Executando verificação de segurança...
2

Instalando GLUT para MinGW no Windows

Requisitos:

  1. É necessário ter o MinGW já instalado em sua máquina
  2. Baixar os binários do GLUT no link abaixo:

Utilizando binários do GLUT:

  • Copie o arquivo glut.h para o diretório "seu diretório de instalação do MinGW"\include\GL
  • Copie o arquivo glut32.lib para o diretório do seu projeto. Você vai ter que incluir esse arquivo na hora de compilar.
  • Copie o arquivo glut32.dll para o mesmo diretório onde seu executável vai ser gerado

Fazendo seu primeiro programa com GLUT:

Agora vamos testar a instalação criando um pequeno programa, crie um arquivo chamado com o nome que preferir(nome utilizado main.c):

  • Copie e cole o código abaixo:
#include < windows.h >
#include "GL / glut.h"


exibição de vazio ( ) 
{
  glClear ( GL_COLOR_BUFFER_BIT );

  glBegin ( GL_POLYGON );
  glVertex2f ( -0,5, -0,5 );
  glVertex2f ( -0,5, 0,5 );
  glVertex2f ( 0,5, 0,5 );
  glVertex2f ( 0,5, -0,5 );
  glEnd ( );

  glFlush ( );
}

void init ( ) 
{
  glClearColor ( 0,000, 0,110, 0,392, 0,0 ); // JMU Gold

  glColor3f ( 0,314, 0,314, 0,000 ); // JMU roxo

  glMatrixMode ( GL_PROJECTION );
  glLoadIdentity ( );
  gluOrtho2D ( -1,0, 1,0, -1,0, 1,0 );
}

int main ( int argc, char ** argv ) 
{
  glutInit ( & argc, argv );
  glutInitDisplayMode ( GLUT_SINGLE | GLUT_RGB );
  glutInitWindowSize ( 640, 480 );
  glutInitWindowPosition ( 0, 0 );
  glutCreateWindow ( "Teste" );
  glutDisplayFunc ( display );
  init ( );
  glutMainLoop ( );
}

Estrutura de pasta usada:

├── build
|    └── glut32.dll
├── libs
|    └── glut32.lib
└── main.c

Criando o executável:

A linha de comando abaixo vai gerar um arquivo teste.exe no diretório ./build:
g++ -o ./build/teste -Wall main.c -mwindows ./libs/glut32.lib -lopengl32 -lglu32
Para rodar o programa por linha de comando utilize o comando wt + nome do arquivo, ex:
wt ./build/test.exe
Para gerar o executável e rodar o programa na mesma linha de comando é só separar os comando por ponto e vírgula, ex:
g++ -o ./build/teste -Wall main.c -mwindows ./libs/glut32.lib -lopengl32 -lglu32 ; wt ./build/test.exe

Observações:

  • Você deve incluir #include <windows.h> antes você #include <"GL/glut.h">. Sem isso, ao tentar compilar vamos ter vários erros de undefined reference.
Carregando publicação patrocinada...