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Design Pattern Para Desenvolvimento De Jogos (POD)

A gravidade do relaxamento e falta de estudo sobre assuntos fundamentais na área de programação (não tanto na programação de jogos, falo mais sobre isso em breve) ocorre cada vez mais e alguns programadores não percebem isso. Mas não falo somente sobre esse caso e sim sobre algo diferente, abstrato, e WET(Veja DRY de @SrKim) que se aplica em programação de games, são os famosos "paradigmas".

Muitos estão acomadrados com POO(Programação Orientada a objetos de @miro), Programação Procedural, ou Programação Funcional. Todavia, relaciona-se com programação orientada a dados, meu pequeno acrídio? Quê? Nunca ouviu falar? Olha que DELICINHA de conteúdo feito para você!

Um computador

Programação Orientada a Dados (POD)

POD é a soma de POO (Objetos) e PF (Funcional). Para começar, você precisa entender os 4 princípios da POD.

  1. Descapsulação.
  2.        - Separar metódos de dados.

           - Usar programação funcional e POO.

  3. Dados Genéricos
  4.        - Usar estrutura de dados genéricas (Filas, pilhas, listas encadeadas, Listas).

                  - Estrutura de dados obrigatoriamente imutáveis.

               ↓

  5. Dados com constância
  6. Separar o diagrama dos dados de sua representação no programa
  7.        - Ou seja, pensar nos dados como um simples atributo e representar esses dados como algo no futuro (exemplo: guardar a posição tridimensional X, Y e Z para no futuro decidir como vai representar essa posição, seja com um cubo, uma pirâmide, ou até uma esfera).


Os meus posts não são para explicar paradigmas ou conceitos da programação em geral, e sim para aprimorar o seu conhecimento sobre Game Dev. Mesmo que você programa em engine, é importante entender essas coisas até pelo motivo de várias engines usarem esse mesmo Design Pattern (POD). Unity, por exemplo, usa POD em seus componentes e é possível abstrair isso de forma ilustra estudando o sistema de componentes da mesma.

Como aplicar POD no GAME DEV?

Em baixo está um diagrama de como aplicar esse design pattern no seu código. Até para Game Devs que usam engines, é bom entender como funciona. Todo objeto no seu game é uma "Entity" ou herda da mesma. Também é necessário que literalmente TODOS os objetos do seu game consiga processar esses componentes. Para melhor organização, é bom herdar de Entity todos os objetos, e herdar de Component todas as funções.

diagrama

Conclusão

POD é capaz de ser de drástica eficiência em linguagens cujo herança múltipla é quimérico. Por esse motivo, muitos acreditam que POD sobrepõe POO na programação de jogos e outras áreas que é preciso objetos terem valores semelhantes e dessemelhantes.



8/12/2022 - 14:00

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