Microsoft .NET Framework 4.8
Boa tarde a todos,
Cheguei aqui após assistir um vídeo de Filipe Deschamps e desde já agradeço demais a ele!
Bom, desenvolvo sistema a décadas utilizando a plataforma .Net.
Observo a evolução dos Frameworks promovida pela Microsoft e já estamos as vésperas (oficial) do .NET 7.
Para quem desenvolve pequenos aplicativos desktop, mobile e sistemas web, fica fácil converter seus códigos migrando de uma estrutura à outra.
Quando se tem um aplicativo grande (ERP - centenas de milhares de linhas de código) que por mais de uma década está consolidado e funcionando sobre .NET Framework 4.8, nesse caso utilizando C# WinForms e disponibilizado via ClickOnce, fica extremamente custoso e penoso a migração para .Net Core, .Net 5, 6, 7, etc...
Como todos sabem, a Microsoft mantém uma enorme compatibilidade entre todos, porém, não é 100%.
Muito código pode ser convertido para .Net Standard e com isso muitos recursos serem compartilhados, principalmente as regras de negócio, mas a interface gráfica e ligação dos dados e controles de tela são incompatíveis.
Como o advento do MAUI, minha impressão inicial foi de que a Microsoft iria criar uma forma que além das aplicações serem multi plataforma, seriam facilmente convertidas!
Minhas aplicações Xamarin.Forms serão convertidas fácil e rapidamente!
Isso já não ocorrerá com os aplicativos Winforms.
MAUI também roda em Desktop como um aplicativo WinForms! Porém, a minha impressão é que aplicações Desktops não estão no foco e radar da Microsoft quanto ao MAUI.
Tudo que vejo são controles voltados à aplicações mobile e web!
A título de exemplo, como converter um aplicativo com uma RibbonBar para MAUI? Pode até ser que em breve seja disponibilizado tal recurso!
WinUI talvez seja uma saída, porém, a migração seria igualmente custosa e demorada, a interface gráfica, assim como MAUI, seria MVVM e totalmente incompatível com Winforms!
Mas a questão central para mim é: Qual será o futuro do .Net Framework 4.8 e aplicações puramente Desktop Winforms?
Não encontrei em nenhum lugar nada onde a Microsoft sinalize isso!
Alguém sabe se em algum momento será descontinuado?
Preciso efetivamente converter todo o código?
A título de exemplo, muitos bancos possuem códigos em COBOL, Fortran rodando até hoje em mainframes por dificuldade em converter os códigos e o alto custo da conversão.
Meus aplicativos estariam fadados ao mesmo destino?
Tenho certeza que muitos devs compartilham das mesmas angústias e dúvidas, mas espero que esse post alcance pessoas capazes de responder sobre o futuro do .NET Framework.
Forte abraço a todos.