Executando verificação de segurança...
1

Como funciona uma Rota

Explicando oque e uma rota em 30 Segundos

Uma rota em programação é o caminho que guia uma requisição, permitindo que o servidor atenda às necessidades do cliente de forma organizada e eficiente.

3bkzHb.png

Oque eu fiz na imagem acima

Eu montei essa estrutura acima para mostrar na prática o que uma rota faz.

Digamos que ela seja uma via de mão dupla. Na imagem, o serviço envia um dado para a rota; esse dado passa pelo lado vermelho (POST). Chegando lá, ele é tratado e enviado para validação. Após ser validado, esse mesmo dado volta pelo lado verde (GET) e é enviado diretamente para o serviço.

O nosso dado passou pela mesma rota, porém em vias diferentes. Logo, a rota pode tanto tratar para envio quanto tratar para o retorno. Desta forma, você pode entender como uma rota funciona.

Lembrando que este post foi bem rápido e focado em explicar o que são rotas, obviamente não de forma aprofundada. Caso você tenha alguma sugestão de post ou observação para este post, envie nos comentários. :)

Carregando publicação patrocinada...
3

Achei interessante a iniciativa do post, mas achei meio confusa. Tipo, dá a entender que os métodos GET e POST são tipo caminhos que os dados (que por si só já um conceito abstrato e difícil de entender pra quem já ta começando) fazem.

Uma parada que me ajudou a entender isso quando precisei fazer uns servidorezinhos pra praticar, é lembrar que os métodos GET, POST, DELETE e PUT e os status codes (os númerozinhos de 100 à 999, o mais famoso é o 404) não significam nada, e que as rotas são meio que caixinhas de correio que a aplicação disponibiliza.

Se tu for fazer um aplicação web sem nenhum framework com um Go da vida, você vai se pegar escrevendo algo como if r.Method() == "GET" ou w.WriteHeader(201)1 algumas vezes. O usuário/frontend vai enviar um pacote com um papel com essas informaçoes (esse papel seria o header), daí o servidor da aplicação vai interpretar essas informações do jeito que quiser.

Mas assim, pra não haver muita bagunça nós meio que decidimos o que os métodos e status codes fazem. Pro computador 200 é só um número, mas pra nós, quando vemos que a aquisição respondeu com 200 sabemos que deu tudo certo porque decidimos que esse número significa status OK.

Footnotes

  1. Não é exatamente assim, não lembro direito os métodos/atributos do request e do writer da biblioteca net/http. Só pra deixar claro.

2

Me parece que você está confundindo as coisas.

até onde eu sei:

GET e POST são métodos

rota seria parte da URL sem o domínio. exemplo:

tabnews.com.br/recentes seria a URL

tabnews.com.br o domínio e

/recentes a rota

0