Executando verificação de segurança...
1

Boa tarde Breno. Tudo jóia, e com você?

Também gosto bastante dessa parte de Hardware e periféricos para aumentar o conforto nas horas de trabalho, e já passei por alguns tipos de monitores diferentes.

É difícil fazer uma recomendação já que o fluxo de trabalho, as preferências e também o orçamento mudam bastante de pessoa para pessoa. Mas espero contribuir relatando as experiências que tive:

Meu primeiro monitor externo foi um ultra-wide de 25 polegadas da LG (25UM58-P). Na época fiquei maravilhado com o espaço extra que ganhei, já que estava acostumado com notebooks de 13 polegadas. Porém com o tempo acabei percebendo que apesar do espaço horizontal adicional ser muito bem-vindo, ainda me fazia falta mais espaço na vertical para exibição de código. O formato do monitor também não é muito prático para quem compartilha a tela em reuniões, o que era o meu caso. E o principal fator pra mim, é que com uma resolução FHD+ no ultra-wide de 25, as fontes ficavam muito pequenas e eu precisava forçar a vista para enxergar.

Depois acabei comprando um outro de 24 polegadas da Dell (se não me engano o P2319H). O conforto era anos-luz a frente do meu anterior devido ao tamanho, já que as fontes ficavam bem maiores. Porém já que é um monitor 16:9, acabei perdendo o espaço adicional nas laterais e tentei me acostumar a trabalhar com apenas uma tarefa por vez na tela. É um monitor super confortável, só que com muitas janelas abertas eu acabava me perdendo entre elas nos zilhões de alt+tab que fazia durante o dia.

Decidi então que buscaria por um modelo novo, maior, que eu conseguisse manter o tamanho confortável das fontes porém sem perder espaço útil.

Minhas primeiras opções foram os ultra-wide de 34 polegadas com resolução QHD+. Eles teriam uma resolução horizontal compatível com o 4K (por volta de 3840px), porém devido ao tamanho físico maior, acreditei que conseguiria usar as fontes em um tamanho confortável. O grande problema é que eu cairia no mesmo caso do meu de 25. Ainda faltaria espaço na vertical para o código-fonte.

E assim eu cheguei na minha configuração atual, que é um de 31,5 polegadas 4K da Dell (S3221QS). Um monitor extremamente caro no meu ponto de vista (R$ 4.500 na época), porém que me fornece um ótimo equilíbrio entre espaço de trabalho e conforto visual (uso a escala do windows em 125%, e as fontes ficam um pouco menores se comparadas ao de 24, mas ainda confortável). Ele tem uma pequena curvatura que pra mim sinceramente não faz a menor diferença. Por questões de estética, preferiria que ele fosse reto.

Além disso tenho também um monitor portátil da Blitzwolf de 13 polegadas que uso somente quando preciso de mais janelas do que o normal, ou então quando vou compartilhar a tela para pessoas externas a empresa. Normalmente coloco ele abaixo do meu monitor principal.

Estou bastante satisfeito hoje com essa configuração. Esse monitor portátil me serve muito bem para quando vou trabalhar fora de casa, já que me oferece uma tela extra que consigo levar comigo de maneira super portátil. A única alteração que eu faria seria justamente aumentar o tamanho desse monitor portátil, já que da distância que eu uso, 13 polegadas é pequeno e eu preciso me curvar para conseguir enxergar o conteúdo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito bacana seu relato RickCaleg. Assim como a minha, é uma saga essa história de monitores. kkk Mas muito bom saber que você se adaptou ao 4k com uma tamanho de tela maior de 31". Realmente, o meu aqui 4k em 28" fica muito pequena as fontes, forçando a operar em 150% de escala. O que diminui bem o espaço. Vou estudar migrar pra um 4k de 31" também. Ou um ultraWide na horizontal e um 24" ao lado na vertical. O grande problema pra mim é que mesmo na vertical, eu gosto de ficar de frente pro monitor para programar, por isso também estudo comprar 2 de 24" porém rotacionáveis. Enfim. É a jornada do setup rsrs Mas bom ssber que mais gente sofre dos mesmos impasses. rsrs abs.