Executando verificação de segurança...
1

PHP é uma linguagem boa ou ruim?

"Bom" e "ruim" é subjetivo e aflora os sentimentos dos coleguinhas. Qualquer debate que envolva sentimentos é inútil para a ciência da computação. Ao invés disso podemos apontar problemas, defeitos e desvantagens. Isso é direto ao ponto (sem sentimentos ou subjetividades), pode ser provado e é cientificamente válido.

Quando se trata de avaliar a qualidade de uma tecnologia, principalmente linguagens de programação, os programadores erram muito porque ficam se levando por subjetividades.

Existem tanto os que criticam tecnologias sem nem saber porque estão criticando, como também os que acham que não pode criticar linguagem nenhuma porque todas são perfeitas e criadas por seres divinos que nunca erram.

Toda linguagem de programação tem problemas, e o programador conhecer os problemas da linguagem que usa é o que mostra que ele realmente entende o que está fazendo com a linguagem.

Programador que fica endeusando a linguagem que usa e choramingando quando alguém aponta um defeito nela, é programador que não entende nada da linguagem. Só sabe a sintaxe da linguagem, que é o mesmo que não saber nada.

Programadores que dizem frases como "o que muda de uma linguagem para outra é só sintaxe" ou "aprenda lógica de programação e poderá programar em qualquer linguagem" são exatamente o tipo que não entende nem o básico da linguagem que usa, só sabe a sintaxe (que não, não é nem o básico).

Enfim, para finalizar: ao invés de procurar debater coisas subjetivas (vulgo inúteis), procure estudar e compreender coisas objetivas. Procure defeitos na linguagem que, pode apostar, tem um monte.

E detalhe: coisas objetivas não carecem de "debate". Você, sozinho, pode chegar a elas. E não precisa de ninguém no planeta (ou fora dele) lhe dando razão. Desde que você tenha evidências do problema, ele existe e ponto final. Não importa se o Joãozinho discorda porque não tem conhecimento suficiente para entender o problema.

Por exemplo: a grande maioria da galera que programa em C não tem conhecimento suficiente para conseguir entender que é uma linguagem com vários problemas de segurança. Isso não deixa de ser um fato só porque o Pedrinho programa há 40 anos com a linguagem e "discorda". Está tudo devidamente evidenciado, é objetivo. 😄

E sugiro estudar pelo menos alguma coisa de Programming Language Theory (PLT) que há defeitos que só podem ser entendidos estudando isso.

Carregando publicação patrocinada...