Instalando GLUT para MinGW no Windows
Requisitos:
- É necessário ter o MinGW já instalado em sua máquina
- Baixar os binários do GLUT no link abaixo:
Utilizando binários do GLUT:
- Copie o arquivo
glut.h
para o diretório"seu diretório de instalação do MinGW"\include\GL
- Copie o arquivo
glut32.lib
para o diretório do seu projeto. Você vai ter que incluir esse arquivo na hora de compilar. - Copie o arquivo
glut32.dll
para o mesmo diretório onde seu executável vai ser gerado
Fazendo seu primeiro programa com GLUT:
Agora vamos testar a instalação criando um pequeno programa, crie um arquivo chamado com o nome que preferir(nome utilizado main.c):
- Copie e cole o código abaixo:
#include < windows.h >
#include "GL / glut.h"
exibição de vazio ( )
{
glClear ( GL_COLOR_BUFFER_BIT );
glBegin ( GL_POLYGON );
glVertex2f ( -0,5, -0,5 );
glVertex2f ( -0,5, 0,5 );
glVertex2f ( 0,5, 0,5 );
glVertex2f ( 0,5, -0,5 );
glEnd ( );
glFlush ( );
}
void init ( )
{
glClearColor ( 0,000, 0,110, 0,392, 0,0 ); // JMU Gold
glColor3f ( 0,314, 0,314, 0,000 ); // JMU roxo
glMatrixMode ( GL_PROJECTION );
glLoadIdentity ( );
gluOrtho2D ( -1,0, 1,0, -1,0, 1,0 );
}
int main ( int argc, char ** argv )
{
glutInit ( & argc, argv );
glutInitDisplayMode ( GLUT_SINGLE | GLUT_RGB );
glutInitWindowSize ( 640, 480 );
glutInitWindowPosition ( 0, 0 );
glutCreateWindow ( "Teste" );
glutDisplayFunc ( display );
init ( );
glutMainLoop ( );
}
Estrutura de pasta usada:
├── build
| └── glut32.dll
├── libs
| └── glut32.lib
└── main.c
Criando o executável:
A linha de comando abaixo vai gerar um arquivo teste.exe no diretório ./build:
g++ -o ./build/teste -Wall main.c -mwindows ./libs/glut32.lib -lopengl32 -lglu32
Para rodar o programa por linha de comando utilize o comando wt + nome do arquivo, ex:
wt ./build/test.exe
Para gerar o executável e rodar o programa na mesma linha de comando é só separar os comando por ponto e vírgula, ex:
g++ -o ./build/teste -Wall main.c -mwindows ./libs/glut32.lib -lopengl32 -lglu32 ; wt ./build/test.exe
Observações:
- Você deve incluir
#include <windows.h>
antes você#include <"GL/glut.h">
. Sem isso, ao tentar compilar vamos ter vários erros de undefined reference.