Executando verificação de segurança...
5

Script que substitui o CCleaner - Windows

Um dos motivos do Windows ficar lento com o tempo é o excesso de arquivos temporários que aumentam a fragmentação de arquivos no disco rígido ou SSD.

Para piorar, como esses arquivos são salvos aleatoriamente em diversos setores do disco rígido, eles também impedem que arquivos grandes consigam ser salvos sequencialmente, obrigando-os a serem salvos em partes menores, fragmentando também esses arquivos.

O resultado disso é que em pouco tempo a partição fica cheia de arquivos distribuídos em dezenas ou centenas de partes, que levam muito mais tempo para serem lidos e salvos, e com isso o Windows fica mais lento.

Infelizmente nos últimos anos o CCleaner se tornou cada vez mais invasivo, incluindo aí a opção de manter ele rodando na memória RAM, que é algo totalmente desnecessário e pode criar problemas de segurança e de privacidade, e por isso eu SEMPRE sugiro desabilitar a opção Limpeza Inteligente, embora ultimamente o CCleaner é carregado automaticamente na inicialização do Windows mesmo que o usuário não tenha configurado ele para fazer isso.

Comandos em .bat ao invés de PowerShell

O script .bat funciona em todas as versões do Windows e os comandos dele são simples de serem compreendidos.

Esse script é muito útil pois ele ajuda quem quer manter o Windows otimizado com o menor número de arquivos temporários.

O script deve ser executado via Prompt de Comando (Admin), porque se ele for executado via Prompt de Comando comum alguns comandos não funcionarão e a eliminação dos arquivos será limitada.

Embora o código desse script permita apagar arquivos temporários de TODOS os usuários cadastrados no Windows, isso acontece somente se o usuário atual tiver acesso irrestrito às pastas dos demais usuários dentro de C:\Usuários, algo comum se o usuário atual for Administrador. Se o usuário atual não consegue acessar as pastas dos demais usuários dentro de C:\Usuários, este script apaga apenas os arquivos temporários do usuário atual.

Isso acontece apenas por questão de segurança, pois a remoção dos arquivos temporários dos demais usuários exige a mudança nas permissões de centenas ou milhares de pastas e arquivos dentro de C:\Usuarios. Além dessa tarefa ser lenta, isso permitiria que o usuário atual também pudesse acessar aqueles arquivos, colocando em risco a segurança e privacidade dos dados dos demais usuários.

Script do BABOO versão 3.2a de 23/05/2024

Lista de arquivos que são removidos:

  • Lixeira
  • Pasta Windows/Temp
  • Pasta de arquivos temporários de todos os usuários
  • Arquivos de Log do Windows (Eventos e Minidump permanecem)
  • Arquivos temporários dos primeiros 12 perfis dos navegadores Edge, Firefox, Chrome, Brave, Vivaldi e IE (cookies, histórico e senhas permanecem)
  • Arquivos temporários do OneDrive
  • Arquivos temporários do Media Cache files da Adobe
  • Arquivos temporários do VMWare
  • Arquivos temporários do TeamViewer
  • Arquivos temporários de músicas do Spotify

O script mais recente pode ser baixado diretamente em: baboo.com.br/script/atual

Script que substitui o CCleaner

Criado por Aurélio "Baboo"

Leia a matéria completa clicando aqui

Veja o vídeo clicando aqui

Carregando publicação patrocinada...
1

Testei aqui, script muito util e bom, não vi bastante resultado sendo que testei em meu note novo, com menos de 2 meses de uso, mas em algum pc que esteja a um ano sem manutenção o resultado deve ser absurdo, abri no code antes pra ver o codigo, vai que né... hahahaha

1

O propósito do script é pra eliminar o excesso de arquivos temporário do disco rígido, além disso se os setores do disco rígido de seu computador ou notebook tiver muito fragmentado você tem que usar o desfragmentador, igual e informado no artigo fonte, com isso vai unificar os setores facilitando a leitura dos arquivos, porém se seu computador ou notebook ainda estiver lento, pode ser outros fatores além desse que contribui para a lentidão do mesmo.

como dica recomendo ver o canal do Aurélio "Baboo" ele é especialista em Windows e segurança e MVP da Microsoft.