Executando verificação de segurança...
2

Qual caminho escolher?

É a primeira vez que publico aqui, então agradeço pelo espaço dado. Atualmente, falta-se um mês para o término do meu contrato de Menor Aprendiz. Estou com 18 anos e desde os 15 tenho vontade de ser um programador.

Sempre estudei um pouco aqui, um pouco ali, sempre por dentro da bolha Dev. Nunca engajei em algo de verdade por muito tempo, admito. Ano passado foquei no Enem e agora estou na lista de espera para Sistemas de Informação noturno na UFU (13° de 9 vagas).

Tava pensando em 2 possibilidades:

Estudar VBA + Power BI e aplicar para uma vaga e me estabilizar um pouco, ir estudando aos poucos programação (bem pouco, pois terá faculdade e outras questões) ou ficar desempregado, estudando umas 8 horas por dia desenvolvimento mobile (React Native) e após uns 3 meses aplicar para uma vaga(Aprendendo muito bem a base, como o @Akita e @Maniero cobram, pois quero ser um excelente dev)?

OBS: Desenvolvimento Mobile, pois o mercado tá cada vez mais exigente (com razão, temos a ascensão da IA e desenvolvimento Web deve estar saturado de tanto que esses vendedores de cursos anunciam) e tenho até a ideia de um projeto para o qual aplicar e colocá-lo para as pessoas baixarem. Se tudo der certo, talvez fazer até o Marketing dele aqui ahahaha, seguindo as regras de postagem, claro.

Desde já, agradeço por seu tempo.

Carregando publicação patrocinada...
7

Vc tem 18 anos, amigo. Vc ainda tem muito tempo pra errar na vida, e certamente o fará.

Escolhe o primeiro emprego que vc conseguir. Se vc tem algum conhecimento em VBA e PBI, foca nisso, faz mais cursos, arruma um emprego e essa será a unica forma de saber se é isso mesmo que vc quer.

Se nao for, la vc vai conhecer gente, que conhece gente, que conhece gente... Logo vc conhece outras coisas, outras areas, outras oportunidades...

E a unica forma de viver é vivendo. Ninguém na internet vai te salvar da sua propria vida. E graças a Deus por isso!

Vc é novo demais pra ter medo, amigo. Apenas vá.

2

Muito obrigado pelo comentário, Bruno! Tava precisando um pouco kkkk Creio que vou focar msm em estabilizar, mas não desistir do sonho de ser dev. Obrigado!!!

3

Eu cobro?!?!?!?! :D Cada um faz o que acha melhor :) E paga o preço por isso. Cada pessoa terá uma trilha e o objetivo é ser feliz, tem que achar oque traz isso para você. Alguma coisa vai ter que abrir mão e precisa estar consciente disso.

Eu tenho postado issto também:

  • Ninguém sabe da sua vida, não sabem seus objetivos, suas dificuldades, nada.
  • Ninguém terá ganhos ou perdas com o que você fizer, o papel aceita tudo que a pessoa colocar.
  • Haverá diferentes opções, em quem confiará? Quem realmente teve aquela experiência? Quem está trollando? Quem está sabotando? Quem realmente se deu bem? Quem está só amargurado? Quem está ingenuamente tentando ajudar com algo ruim e nem sabe? A pessoa consumiu todas as opções? Ela tinha condições de avaliar no momento que consumiu? Qual a realidade dela onde vive? A lista de perguntas poderia continuar. Você não sabe nem sobre a sanidade mental da pessoa.
  • "Ah, mas são muitas dizendo a mesma coisa" - tem tanta coisa que a maioria está errada, imagina em uma reunião de terraplanistas (e muitos sites são assim).
  • Se você fizer o que falaram, será diferente do que eles fizeram e o resultado será bem diferente.
  • Você tenderá "ouvir" aquilo que lhe agrada mais, o que já queria fazer, mesmo que seja a pior opção, o ser humano costuma ser assim.
  • Se você pesquisar e for obter informações de fontes primárias de forma mais objetiva já estará treinando para trabalhar na área. Nossa área é focada em resolver problemas de forma científica usando computadores como ferramenta. Você quer ser pago para fazer isso para outras pessoas? Que tal começar treinar para o seu problema?
  • Se realmente não consegue achar uma solução, não seria o caso de pagar alguém que teoricamente é mais comprometido com seu sucesso para ajudar de forma estruturada? Ou acha que a loteria de perguntar para pessoas aleatórias na internet é melhor? Pode ser até psicólogo e afins.
  • Já se avaliou pessoalmente? Tem vocação? Tem habilidades básicas educacionais para exercer uma função na área? Se não, consegue resolver isso?
  • Já se perguntou se está entrando por modinha ou porque prometem que a área é maravilhosa? E que há chance de não ser verdade, como vemos todos os dias as pessoas reclamando em todo lugar?
  • A vida é difícil, faça o seu melhor, se dedique muito para obter a melhor resposta por conta própria e assuma a responsabilidade por isso.
  • Dê um passo de cada vez, não pule etapas, não pegue atalhos, faça o atual bem para decidir o que fará depois.
  • Você terá que estudar muito, com afinco e profundidade. Ignore qualquer pessoa que diga o contrário. E muitos dirão.
  • Cuidado com o ciclo: aprende errado, treina-o, recebe validação, ensina errado, briga pelo erro.
  • O mercado precisa muito de excelentes profissionais. O mercado está quase saturado dos ruins. Quem você quer ser?
  • Se está pedindo ajuda sobre curso, saiba que o título não define o que ele é, até a época muda um curso, quem se formou ou está fazendo um curso, quando você for entrar já pode ser outro curso, muita gente nem sabe disso, indicações de outros quase sempre mais prejudicam que ajudam, por mais que a pessoa esteja bem intencionada.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

1

É que tu fala muito sobre ser um bom programador kkkkk, desculpe minha colocação. Sou muito seu fã, obrigado por responder!

1

Só zoeira, relaxa :) Eu falo porque quero que as pessoas tinjam os objetivos que a maioria entra na área, e não pode ser só discurso, ela tem que fazer algo para atingir.

1

Olá.
Válido o PowerBI VBA pra se establizar, porém são ferramentas muito abstratas.

Se você quer ser um bom programador, se atente aos pontos:

  • Sistemas operacionais
  • Rede
  • Linguagem de programação.

Atualmente nego programa no browser, ou baixa um interpretador e sai dando copy paste e não tem a minima base.

Recomendo aprender uma linguagem de verdade, como C, Java, Rust (pra te ajudar na hipe) pois são linguagens fortemente tipadas, que na raça você vao se deparar com situações que terá que tirar leite de pedra, Java ao contrário do que muitos dizem é um linguagem que te da muita base de aprendizado e se quiser ter performance nela vai ter que ralar o que é bom.
Agora pegar um linguagem sem tipagem, que vc nem sabe quanto ocupa de memoria uma variável é algo muito superficial que não te da o alicerce.
Grande soluções de escalbilidade hoje só existem por conta de que a programação se tornou algo abstrato, se fosse mais foda não precisaria de tanta estrutura.

Então aprenda a base, os tipos de dados, quando você ver um exemplo e ver que consegue melhorar ai vc esta no caminho certo, agora copiar e rodar e ficar feliz não é o caminho.

1

Entendo, Rafael. De fato, a base é realmente importante e linguagens fortemente tipadas são ótimas em te forçar a aprender ela. Mas em questão de entrar logo no mercado um Dev que utiliza React Native não seria melhor? Ou talvez desenvolvimento Android Nativo que utilizaria mais as linguagens tipadas?

1

Sim em termos de logica estrutura vc aprendera bem com React mas será mais 1 no oceno de java script, e os progamadores raiz estão em extinção e ficaram mais caros.
Principalmente com as IAS da vida, mas isso é só uma opnião.

Atualmente eu prefiro contratar engenheiros e transforma-los em programadores, do que programadores de youtube, stackoverflow e chatgpt, pq se vc pegar um engenheiro mecatronico que seja, ele vai ter noção de base da computação, vai aprender com arduino ou algum MC, enfim ele vai saber mais como a base funciona pq a engenharia ensina isso e os cursos rápidos da alura só te ensinam a ser fluente em algum framework qualquer.

1