Dicas em relação ao Windows e Segurança
-
Se alguma atualização do Windows estiver com algum bug à solução é indentificar a atualização defeituosa e depois realizar os procedimentos a seguir.
Menu iniciar > configurações > atualização é segurança > Windows update > exibir histórico de atualização > desinstalar atualizações > selecione a atualização desejada e clique em desinstalar.
-
Quais versões do Windows devo intalar em minha máquina?
Windows 32 -bits (x86):Computador com até 2GB de RAM independentemente do processador instalado. Computador com até 4GB RAM e você não pretende aumentar a quantidade de memória RAM + processador antigo ou lento ( celerom, Atom, Pentium M ou qualquer processador dual-core)
Windows 64-bits (x64):Demais cenários
-
Habilitar exibição de “Extensões de nomes de arquivos”.
com essa opção desabilitada o usuário pode ser enganado e acabar executando algum arquivo malicioso camuflado com o ícone do PDF dentre outros.
-
Evite ao máximo baixar e instalar programas se possível use ferramentas online.
-
Não use otimizadores milagrosos, pois o Windows não precisa deles apesar do próprio sistema operacional ter ferramentas que fazem o mesmo.
-
Usar bloqueador de anúncio nos navegadores, bloqueadores de anúncio evita banners e propagandas maliciosas que são exibidas em sites independentemente de quais seja.
-
Não use sites de downloads para baixar aplicativos.
-
Sempre mantenha o sistema atualizado, nunca desative o Windows Update, pois através dele que a Microsoft envia atualizações de correções de vulnerabilidades, erros, problemas de desempenho, dentre outras.
-
Mantenha sempre seu antivírus atualizado e caso use algum pago nunca deixe expirar.
-
Cuidado com extensões em seus navegadores, pois muitas delas se parecem com extensões conhecidas, mas elas só servem para infectar seu computador ou deixar sua navegação lenta.
-
Seja uma pessoa INTELIGENTE, com BOM SENSO e CRÍTICA e não acredite em tudo que você lê ou recebe via mensagem ou e-mail, incluindo e-mails ou mensagens de amigos ou funcionários, pois muitas vezes o computador ou smartphone deles foi invadido e está enviando mensagens para todos os cantados deles, incluindo você, com algum malware, algum link para site malicioso ou pedindo para você fazer algo que você CERTAMENTE vai perder dinheiro.
-
Garanta que todos os aplicativos que você usa estão atualizados.
-
Se você tem um computador ou notebook antigo e lento e quer deixá-lo mais rápido, não seja ingênuo procurando soluções mágicas, porque elas não existem, simplesmente substitua o disco rígido por um SSD.
a velocidade de leitura e gravação de dados de um HD pode variar aproximadamente entre 50 a 120 MB/s do SSD entre 200MB/s a 500MB/s, caso queira comprar algum SSD compre das marcas Samsung, Gigabyte e Crucial, evite SSD’s chineses, pois a matéria prima que contém neles é de baixa qualidade e podendo estragar com pouco tempo de uso.
-
NÃO INSTALE NENHUM programa que prometa milagres ou qualquer “melhoria” no Windows. Desde a época do Windows 95 esses programas são uma enganação, pois eles interferem e atrapalham o funcionamento correto do sistema operacional.
-
Não use cracks e ativadores para ativar o Windows ou programas.
-
Por que recomendo a instalação do Windows x86 em um computador com 4GB RAM?
Indico x86 quando o computador tem no máximo 4 GB RAM e também quando o processador é muito antigo/lento puramente por questão de performance, pois quem usa um computador com essa configuração realisticamente não está muito preocupado com segurança.
A plataforma x64 exige mais RAM do que a x86 pois ela precisa carregar o WoW64, que é o subsistema que permite executar aplicações 32-bits (tanto que a configuração mínima do Windows 10 é 1GB RAM para x86 e 2 GB RAM para x64) e em notebooks antigos com pouca RAM o Windows x86 é mais ágil do que o x64. A exceção nesse caso seria o uso de SSD nesse computador antigo, aonde daí sim justificaria o uso de x64. -
Usem 7-zip em vez do WinRAR
O 7-zip substitui com vantagem a funcionalidade de compactação e descompactação de arquivos do Windows, sendo muito mais eficiente, fácil de usar e completo com a vantagem de ele ser gratuito. O WinRAR é um software pago, muitos crackeiam ele e ainda tem problemas em relação a segurança.