Executando verificação de segurança...
4

Seu Estagio Vai Acabar!

Meu estágio vai acabar?

Sim, porém você precisa entender melhor o porquê disso.

Meu nome é Rivaldo Moreira Silva e neste tópico quero te ajudar a sair de um estágio e tornar-se um desenvolvedor.

Não me entenda mal, porém a frase "sair de um estágio" é apenas um gatilho. Você não vai literalmente dizer adeus à sua empresa e ir para outra. Pelo contrário, o que eu quero te ensinar é como fiz para sair de um estágio e me tornar um desenvolvedor e estagiário programador, mesmo não tendo entrado a princípio nessa área.

- Dando início

Há exatamente 3 anos, entrei na minha primeira vaga. Na minha cabeça, seria uma vaga de programação, mas adivinha? Não era.

A princípio, me senti mal por não ser na minha área, porém com o tempo fui me acostumando, até chegar a um nível em que eu fazia tudo sozinho e rápido, no ponto em que já estava bom no que fazia e não sentia mais raiva de não ser a área que eu queria.

- A mudança

Um dia percebi que todos do meu setor estavam em uma rotina automática, porém manual. Essa percepção foi um gatilho para iniciar uma conversa com meu chefe.

Avisei a ele que todos do nosso setor faziam a mesma coisa, porém de forma manual, e eu poderia criar um Robozinho que faria tudo sozinho.

Você vai ouvir "Isso já existe"

Não se desanime caso escute a famosa frase "Isso já existe". Pois bem, ouvi essa frase. Quando ele me falou isso, eu pedi para ver, e ele me mostrou a Macro, ou como dizem, Robozinho.

OBS: ERA UM AUTOHOTKEY

Quando vi o script, anotei tudo o que poderia melhorar e mostrei para o meu chefe. A princípio, ele disse que iria ver. Como eu já sabia que o "iria ver" era apenas uma desculpa, fiz por conta própria uma macro mais robusta e com interfaces para dar um xeque-mate nele.

Sim, esse xeque-mate valeu a pena. Ele adorou o que viu e pediu uma data para eu entregar uma versão de teste para ele. Depois disso, larguei toda a minha vida de estagiário padrão naquela empresa e me deram total foco para minha área e o software que eu estava desenvolvendo.

Saí da empresa após 2 anos, pois eu tinha 17 anos e não podia ser contratado. Meu chefe pediu para eu esperar até os 18 anos, pois iria me contratar. E todo dia ele me pede para atualizar algo ou colocar algo no software dele.
(Obs: Eu ainda o ajudo, pois foi graças a ele que cheguei onde cheguei).

Tudo bem, e para minha vida, como posso fazer isso?

Anote isso, pois é um passo muito importante.

  1. Entenda os processos que sua empresa realiza.
  2. Anote as dificuldades dos seus colegas.
  3. Anote as tarefas repetitivas que todos ao seu redor estão fazendo.
  4. Elabore uma documentação passo a passo de como criar a macro e o que essa macro deve fazer.
    Exemplo:
    Passo 1 - Usuário abre a página x
    Passo 2 - Usuário clica no botão y
    Passo 3 - Ele move o mouse até tal lugar
    ... Assim por diante.
  5. Mostre a documentação com todos os passos que você anotou e todos os passos que a macro vai economizar.

Agora basta você se esforçar para melhorar ainda mais no seu ramo. Lembre-se de que mostrei esse passo a passo para macros, mas poderia ser (Website, Softwares...).

Não importa o conteúdo, o que importa é como você vai passá-lo para frente.

Carregando publicação patrocinada...
1

Aconteceu algo parecido comigo, só que ao invés de eu ser o estagiário, um amigo era o contratado, e eu fui esquecido quando ele aprendeu Javascript e usou o script a favor da empresa. Pelo menos cobrei um valor justo para ele.

1

Puts mano aí quebra muito ksksksksk.
como o querido Casimiro fala
"Sempre sai um burro e um malandro de casa uma hora eles se cruzam e o malandro ganha uma grana" pensa pelo lado bom se ainda lucro encima do código.

0

Eu já estava me esquecendo, utilizo isso até hoje. inclusive na minha empresa atual onde entrei como infra e já estou como dev.

Aliás tudo bem não dá certo de primeira talvez você tenha que tentar mais de uma vez porém o resultado sempre vai chegar e esteja pronto para ouvir um obrigado ou como eu ouvi bastante (Sem você e sua macro nem sei como seria meu trabalho).

obs : Um dos meus softwares parou de funcionar após um atualização e um dos meus ex chefe me chamou correndo porque todo setor diminui e quase zerou a produtividade. Essa ocasião me deixou muito feliz porque percebi a diferença que eu fiz na empresa.