Acho que o principal ponto é o propósito e planejamento do projeto.
Se tu tiver um propósito claro e definido e com um, mesmo que pequeno, planejamento de onde tu quer chegar e as etapas para isso fica muito mais fácil não desmotivar. Porque a cada etapa pequena que tu vai completando tu se sente bem e recompensado e isso faz elevar a vontade de seguir em frente.
Obviamente, da mesma forma que planejar pode te levar longe, também pode te afundar rápido. Não planeje em excesso, porque corre o risco de ficar apenas no planejamento, porque planejar cansa. Também não planeje de menos, porque você vai precisar de motivos empolgantes para continuar o projeto e é ali que eles vão estar.
Se tu conseguir puxar alguém pro teu barco pra tocar junto já aumenta muito também a vontade de não desistir, porque um vai empurrar o outro e pode ser que uma tarefa que não te motivaria e faria desistir do projeto motive o colega e depois de pronta ambos se sentirão motivados (um por fazer e outro por não precisar nem saber como funciona mas ver funcionando).
Outra coisa é não tentar empurrar o projeto goela a baixo. Saiba que vão ter dias e dias. Em alguns tu não vai ter nem vontade de olhar pro projeto, em outros tu vai olhar pro projeto e só querer corrigir algumas coisinhas, outros que tu vai ser um monstro da produtividade e ainda outros onde tu vai ter vontade de fazer tudo e por conta disso não vai nem conseguir pensar direito. Oscilar faz parte, com o trabalho é assim, por que com projeto deveria ser diferente? Saber que vão ter altos e baixos te tranquiliza e evita a frustração de ter um dia improdutivo e acabar largando o projeto.