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Como fazer perguntas na área de T.I.

Embora pareça uma atividade simples, é comum as pessoas cometerem erros ao elaborarem uma pergunta quando estão em dúvida sobre alguma coisa ou precisam de ajuda em algo. O objetivo desse artigo é dar algumas dicas que irão ajudar você a aprender melhor e ter suas dúvidas respondidas mais rapidamente.

Lembrando que ao seguir essas dicas você é o maior beneficiado. Não são os outros que vão ganhar alguma coisa, você quem vai.

Tente resolver sozinho antes

É comum as pessoas (principalmente iniciantes) ao se depararem com algum problema ou dúvida já irem pedir ajuda de alguma pessoa, logo de cara. Isso te prejudica porque você perde a oportunidade de fazer um exercício mental ao tentar resolver o problema.

O cérebro humano tende a desenvolver e manter hábitos para poupar energia. Se toda vez que você tiver um problema você não tentar resolvê-lo, isso se tornará um hábito. E é só uma questão de tempo até você simplesmente parar de pensar ao se deparar com um problema e delegar a resolução do mesmo para outra pessoa.

Profissionais de T.I. (principalmente programadores) basicamente são pagos para pensar e resolver problemas. Ter o hábito de não-pensar e delegar a resolução do problema é um péssimo hábito para quem é dessa área.

Então, pelo contrário, desenvolva o hábito de tentar "se virar" quando se deparar com uma dúvida ou um problema. Pesquise no Google, leia documentações, artigos, veja vídeos, tente pensar por um tempinho e, se ainda assim não conseguiu fazer isso sozinho, só então você busca ajuda de outra pessoa.

É por isso que o pessoal mais experiente tende a reclamar quando alguém faz uma pergunta cuja a resposta pode ser achada em 30 segundos de pesquisa no Google. Da próxima vez que alguém te responder "pesquise no Google" ou "STFW", lembre-se que essa pessoa está te ajudando (embora, talvez, de uma maneira rude).

Seja direto ao ponto

Evite enviar apenas mensagens como:

  • «Bom dia! Alguém pode me ajudar?»
  • «Alguém aqui entende de Java?»
  • «Olá.»
  • «Você pode me tirar uma dúvida?»
  • «Posso te fazer uma pergunta?» (já fez rsrs)

Ao invés disso já descreva diretamente o seu problema ou sua dúvida, você não precisa mandar "olá" e esperar alguém ficar online para te responder. Faz sua pergunta, deixa ela lá e quando alguém tiver tempo irá respondê-la.

Não cobre "expertise"

Perguntas como alguém aqui é pika das galáxias em PHP para me tirar uma dúvida? ou alguém aqui tem 3 doutorados e 5 mestrados para me ajudar com um código em Java? são péssimas. Muita gente pode se sentir intimidada em tentar te ajudar porque se ela fizer isso ela vai estar se declarando um "expert" no assunto, e 99% das pessoas que têm competência suficiente para responder sua pergunta não se consideram assim.

Esse tipo de pergunta é chamariz para script kid e pessoas sofrendo de efeito Dunning-Kruger. Que não vão perder a oportunidade de responder qualquer bobagem sem fundamento só para pagar de "expert" no assunto.

Além disso, se você é iniciante no assunto qualquer tema básico pode parecer "avançado" para você. Então provavelmente você está cobrando uma expertise que não é necessária para responder sua pergunta. E de fato todas as vezes que vi perguntas serem feitas desta forma, eram perguntas básicas.

Dê contexto

Como faço para dar bypass no meu código?

Sim, eu já recebi uma pergunta assim (e outras de teor semelhante). Sem o código, sem contexto, sem explicação nenhuma. E quando eu não soube responder a pergunta a pessoa ainda disse: ah, pensei que você entendia de segurança!.

Embora isso seja óbvio vale dizer: as pessoas não podem ler sua mente!

Tem muita gente que se esquece desse pequeno detalhe e faz perguntas presumindo que a outra pessoa conhece todo o contexto que ela está pensando em sua mente. Spoiler: a outra pessoa não conhece!

Então dê todo o contexto necessário para a pessoa saber do que você está falando.

Diga o que você já tentou fazer

Quando você tiver algum problema, diga quais soluções você já tentou mas não funcionaram. Quando você tiver uma dúvida, diga o que você já entendeu sobre o assunto, quais materiais leu/viu sobre o assunto e o que você já pesquisou sobre o mesmo.

Isso é útil pois assim a pessoa já sabe o que descartar e vai dar uma resposta mais direta ao ponto, poupando tempo tanto seu quanto de quem está respondendo.

Evite ter certeza sobre o seu problema

É comum as pessoas acabarem tendo um falso senso de certeza sobre algum problema que elas estão lidando, e isso acaba atrapalhando elas a resolverem o problema. Evite passar essa certeza ao fazer sua pergunta. Pois se você falar com certeza a outra pessoa pode achar que você já testou/verificou e tem alguma garantia sobre isso.

Exemplo:

Pessoa 1: Eu tentei fazer conexão via SSH no servidor mas minha chave SSH não está autorizada. Alguém poderia liberar meu acesso?
Pessoa 2: Hmm, ué. Sua chave pública já está liberada. Vou ver se há algum problema no serviço.
(30 mil anos depois com a pessoa 2 perdendo tempo tentando resolver um problema que não existe...)
Pessoa 1: Ops, esqueci do parâmetro -i. Alarme falso. 😅

Então evite essas pré-concepções do motivo do problema, você pode enviesar a outra pessoa sem querer e levar ela para o mesmo caminho errado que você tomou. Tudo bem você compartilhar suas suspeitas, mas sem ter certeza delas.

E essa dica vale também para quando você estiver tentando resolver o problema sozinho.

Não faça parecer que você quer que os outros resolvam por você

Se você está em dúvida com algum exercício/trabalho e simplesmente descrever seu trabalho/exercício e ficar calado em seguida. Isso vai dar a entender que você está tentando delegar suas responsabilidades.

Ao invés disso deixe claro o que é especificamente sua dúvida naquele exercício e o que você já fez até então para tentar resolvê-lo. Dizer algo como alguém me ajuda nesse exercício? e colocar o enunciado do mesmo em seguida é péssimo. Parece mais que você quer que alguém resolva o exercício por você pois você não disse no que você está precisando de ajuda.

Envie o código como texto, não print

Se você está com um problema com um código e precisa de ajuda nele, envie o código em formato de texto. Mandar um "print" do código é horrível porque muitas vezes quem vai te ajudar vai querer testar o seu código. E não dá para compilar texto em uma imagem (e todo mundo tem preguiça de usar OCR, que sempre buga vários caracteres).

E se a plataforma permitir, use a formatação de código. Pesquise se a plataforma suporta antes de publicar sua dúvida.

Se esforce, é você quem precisa da ajuda

As pessoas já estão dedicando o tempo e conhecimento delas para te ajudarem de graça, você ainda exigir que essas pessoas façam esforço por você enquanto você fica deitado na rede é muita falta de educação da sua parte.

Por mais que isso devesse ser óbvio, tem muita gente que faz um mínimo de esforço para serem ajudadas e ficam cobrando que os outros se virem para ajudá-las.

Então colega, me ajude a te ajudar. Levanta da rede e:

  • Escreva o quanto for necessário para facilitar a vida de quem vai te ajudar. Nada de ficar com preguiça de digitar.
  • Escreva código de exemplo, ilustrações, busque por artigos que contextualizem sua dúvida etc. Se for um problema mais complexo de entender, faça uma explicação o mais clara possível para facilitar o entendimento do seu problema.
  • Não espere as pessoas cobrarem por detalhes. Dê logo o máximo de detalhes possível logo de cara.
  • Se a pessoa te mandar um link de algum artigo não peça por explicações antes de ler o artigo. É provável que a explicação já esteja no artigo.
  • Se a pessoa te mandar um código de exemplo, leia e tente entender o código antes de fazer perguntas. Já teve uma pessoa que ficou me perguntando como fazer "isso" ou "aquilo", quando o código de exemplo que enviei para ela já fazia essas coisas. A pessoa simplesmente teve preguiça de ler um código de 30 linhas.
  • etc.

Eu tenho preguiça de responder gente preguiçosa. Quanto mais preguiça você tiver em me pedir ajuda, mais preguiça terei em ajudar. 😄

Não reclame das respostas

Lembre-se: você não está pagando pela consultoria.

É comum as pessoas reclamarem dizendo que a resposta X foi longa demais, a resposta Y enrolou muito, a resposta Z o Joãozinho só deu para "se mostrar" e por aí vai.

A pessoa está dedicando o tempo dela de graça, compartilhando um conhecimento valioso de graça. Colega, é mau-caratismo você simplesmente desdenhar do que estão lhe respondendo. Mesmo que a resposta seja um simples link sem explicação nenhuma, agradeça. Mesmo que a resposta seja um rascunho de livro quando você só queria saber como escrever um Hello World em Java, agradeça.

Você não tem ideia do quão trabalhoso e demorado é elaborar boas respostas. Você vai entender quando for você quem estiver na posição de ajudar os outros.

Não tenha preguiça de ler a resposta

Não existe nada mais desmotivador do que dá uma resposta rica em detalhes para, no fim das contas, a pessoa te fazer uma pergunta sobre algo que você já explicou na sua resposta. Assim demonstrando que ela simplesmente não leu o que você escreveu por completo.

Se você tem preguiça de ler então, amigo, tu escolheu a profissão errada. Em T.I. só fica quem gosta de estudar. Pelo menos se esforce para ler toda a resposta que te deram. Ou no mínimo admita para a pessoa que ficou com preguiça de ler tudo e pede um resumo sobre algum ponto específico. Não faça outra pergunta fingindo que leu.

Evite perguntar por mensagem privada

Eu particularmente não gosto de responder perguntas no privado. Pois as comunidades foram criadas justamente para que o conhecimento seja compartilhado livremente. Quando você pergunta no privado só você se beneficia da resposta. Isso é egoísta e vai na contramão do senso de comunidade.

Então se possível pergunte em canais públicos das comunidades que você frequenta e marque a pessoa que você gostaria de ler a resposta (ou mande o link da pergunta para ela).

Salvo é claro em perguntas que realmente fazem sentido de serem feitas no privado, tipo se a pergunta for direcionada à uma pessoa específica (como perguntar sobre um software que ela escreveu ou algo do gênero).

Não acredite nas pessoas

Existe um segredo que ninguém quer que você saiba: Ciência da Computação é uma ciência exata. Eu sei, completamente inesperado não é? Pois é, mas tente se recuperar do choque e continuar lendo:

Apesar de ser óbvio que assuntos relacionados à Ciência da Computação deveriam serem abordados como uma ciência exata, na prática eles não são (pela maioria). Seja fora da curva e trate a computação como ela realmente é, só isso é o suficiente para te transformar em um profissional acima da média (sério mesmo).

Então meu colega, não "acredite" nas respostas que te dão. Não "acredite" nos artigos e livros que você lê. Não "acredite" nos vídeos que você assiste. Deixe as crenças para as religiões.

Isso é uma ciência, e como tal você deveria questionar e duvidar do que as pessoas falam. A questão não é que você deveria discordar de tudo o que as pessoas falam, mas existe uma diferença enorme entre:

A

Você ler o que alguém escreveu e simplesmente aceitar que isso está certo, ponto.

B

Você ler o que alguém escreveu e: fazer um teste para verificar se está certo, fazer uma pesquisa para ver se há outros materiais de outros autores que corroboram, fazer perguntas para ver se há pessoas que discordam, discutir com outras pessoas para ver o ponto de vista delas etc.

E por fim, ponderar sobre o assunto e chegar em alguma conclusão por conta própria de acordo com tudo o que você viu e testou. Se sua conclusão é a mesma do material original que você leu, beleza. Aí você concorda com o autor, onde concordar é muito diferente de acreditar. 😄

Discuta

Complementando o tópico anterior, sinta-se livre para discordar e discutir com a pessoa que te deu uma resposta. Não fica achando que tudo o que as pessoas vão te responder é a "verdade" e ponto final. Aliás, as chances da maioria das respostas estarem totalmente ou parcialmente erradas são enormes.

Não pergunte para ouvir a "verdade", pergunte para ver o que as pessoas acham e/ou coletar informações. A "verdade" você sempre terá que encontrar sozinho, nisso ninguém pode te ajudar.

Apesar de tudo, não tenha medo de perguntar

E a dica mais importante do artigo: não tenha medo de perguntar!

As dicas do artigo não servem de absolutamente nada se, no fim das contas, você ficar com medo de "perguntar errado" e acabar não fazendo sua pergunta. Se você fizer uma pergunta e alguém disser que é "uma pergunta idiota", idiota é a pessoa que disse isso. Ignore-a.

Comunicação por texto é uma habilidade que pode ser aprimorada com a prática. Então faça bastante perguntas! Quanto mais você perguntar, melhor você ficará nisso. E isso também vale para responder as perguntas dos outros. 😄

Então tudo bem se esquecer de uma coisa ou outra ao fazer uma pergunta. Só o que não vale é não tentar se aprimorar porque acha que perguntar de "qualquer jeito" é bonitinho.

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