Entendendo a crítica
Bom entendo o que você quer dizer, realmente existem exageros, mas vamos pensar um pouco mais sobre essa questão de projetos básicos, sempre existe mais de um aspecto.
Um aspecto do problema
E como alguns colegas já falaram aqui a superficialidade não é somente no Linkedin, é uma coisa humana(nossa dos homo sapiens sapiens), sendo que isso revela algumas questões sobre sendo:
- É difícil produzir conteúdo técnico de qualidade
- Alias é difícil escrever com qualidade
O ser humano tem maior facilidade para falar do que para escrever, pois a escrita exige um pensamento organizado e mais refinado, exige sistematizar as coisas e expressar de modo coerente e coeso.
Mais um aspecto
Minha mãe e nossos antepassados diziam um ditado:
"Quem anda com porco farelo come!"
Não quero ofender ninguém com esse ditado ele só explica que as nossos companhia nos influenciam de alguma forma, ainda que não percebamos recebemos essa influência ou seja as nossas conexões podem estar postando conteúdos que não jugamos relevante.
Nesse caso é fazer a curadoria de quem é a conexão e se os POST'S feitos são relevantes e de seu interesse.
No livro O Programador Apaixonado
Construindo uma carreira notável em desenvolvimento de software capítulo 17 ele fala sobre andar sobre os ombros de gigantes ou seja ter influencia dos melhores, no caso ele usa uma analogia com o Jazz.
Um outro aspecto
Iniciantes perdidos e não conhecem e não sabem o que é a profissão, postam o projetos básicos pois foi o que lhes ensinaram e falaram que era a única forma de se destacar e conseguir o 1º emprego na área tech.
Começar qualquer coisa não é uma tarefa fácil ainda mais na área de programação. Uma observação mais difícil que começar e terminar, tem muitos projetos e transições de carreiras que acabam no meio do caminho.
Então quando vejo esse tipo de projeto tendo a encarrar mais como se fosse um brother mais novo empolgado mostrando algo que para ele pode e em muitos caso é bem difícil de fazer sendo isso para ele uma vitoria.
Sendo para mim trivial. Se for algo genuíno de alguém que realmente tem se esforçado tendo a incentivar, pois não devemos negar o bem a ninguém.
Me sinto mais como um irmão mais velho que já passou por essa fase.
Outro ponto é nunca sabemos quem pode abrir uma oportunidade. Em muitos casos a aquele cara iniciante um dia pode se tornar alguém que vai decidir se te contrata ou não.
Ou ainda pode ser ele quem decide se o contrato da tua empresa vai fechar com a dele etc.
O mundo de TI é um OVO!
Mais um ponto e ai encerro
Entenda que em nossa profissão vamos sempre encontrar de tudo, então amadureça um pouco mais e saiba que o normal e sempre ter POST'S superficiais, a palavra medíocre não é pejorativa apesar de ser em muitos casos usados para inferiorizar algo ou alguém.
Ela quer dizer a qualidade média, mediano, ou seja é normal que seja assim. Para que isso muda é preciso elevar a qualidade técnica da comunidade que participamos, sabendo que a evolução demora mesmo, é um passo de cada vez.
Já leu o livro do Kent Beck TDD By Example? Ele recomenta começar com Baby steps, ou seja passos de bebe um passo curto, pequenas mudanças que vão refletindo aos poucos.
O que quero dizer é 80% dos conteúdos serão de baixa qualidade, então é o processo natural da construção do conhecimento.
Fim prometo
Para mudar essa cenário só tem uma solução meu brother, comece a produzir conteúdos de excelência técnica de modo a constranger os seus pares e suas conexões.
OU seja sua post's aqui é extremante valido e concordo com ele, mas a uma das soluções que vejo é fazer a diferença com comportamentos e atitudes contrários a superficialidade.
Só mais uma coisa sobre mudar o mundo como olhei no POST de alguns colegas e aqui, esse pensamento é valido, mas não em nossa profissão.
As pessoas que mudaram o mundo em nossa profissão são exceções:
- Alan turing
- Denis Ritchie
- Ken Thompson
- Bjarne Stroustrup
- Bill Gates
- Linus Torvalds
- Grace Hopper
- Tim Berners-lee
- Fred Brooks
E outros ao longo de anos e na maioria dos casos não foi pensando no bem da humanidade e sim na necessidade de criar algo que suprisse suas necessidades.
Temos que encarar nossa carreira e profissão com seriedade e dar o nosso melhor.
Nosso profissão ainda é bem jovem tem muito o que evoluir, não temos nem 2 seculos da área de tecnologia.
É minha opinião gostaria de ler o que outros colegas vão estar postando discordando de meu modo de ver essa questão, quem sabe mudo de opinião.
OBS: Se realmente quiser fazer a diferença maior e mudar o mundo tem a Cruz Vermelha, Médico sem fronteiras e outras Organizações com esse fim!