Executando verificação de segurança...
3

ainda vale a pena estudar programação? t.i no geral.

Estudava bastante T.I (focado em programação C# para back end) desde 2021, mas com procrastinação acabei parando por dois anos e esqueci boa parte do que aprendi, voltei a estudar recentemento e de vez enquando me pego pensando: "Será que ainda vale a pena?". Estou cursando tecnico de t.i e pensando futuramente em alcançar uma faculdade dessa área. Então a pergunta é, ainda vale a pena?.

Carregando publicação patrocinada...
5

Sei que algumas pessoas não gostam de respostas assim, mas vamos lá, é o que dá para fazer de forma sensata.

Para quem? Para mim? Vale. Para você? Se nem você sabe, imagina eu que só sei seu primeiro nome, se muito.

Você deve fazer uma avaliação se vale para você. Vale para milhões de pessoas, por uma razão ou outra.

Eu acho que vale a pena se a pessoa quer aquilo mesmo, se é importante para ela. Se for porque está na moda, porque "dá dinheiro" ou "tem muitas vagas" (note as aspas, isso não é bem verdade), aí não vale.

Só consegue vagas e bons salários quem gosta do que faz e se dedica muito depois de estar com sua base educacional em ordem. Nem todos querem fazer o esforço necessário para isso. Não se obtém bifes sem matar o boi.

Se quer saber se vale fazer um curso superior, diversas pessoas já resposnderam muitas vezes em toda a internet, inclusive aqui, eu mesmo além de ter respondido em vários lugares aqui foram várias vezes.

Se fosse eu na mesma situação só retomaria o processo. Ou olharia para entender porque houve procrastinação, quem sabe até com ajuda profissional, porque pode ser mais profundo.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

não sabia que tu era de rio claro, te adicionei no linkedin, obrigado pelas suas contribuições,
são sempre de muito valor.

1

Sim, sou sim, imagino que você também. Nem lembro se aceitei já ou não, mas se não logo eu entro lá e aceito :D E obrigado meu caro.

1
1

Muito obrigado, espero que mais ajude que atrapalhe. Sempre é bom ouvir elogios, mais ainda se tiver algo que acha que posso melhorar. Quero contribuir o melhor que eu puder, sem perder minha ess~encia :)

2
1
1

Primeiramente eu estou a um ano e meio estudando programação e ainda não entrei no mercado de trabalho, pode ser que minha resposta esteja errada, mas pela minha visão é a seguinte:

Curto prazo não vale a pena pois estamos na pior fase para entrar no ramo de programação, pandemia inflacionou o mercado tech e tem muito dev ruim recebendo bastante sem entregar resultados e se escondendo nas big tech pra ficar o maximo de tempo entregando pouco e recebendo muito, enquanto isso tem muito dev bom que já foi demitido e está na espera pra entrar no mercado mesmo que seja recebendo um pouco menos do que o cargo exige (maioria já se realocou, mas ainda tem deficit na area), Resumindo no curto prazo está bem mais dificil virar programador do que 2 anos atrás por exemplo.

No longo prazo vale muito a pena ainda pelo simples fato de que a vida inteira é a base de ciclos e essa recessão vai passar algum dia, e quem pegar a base boa de programação e bastante a logica irá aprender a "Linguagem futura" rapidamente ou até pegar um trampo nos proximos 3 anos (saindo do total zero) e se especializar em qualquer linguagem, isso falando da minha visão sobre a media da area, tem pessoas fora da curva entrando no mercado em 9 meses de estudo e tem outros que estudam programação a mais de 5 anos e estão desempregados.

Obs: todo dia me pergunto se estou no caminho certo tentando estudar programação e a base e focando em back, sendo que ultimamente minha unica renda ta sendo o total oposto (recebo pouco) com DJ e divulgação no instagram

2
1
1

Todo dia, de manhã até de noite, exceso finais de semana e alguns dias que dá desanimo e não sou nada produtivo. (claro que teve dias e até semanas que foram zero aproveitamento, e dias que fiquei no instagram ou vendo video aleatorios pra encher o corpo de melatonina e jogando todo dia no lixo, Unica solução que vi pra isso é ser pessoa low profile que não se apega a redes sociais, meu ponto fraco de produtividade ai...)

Cara, investi 3 mil em cursos pra aprender que esses cursos só vendem sonho e conteudo porco, comecei faculdade de ADS começo desse ano pra realmente aprender programação, aprendi toda a base de JS, Typescript e Nodejs e os ultimas dois meses estudei os fundamentos de C# (até li um material recomendado pelo @Maniero começo desse ano), perdi 6 meses estudando front-end com só html, css e javascript basico e o basico do basico que é GIT, Independencia de sistema operacional, Docker, Requisições HTTP, JWT, logico de programação (o perdi foi referencia por não me agradar da metodologia, front-end não devia ser ensinado pra iniciante do zero, pois html e css não é aproveitavel, e se eu ficar um ano estudando front e querer mudar de "linguagem" ou apenas migrar pra outro setor, com marcação de texto e folhas em cascata eu não consigo botar em nenhuma outra linguagem em prática, acredito que pra iniciante deveriam focar em ensinar apenas javascript, python ou até um Portugol e nada de front-end ou estilização de tela, isso deveria ser o terceiro ou quarto passo de ensino, claro que o ideal seria aprender C, C# ou JAVA pelo conhecimento com tipagem, mas ai entraria uma longa discussão)

Não apoio html, css e javascript ser o carro chefe dos cursinhos mais famosos no Brasil, pois iniciante não sabe se quer ser front, back-end, dev web, dos jogos ou da segurança...

Sobre cursinho: programação não é spá, não é lugar bonitinho pra ficar toda hora conversando e falando bonito e muito menos toda hora marcando call e projetinho open-source pra ong, que leva uma semana de reunião e monte gente querendo experiencia ai quando começa a andar e ter back-end e algo realmente util o pessoal para ou some do projeto, participei de 3 projetos pelo menos e sempre foi nessa pegada, MAS tem pessoal bom na area e muitos, mas dificilmente se acha em cursinho pago e caro ou com tech lead do linkedin, acho incrivel projetos open-source e quem tem vontade de ajudar ong's e instituições sem fins lucrativos, mas tem um pessoal que usa isso pra ganhar dinheiro (totalmente inaceitavel essas coisas)

Gastei uma grana no curso Explorer da rocketseat, o pessoal lá está a mais de um ano no mesmo degrau, estudando html e css (nada contra) e quando tem live com professores é sempre estilização de tela com html e css, acho uma sacanagem um curso de R$2500 que te garantia preparação pro mercado de trabalho focar em lives em material do mais basico possivel, queria alguem pra falar que meu codigo tá uma porcaria que eu deveria arrumar tal classe ou função pra melhorar performance ou segurança, falar bonitinho e que tem que dar tempo estudar na calma com flores e coraçãozinhos isso é bonito, mas não te leva longe.

Ficou longo de mais esse texto, mas passei toda minha visão geral sobre tudo que tenho de pensamento proprio ao que eu já estudei e vi acontecendo em apenas um ano.

2

interessante, estou fazendo curso técnico. Mas no geral sou auto didata, penso em fazer algum dos cursos que tem no coursera para alavancar a qualificação.
Também estou nessa de estudar todo dia e revisar conceitos que um dia já aprendi, focado no backup end. E fazendo alguns projetos simples, no meu nível.

0

OBS: o melhor conteudo de programação que tem na internet é de graça, o resto tu aprende na faculdade (verdade nua e crua)

youtube tem muito conteudo otimo, github tem muito livro otimo e até tradução e de graça

Exemplos de livros:
Você não entende Javascript: https://github.com/cezaraugusto/You-Dont-Know-JS
Estruturas de dados em javascript: https://github.com/trekhleb/javascript-algorithms/blob/master/README.pt-BR.md

Tem livros melhores, mas acredito serem mais avançados, eu pelo menos fui ler Algoritmos - Teoria e Prática de Thomas Cormen e eu não entendi quase nada. (parei na pagina 70, parecia estar em grego para min)

1

e obrigado pelá dica dos livros no github! sinceramente quase babei com tanto livro de coisa que eu queria estudar. rsrs, é uma mina de ouro.

1

Se você gosta, e se vê estudando alguns sábados e domingos o dia todo, por prazer, eu super recomendo!

Agora, se for algo que não brilhe seus olhos, eu te recomendo pensar duas vezes, mas isso é uma pergunta que só você pode se responder...

1

Sábados e domingos? Eu estudo loucamente todo dia kkkkkk, é realmente algo que brilha os meus olhos só de pensar no que vou criar. E fico animado quando tem tecnologia nova pra a aprender.

1
1

Meu cérebro já está totalmente focado de novo na programação back end, de novo!. Mas dessa vez com moderação, pra evitar procrastinacoes rs

1

Eu não entendi direito a pergunta, mas pensei em varios casos:
1- pessoa que quer ganhar muito dinheiro
R: não, a menos que tenha alguma afinidade real com a área, e perspectiva a longo prazo.

2- preocupação com o futuro da area por causa das IAs
R: diria que é uma pessoa que não tem tanta afinidade com a área pra arriscar, entao não. Eu mesmo estou tentando entrar na área e essa preocupação não está me impedindo de continuar.

3- pessoa que já não tem seus 20 anos e está preocupada em investir na área e ter mais dificuldade para entrar por causa da idade.
R: novamente acho que depende da afinidade. Vale investigar isso mais afundo. Eu tambem já não tenho 20 anos mas persisto porque vejo como o único caminho que não seja continuar em uma area que não me satisfaz mais.

1

Gostei dos dois primeiros pontos.

Bem,a terceira também, mas eu não ach oque a idade importa muito não, ou a pessoa gosta ou não gosta, se gosta mesmo então pode começar até velho. E claro, se ela tiver condições. O problema da idade mais antiga ;) é não ter tempo para recuperar se não estiver bem preparado para entrar na área.

1

Sim, concordo, a idade não impede a pessoa de seguir esse novo caminho. Mas que algumas coisas são mais difíceis, isso é inegável. E realmente tem menos tempo para "errar" e corrigir o caminho. Mas geralmente quando se tem mais idade já se aprendeu algumas coisas com a vida, então costuma-se ser mais certeiro nas escolhas.

1

Exatamente. Não digo que todo mundo, mas é comum a pessoa errar menos, otimizar melhor o tempo com mais idade. Geralmente quem tem dificuldade com mais idade tinha também quando jovem, pode até mudar a dificuldade, mas ainda é uma questão pessoal mais do universal.

1
1

Muito bom o vídeo!, um choque de realidade interessantes, adorei a frase: "Sempre vai ter um indiano que faz o seu trabalho pela metade do preço". Nunca tive esse pensamento de que programação era salvadora da pátria, apenas uma boa profissão, agora me motivei ainda mais a continuar estudando tudo de novo, rsrs.

1
1
1
1

Respondendo de maneira objetiva: sim, ainda vale a pena.

Programação é uma área que continua em constante crescimento (como sempre esteve). As áreas que estão em alta na minha opinião são as voltadas para IA, data science e cyber security.

Pensando numa perspectiva de futuro uma faculdade de TI soma bastante, não só pelo canudo que é muito valorizado em um currículo mas também por toda bagagem que você gera com ela, networking, etc.

Espero ter ajudado, abraço!