais sensato seria desativar o recurso de downvote. Quando uma criança não sabe usar um brinquedo de forma saudável, a gente tira dela.

O downvote simplesmente não funciona no TabNews. O problema não é técnico, são as pessoas daqui.

1

Geralmente onde se tem crítica excessiva tem validação excessiva. No Reddit é extamente o que acontece, coisa boa é negeativado e coisa ruim é positivado.

Se eu não usar o Laravel, vai acontecer esse problema comigo?

O cara não apagou a crítica.

Temos crianças e adultos, precisa achar um jeito de identificar as crianças e desativar para elas.

1

Se eu não usar o Laravel, vai acontecer esse problema comigo?

Pode acontecer, sim. Não é um problema do Laravel ou do PHP, é um erro de lógica. O post fala sobre uma vulnerabilidade CWE-639, que é conhecida como BOLA.

E passa um insight importante de que "mágicas" no código podem ser prejudiciais para à segurança. Esse tipo de coisa existe em qualquer linguagem.

Geralmente onde se tem crítica excessiva tem validação excessiva. No Reddit é extamente o que acontece, coisa boa é negeativado e coisa ruim é positivado.

Não discordo, mas isso não significa que tudo que é bem avaliado seja ruim. Essa causalidade não existe.

-1

galera
o tabnews tá bem

ego x conhecimento/ciencia/tecnologia é questão ancestral no coração de todas pessoas

ninguém gosta de rejeição

a arte é a resposta
"artistas usam rejeição como combustível" -> frase do Sylvester Stallone

-2

"o artista faz sucesso porque domina a técnica?"
ou
"o artista domína a técnica porque "chegou lá" ?"

acho que o sucesso do artista é resultado de inovação e "feeling"

-2