Melhor maneira de organizar suas notas!
Estes dias, navegando pela internet, me deparei com um vídeo de uma demonstração de um vault do Obsidian. Gostei tanto do sistema de organização utilizado que comecei a usar também e reorganizei todas as minhas notas. Está funcionando perfeitamente, aumentou minha produtividade e me impede de bagunçar todas as minhas notas.
Basicamente, a organização é feita com uma mistura de dois sistemas: P.A.R.A. e Zettelkasten, os quais vou explicar abaixo.
Zettelkasten
O sistema de organização Zettelkasten vai dividir suas notas em três categorias:
- Pensamentos (Fleeting): Aqui você vai colocar pensamentos e ideias que teve durante seu dia.
- Literatura (Literature): Esta categoria contém todos os conteúdos de terceiros (livros, artigos, frases, etc.).
- Permanente (Permanent): Aqui estão suas produções de textos, artigos e posts. Podem ser vinculados tudo o que já foi reunido nas categorias de literatura e pensamentos.
Sistema P.A.R.A.
O sistema de organização P.A.R.A se baseia em quatro elementos: principais:
- Projetos (Projects): Esta categoria refere-se a qualquer atividade que tenha um objetivo definido, com início e fim.
- Áreas (Areas): As áreas representam os diferentes aspectos da sua vida ou trabalho que exigem atenção contínua. Por exemplo, costumo usar para guardar minhas anotações de estudos.
- Recursos (Resources): Os recursos são itens que não se encaixam necessariamente em projetos ou áreas, mas ainda são valiosos e dignos de organização. Isso pode incluir informações de referência, como artigos, livros, links da web, entre outros.
- Arquivos (Archives): Esta categoria abrange todas as informações que não são mais ativas, mas que ainda podem ser úteis para referência futura. Basicamente onde fica tudo o que foi descontinuado ou concluído.
Minhas adições
Também adicionei uma pasta chamada 'trabalho' para não misturar coisas específicas do meu emprego com notas pessoais, e a pasta 'meta' como uma pasta para notas temporárias e itens sem classificação.
Resultado
Se quiser mais informações e também várias dicas sobre como personalizar o seu Obsidian, recomendo assistir ao vídeo que deixei na fonte, ele foi a inspiração para este post.