Executando verificação de segurança...
5

Cursos de lógica de programação são chatos!

Eu programo (tento) desde 1997.
Tenho um filho que está agora com 14 anos, e que como qualquer pessoa nessa idade, não sabe que profissão seguir.

Quis ajudar ele e dei a sugestão dele trabalhar como desenvolvedor. Nisso eu fui procurar cursos de lógica de programação, mas nada me agradou, tudo é muito engessado e chato pra quem tem 14 anos, imagina pra crianças?

Tentei fazer vídeos melhorando a linguagem utilizada, um pouco mais descolado e moderno, mas mesmo assim não consegui fazer isso funcionar.

Agora depois de algum tempo, fiquei lembrando de como eu aprendi a programar.
A internet era precária na época, tinha pouco conteúdo e tudo em inglês. Eu pegava programas em QBASIC, e modificava algumas coisas, e ia aprendendo o que cada coisa fazia.

Como eu cansei de ficar pensando e agindo sozinho, to aproveitando para desabafar por aqui, e ver se alguém tem interesse de fazer comigo um material aberto e colaborativo pra dar aquele empurrão para o pessoal entrar no mundo da programação.

Espero ansiosamente pelo seu comentário :D

Carregando publicação patrocinada...
4

Scratch e plataformas No code, como o tradicional mit app inventor (ou suas melhorias como Kodular). Pode ate pensar nas mais famosas, como bubble, app gyver, bravo etc.
Pq usar no/low code? mais facil e mais visual, resultados costumam aparecer na hora, sem aquela coisa de tela de terminal com perguntas bestas.
Gosto muito de iniciar com scratch pq da para fazer uns joguinhos bacanas usando logica.
Mas é inevitável que apos isso precisara pegar um curso tradicionald e logica, mas a motivacao ja existirá.

3

Eu diria para pegar alguma coisa que ele ou você gosta e brincar com isso através de programação. Tipo programando Minecraft ou Automatize Tarefas Maçantes com Python. Os livros do AL Sweigart são muito bons. Porque vc e ele vai tomar gosto de fazer algo concreto e com propósito. Sem falar que é empolgante demais ver o resultado acontecendo! 🥰

3

Realmente o interesse da pessoa é fundamental, mas a falta dele nem sempre significa falta de aptidão. Eu não gostava de física até ter aulas com um professor que, além de uma didática excelente, mostrava aplicações, associava com coisas do cotidiano e nos fazia perceber as coisas legais sem ficar preso ao modelo chato de ensino tradicional. Lógico que programação nao é pra todo mundo, assim como nem todo mundo vai virar físico ou chefe de cozinha. Penso que, com um pouco de cuidado, da pra ensinar a coisa sem causar muita chatiação. No fim a pessoa talvez tenha uma segurança maior para afirmar se gosta da área ou não.

Eu considero o aprendizado de lógica bem importante, sem necessariamente depender de uma linguagem específica. De alguma forma, talvez a chave esteja em despertar o interesse! Não sei se funciona bem para este propósito, mas existem alguns "joguinhos" como: RoboMind; Alice; GreenFoot; entre outros que o pessoal citou aqui... Pode ser que ajude a entender conceitos básicos e sirva para montar algum material.

Depois compartilha com a gente se aplicar alguma dessas coisas!!

3

Não julgo seu filho lógica de programação é bem chata mesmo, mas tambem vi muitas pessoas pulando essa parte e muitos que dizem ser "irrelevante"(Cá entre nós eu tambem pulei e não me arrependo)

recomendo ensina-ló uma linguagem fácil e guia-ló nas imensas possibilidades da programação

recomendo este livro: https://www.amazon.com.br/Crie-Pr%C3%B3prio-Site-Nate-Cooper/dp/8575224107

É um livro ensinando a criar sites usando html,css e wordpress mas ilustrado como uma história em quadrinhos, uma "delicinha" de ler

1

meio que estudar lógica te dá uma base bem sólida que quando você for trocar de uma linguagem pra outra, vai ser mais fácil, porém não é tão necessária quanto alguns fazem parecer, se vc estudar muito uma linguagem já vai aprender na prática essa lógica

2

sem motivação == sem ação.
sem acão == sem organização.
Típico de adolescente, mas você ja questinou se ele gosta e quer fazer isso mesmo?
As vezes é só uma fase de falta de motivação e abordagem feita por esses cursos de lógica realmente não é coisa mais amigável do mundo.
14 anos é bem jovem. O que ele gosta de fazer?
as vezes ele não consegue gostar aos 14, mas pode curtir aos 15, aos 16, 17... Quando conhecer um amigo que também está aprendendo e o começa a inventivar... Adolescentes são altamentes orientados por modelos de grupos. Se ele não tem um ou dois amigos engajados nisso ai ou coisa similar, será muito difícil ele se dedicar. A não ser, que ele sofra de algum espectro de asperger, austimo, tdah que o faça ficar horas a fio, sozinho, estudando algo.

2

Uma coisa que não percebi no seu post.

Ele quer aprender a programar?

Ele se insteressou?

Tenho um sobrinho que mora comigo, 13 anos, ele se interessa, mas não muito.
Ele quer aprender mas não quer estudar.
Até fez um curso presencial, mas parou no meio pq achava ruim pensar nos códigos para
resolver pequenos problemas!

Mesmo ele gostando daquele jogo Roblox, ele joga alguns jogos dentro dele
que é ótimo para aprender a programar(tem curso vendido na internet) vc pode fazer as coisas e já ver resultado dentro dos games que vc ama!

Lógica de programação é super chata!
Ela pode ser trocada por desafios simples!
Lembrando lógica é lógica até com desenhos de soma(facebook tem muito)

Um puzzle é lógica!
Esses kits de hardware usam muita lógica(arduino e afins)

Ele gosta desses desafios?
Se ele gostar desse tipo de coisa ele ta com o pé na programação!

Se ele já não gosta disso, já não gosta de matemática(igual meu sobrinho)
vc pode até pagar pra ele aprender e dar o curso de programação mais legal do mundo
que nada vai ajudar!

Quem sabe no futuro ele queira mais ele mesmo vá atrás!

Abraços

1

Cara, minha situação aqui é bem parecida com o que você falou.
Aqui eu to tentando resolver 2 problemas. Tentar dar um direcionamento pro meu filho, e aprender a ensinar e melhorar a minha didática.

Vamos ao problema do meu filho.

"Ele quer aprender, mas não quer estudar"

Você acha então que se a pessoa não tem interesse, não adianta né?

2

Você acha então que se a pessoa não tem interesse, não adianta né?

Olha não creio que não adianta.
Mas se ele não quer estudar nem aqueles desafios legais de logica que são brincadeiras muito boas.

Obrigar ele, vai ser pior! Ai ele pega raiva!

Ele sabe o que vc faz desde criança!
Estimulo vc já deu! Vc pode direcionar estimulos
com games especificos!
Com brincadeiras especificas, tudo indo pra lógica e tal!

Sem ele perceber muito rsrsrs.

No meu caso eu desisti. Ele só quer jogar o games dele, gritar pra eles e só!
Estudar não é com ele, odeia escola e estudo de qualquer coisa!

1
2

Bom não sou fã de muita coisa, mas algo que ajudou bastante aqui em casa, foi o playground. Swift playground (apple). Muito interessante e interativo, para ensinar de uma forma divertida. acho que linguagens deveriam ser mais assim como ruby quando aprendi era muito fácil e tinha livros ate ilustrados.

2

Em meu circulo social eu geralmente pergunto, "Quer aprender a programar? se sim eu te passo uns links bacanas..se tiver paciencia/animo para assistir algumas horas de tutoriais de programação show.. pode contar cmg, agora se vc nao tiver 'tesão' em fazer isso... repense suas escolhas"

Recomendo sempre os videos do guanabara.. aquele homem tem uma didatica incrivel, muito simples de entender e com muito carisma;

Dependendo do interesse da pessoa eu ja recomendo também tentar fazer um game.. uma engine leve e gratis para fazer alguns joguinhos é a GODOT, recomendo.

Outra iniciativa pra quem ja é um pouco mais velho, é recomendar alguns tutoriais de VBA (excel).

Também recomendo estar com um perfil no linkedin atualizado, assim a pessoa se motiva em aprender, mas tambpem se motiva a querer exibir seu certificado no linkedin.

2

Eu comecei em 2005 (tentando tbm rs), e algo que sinto falta é daquelas cartilhas de codigos ou revistas de codigos em basic. Sim eu tava bem atrasado kkkk
Eu comprava no sebo ou banca de jornal e codava em casa em emuladores ou compiladores baixados na internet. Achava incrivel aquilo. Não sei que tem algo do tipo hoje em dia, mas sinto falta dessas revistas e dos mini micros como o TK90x ou CP400.
Uma coisa que vi recentemente mas acho que ainda dever ser maçante para jovens foi o livro C++ for kids.
texto

1
1
1

não que "lógica da programação" seja chato!
o fato é que não existe "lógica da programação". existe lógica e lógica é lógica..
tem aristotélica, fuzzy, modal, parassintética etc, mas não existe uma lógica especifica da programação. então qdo o cara estuda lógica de verdade, ele se anima
pq é uma área gigante e fantástica. e depois vai e estuda "como aplicar lógica na programação" e aproveita pra aprender programação de verdade (o que mais eu vejo é "programador" que não sabe nem o que é análise de complexidade de alg).

1
1

Como ele terá você para apoiar talvez seja mais interessante ele aprender resolvendo problemas, tipo desafios de maratona de programação, por ex.

Essa plataforma tem bastante exercício mas não são tão interessantes quanto de maratona https://exercism.org/

Enfim, no CodeFTW um dia a gente quer ser esse lugar massa também e divertido mas não é tão simples criar algo assim.

1

Mas será que uma criança ou adolescente vai se interessar em escrever ou modificar programas que façam contas? Consegue entender? Tentar criar um jeito de não ser chato, só texto e números.

1
1
1

Acho que, pelo menos inicialmente, ele se interessaria mais por algo mais visual.

https://www.robomindacademy.com/course/robomind/HourOfCode/Getting%20started/0

  • Não me aprofundei mas é estilo Logo. Só que ele vai comandar um robô para pegar coisas e deixar em outro lugar. Terias que pesquisar mais no site. Já é um começo

https://www.calormen.com/jslogo/

  • Linguagem logo que foi desenvolvida para o aprendizado infantil. Também tem apelo visual, utilizando a tartaruga que desenha entre outras coisas. É uma linguagem bem completa. Na direita tem alguns exemplos.

Se ele se interessar, pode começar com algo mais sério. Como falaste em BASIC, já deves ter uma familiaridade com a linguagem e é apenas mais uma entre tantas que alguém pode aprender. Nessa linha eu recomendo o B4X. O único problema é que só roda no Windows (muita mão para rodar no Linux). E no mesmo ambiente ele poderá desenvolver aplicativos para desktop, server, Android, Arduino e IOs (como tudo relacionado com Apple é a única parte paga). Acho que poderia ter sido o primeiro e único link mas os dois primeiros podem ser interessantes para um primeiro contato.

1
1

Bom não sou fã de muita coisa, mas algo que ajudou bastante aqui em casa, foi o playground. Swift playground (apple). Muito interessante e interativo, para ensinar de uma forma divertida. acho que linguagens deveriam ser mais assim como ruby quando aprendi era muito fácil e tinha livros ate ilustrados.

1

Curso de Logica ou Algoritmos, são chatos mesmo.
Até mesmo porque é difícil fazer representações práticas acessíveis a todos.
Creio que a maioria se torne primeiramente, diagramadores de código.
Copiando código e implementando numa colcha de retalho dos códigos.
E só depois vamos entendendo o que cada linha e palavra faz.
Confesso que muito tempo, usava nome de variável e função em inglês, pois pensava que era código e se caso alterasse, iria parar de funcionar rsrsrs.

1
1
1
1
1
1

esse curso é um curso feito baseado em ter muitos exercicios, se ficar só assistindo dá sono, porém fazendo os exercicios é muito motivador, experimenta mandar esse pra ele fazer e garante q ele ta fzd os exercicios, são mt bons