Não vi nada demais nessa "técnica", é só aquela repetição de que ensinar os outros lhe ajuda a aprender. O que eu tenho sérias dúvidas em relação a eficácia uma vez que vejo com uma boa frequência coisas erradas sendo ensinadas na internet, cursos, livros e universidades. E para não perder a oportunidade de fazer a piada, isso entra em conflito com a frase:
Quem sabe faz, quem não sabe ensina. ~ Alguém
Mas deixando piadinhas de lado: ser capaz de explicar algo de maneira "fácil e compreensível" de forma alguma pode ser usado como métrica para indicar que a pessoa realmente aprendeu. Muito pelo contrário, pois qualquer um é capaz de dar uma explicação superficial que é "fácil e compreensível" sobre um assunto que ela não entende.
Vou dar um exemplo real:
O kernel é essencial em qualquer sistema operacional, sendo basicamente o “cérebro” de um computador. Ele consegue gerenciar os componentes de hardware da máquina para que os softwares instalados consigam trabalhar perfeitamente. Mas, afinal, o que é kernel? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.
Após ligar seu PC, o kernel entra em ação para detectar o hardware instalado e carregar o sistema operacional. Em seguida, ele fica responsável pelo gerenciamento de tarefas, memórias, arquivos e periféricos, sendo basicamente o “chefão” de tudo o que acontece no computador.
Para evitar a contaminação por malwares, o kernel trabalha em uma área separada da memória, ficando totalmente inacessível por outros programas. Assim, seu código pode ser carregado nessa região protegida sem nenhum problema, mesmo que o sistema operacional tenha sido infectado.
Essa explicação é fácil, compreensível e está tecnicamente errada. Quem escreveu esse artigo não tinha uma noção muito profunda do que é um kernel de sistema operacional e/ou de como funciona. E mesmo assim foi capaz de dar uma explicação "fácil e compreensível", concorda?
Ao explicar o conceito, você pode identificar áreas em que seu entendimento é vago ou impreciso. Volte aos materiais de estudo para preencher essas lacunas e simplificar ainda mais a explicação.
Será que pode mesmo? Pois já vi professor de faculdade com mais de 30 anos de experiência, que já escreveu 2 livros sobre a linguagem C, e o tal professor cometia erros básicos com a linguagem e não conseguia entender vários conceitos básicos da linguagem.
Se você ensinar/explicar errado por 30 anos isso não vai te fazer entender profundamente o assunto, isso só vai reforçar o erro na sua cabeça.
Na verdade muito charlatão vende cursos inúteis e a galera adora os cursos deles justamente porque eles explicam de maneira "fácil e compreensível", mesmo que não façam a menor ideia do que estão falando...
A pessoa ser capaz de simplificar a explicação dela de maneira alguma pode ser usado como métrica para indicar que a pessoa tá aprendendo corretamente. De maneira alguma...