Executando verificação de segurança...
3

Vale a pena estudar PHP?

Oi, prazer me chamo Bernardo, quero aos poucos ficar fullstack, estou iniciando meus estudos em programaçao backend, no frontend, uso bootstrap e tailwind, estava estudando php, porem cheguei a um impasse,se continuo com php, tipo pegar uma laravel, quero migrar para area de desenvolvimento web.

Carregando publicação patrocinada...
4

Sempre vale, tem muitas vagas de emprego e muita novidade no mundo PHP, mas é importante você avaliar o cenário da sua cidade, ou caso já tenha alguma empresa como meta, procure saber quais linguagens e tecnologias eles utilizam.

Dito isso, eu deixaria 2 pontos para se levar em conta sempre:

  • Não tenha linguagem de estimação: Você até pode gostar muito de uma linguagem, mas é importante estar antenado e atualizado com os avanços das demais, e não ter receio de aprender uma nova caso surja uma oportunidade, necessidade ou vontade.
  • Tome cuidado com os frameworks(como o laravel): Eles reduzem o tempo de desenvolvimento e fornecem ferramentas completas e bem lapidadas ao seu projeto, mas é de extrema importância manter o conhecimento na linguagem "pura", uma vez que nem sempre utilizar todo um framework será a melhor opção.

Não sei se você precisava dessas dicas, mas acredito que pode ser útil pra alguém 🤝

2

Otimos pontos, para enfim pensar sobre linguagem de estimação, meio que estudo e gosto muito do python kkk Sim, um exemplo foi ter aprendido o bootstrap primeiro antes de estudar a fundo html e css. Realmente precisamos dominar a lingaguem mãe para enfim destrutar das frameworks

3
-2
3

Bernardo, seja bem vindo ao TabNews! É difícil responder esta pergunta com exatidão sem saber em detalhes todo o seu contexto, se por exemplo, você deseja trabalhar localmente e se na sua cidade há vagas para PHP, ou trabalhar remoto (no Brasil ou no exterior).

De qualquer forma, aprender PHP sempre vale a pena, assim como aprender qualquer tecnologia vale a pena. Você sempre vai dar um passo para frente e sempre vai carregar e reaproveitar seus conhecimentos.

Eu por exemplo programo hoje com JavaScript, mas 90% dos conhecimentos que eu uso hoje sobre web eu aprendi com PHP. E foi até melhor aprender com PHP, porque ele disponibiliza uma abstração muito simples e muito colada com a web, tanto que vários Frameworks estão migrando sua abordagem (de rotas e renderização no backend, por exemplo) para ficarem mais próximas do que o PHP introduziu como forma de solucionar esse problema.

2

É engraçado esse seu comentário porque no meu caso foi o ao contrario! Comecei no meu estágio trabalhando com Angular, Nest para o backend e tudo em Node e JS. Porém, sempre correndo atrás de aprender a base de lógica, e não somente a linguagem. Como o @valdecir citou em outro comentário, não tenha linguagem de estimação.

Hoje em dia trabalho no time de tecnologia de uma empresa de São Paulo que tem um fluxo de atendimentos de chamados, e aqui usamos um software feito em PHP. Meu time teve expectativas de que eu desenvolvesse plugins e melhorias nesse software, independente da minha base. E é o que eu mais mexo hoje em dia (embora nao ser a minha tecnologia de preferência haha).

1

Estou na TabNews já fazem uns 6 meses, Obrigado. Realmente é dificil dizer se é ou não valido para mercado de trabalho de minha cidade, que por sinal é SSA/BA rsrs. Realmente acredito que todo conhecimento é valido, sempre indo para frente. Vou tentar fechar um ciclo com PHP e ver outras rotas de programação para ver aquilo que seria o equilibrio entre as vagas de trabalho e oque tenho mais afinidade. Obrigaado mais uma vez :D

Att.

2

Amigo, por mais que todos costumem dizer que PHP esta morrendo e etc eu creio que ainda há mercado pra ser explorado, ainda mais quando se trata de laravel.
Muitos me julgam mas sempre recomendo a inciantes que já pegaram o básico (HTML, Javascript e PHP) a irem pro caminho de Laravel e caso futuramente queiram trocar, que troquem, por quê?
porque eu creio que o desenvolvimento em Laravel seja mais amigável para iniciantes (o ecossistema é muito bem definido e o código pode ser bem resumido as vezes) e a questão de deploy é insanamente facil de pegar (pelo menos pra mim, boomer de shared hosting) visto que você pode fazer o deploy em ambientes compartilhados como Hostgator por exemplo.

Resumindo, eu diria que sim, vale a pena, pelo menos saber do que se trata, caso não goste tudo bem, há centenas de linguagens por ai esperando você estudá-las

1

Realmente sentir algumas coisas poderiam ser mais praticas usando o php cru, vou me aprofundar em Laravel. Esculto muito esse discurso do php morrendo ainda acho que vai demorar, mas oque bate é se existira vagas para Junior em PHP. Achei poucas vagas PHP pelo linkedin, porem mao no codigo e Obrigado pelo comentario :D

2

Olá Bernardo, inclusive seu nome é o meu sobrenome, legal!! Eu também havia chegado a um impasse com PHP, principalmente depois de ver tanto programadores ao redor do mundo dizer que a linguagem morreu. Incrivelmente isto ocorre com tanta frequência que o dizer que "a linguagem morreu mais passa bem" se encaixa perfeitamente (rsrsrsrs). Estou buscando migrar de carreira, tecnologia foi uma coisa que sempre me fascinou mas, somente agora estou conseguindo me dedicar mais e cheguei a seguinte conclusão: Nenhuma linguagem é ruim. Resumidamente é como alguns já mencionaram em outras respostas, linguagem boa é aquela que atende atende bem. Eu vi em PHP uma forma rápida de aprender back-end e, até o momento, tem funcionado muito bem para o meu próposito. Estou desenvolvendo um serviço web e PHP puro está sendo perfeito e nessa caminhada de aprendizado, percebo que por mais que eu venha a abandonar a linguagem no futuro, toda experiência adquirida será reaproveitável, ou seja, na minha humilde opinião, se PHP está te atendendo também no momento, segue em frente, se no futuro precisar migrar, claro que terá trabalho em reescrever o código, caso seja um trabalho/projeto que merecerá a sua atenção, mas você notará facilidade em fazer a migração, pois eu vejo PHP puro como a oportunidade para colocar em prática aqueles conceitos "chatos" de lógica de programação e regras de negócio. Sem contar que além de ser muito utilizada no mercado, manter um servidor PHP é muito mais barato, principalmente para quem pretende lançar serviços para testes, como MVP para conhecer o terreno. Desejo sucesso para você na sua jornada!!

2

Amigo, acredito que sim, vale a pena começar esse aprendizado pelo PHP.
Muitos podem achar ruim isso, mas se você já tiver uma base boa de POO da pra começar já com o Laravel, muita coisa você não vai conseguir fazer e vai ter que ir pesquisando "como fazer isso com php" e aos poucos vai aprendendo a infinidade de recursos que o PHP tem nativamente. Recomendo dessa forma pois é assim que eu consigo aprender, mas cada um tem sua própria maneira. Recomento o seguinte video do Fabio Akita: https://www.youtube.com/watch?v=imB0QVoNrGc
No fim das contas, é mais interessante aprender algo q vc saiba q irá conseguir um trampo na sua cidade ou de maneira mais facil. Aqui na minha cidade a maioria das vagas são PHP, na faculdade foi passado PHP, etc. vai muito de cada caso. acho que se voê tiver comessando agora isso possa ser algo a pesar

2

Assistir o video do Fabio, realmente é incrivel, ja tenho uma base de PDO e PHP cru, entao vou me aprofundar em Laravel, estou estudando e codando em php entre 6 a 8 meses, tenho uma base. Realmente metodo que utilizo é sempre ler a documentação ou devmedia, parar procurar respostas. Achei poucas vagas PHP pelo linkedin, porem mao no codigo e Obrigado pelo comentario :D

1

Então Bernado, é difícil alguém dizer "Sim" ou "não", o melhor jeito é ver o que você está achando da linguagem, está se adaptando bem? Está servindo para os seus projetos e estudos? Se sim, continue!

Já passei por várias linguagens e hoje trabalho com PHP (puro) para o back-end, trabalho com SaaS (plataformas no modelo de assinaturas), e o PHP caiu como uma luva!
A linguagem é ótima para back-end, tudo depende de como você se adapta e cria as coisas com ela.

Então, resumidamente, avalie se está servindo para os seus projetos, porque vagas e projetos (muito provavelmente) "sempre" vão existir para o PHP, JAVASCRIPT, ou qualquer outra linguagem.

1

Estou me adaptando é codando alguns projetos, é bem legal como o PHP se comunica facilmente com mysql, criando um pdo, juntando as libs como ajax, data titles e Charjs, acabei sentindo falta de alguns pequenos detalhes. Mas vou para cima, estudar php é codar meus projetos :D