Executando verificação de segurança...
6

Dicas em relação ao Windows e Segurança

  1. Se alguma atualização do Windows estiver com algum bug à solução é indentificar a atualização defeituosa e depois realizar os procedimentos a seguir.

    Menu iniciar > configurações > atualização é segurança > Windows update > exibir histórico de atualização > desinstalar atualizações > selecione a atualização desejada e clique em desinstalar.

  2. Quais versões do Windows devo intalar em minha máquina?

    Windows 32 -bits (x86):

    Computador com até 2GB de RAM independentemente do processador instalado. Computador com até 4GB RAM e você não pretende aumentar a quantidade de memória RAM + processador antigo ou lento ( celerom, Atom, Pentium M ou qualquer processador dual-core)

    Windows 64-bits (x64):
    Demais cenários

  3. Habilitar exibição de “Extensões de nomes de arquivos”.

    com essa opção desabilitada o usuário pode ser enganado e acabar executando algum arquivo malicioso camuflado com o ícone do PDF dentre outros.

  4. Evite ao máximo baixar e instalar programas se possível use ferramentas online.

  5. Não use otimizadores milagrosos, pois o Windows não precisa deles apesar do próprio sistema operacional ter ferramentas que fazem o mesmo.

  6. Usar bloqueador de anúncio nos navegadores, bloqueadores de anúncio evita banners e propagandas maliciosas que são exibidas em sites independentemente de quais seja.

  7. Não use sites de downloads para baixar aplicativos.

  8. Sempre mantenha o sistema atualizado, nunca desative o Windows Update, pois através dele que a Microsoft envia atualizações de correções de vulnerabilidades, erros, problemas de desempenho, dentre outras.

  9. Mantenha sempre seu antivírus atualizado e caso use algum pago nunca deixe expirar.

  10. Cuidado com extensões em seus navegadores, pois muitas delas se parecem com extensões conhecidas, mas elas só servem para infectar seu computador ou deixar sua navegação lenta.

  11. Seja uma pessoa INTELIGENTE, com BOM SENSO e CRÍTICA e não acredite em tudo que você lê ou recebe via mensagem ou e-mail, incluindo e-mails ou mensagens de amigos ou funcionários, pois muitas vezes o computador ou smartphone deles foi invadido e está enviando mensagens para todos os cantados deles, incluindo você, com algum malware, algum link para site malicioso ou pedindo para você fazer algo que você CERTAMENTE vai perder dinheiro.

  12. Garanta que todos os aplicativos que você usa estão atualizados.

  13. Se você tem um computador ou notebook antigo e lento e quer deixá-lo mais rápido, não seja ingênuo procurando soluções mágicas, porque elas não existem, simplesmente substitua o disco rígido por um SSD.

    a velocidade de leitura e gravação de dados de um HD pode variar aproximadamente entre 50 a 120 MB/s do SSD entre 200MB/s a 500MB/s, caso queira comprar algum SSD compre das marcas Samsung, Gigabyte e Crucial, evite SSD’s chineses, pois a matéria prima que contém neles é de baixa qualidade e podendo estragar com pouco tempo de uso.

  14. NÃO INSTALE NENHUM programa que prometa milagres ou qualquer “melhoria” no Windows. Desde a época do Windows 95 esses programas são uma enganação, pois eles interferem e atrapalham o funcionamento correto do sistema operacional.

  15. Não use cracks e ativadores para ativar o Windows ou programas.

  16. Por que recomendo a instalação do Windows x86 em um computador com 4GB RAM?

    Indico x86 quando o computador tem no máximo 4 GB RAM e também quando o processador é muito antigo/lento puramente por questão de performance, pois quem usa um computador com essa configuração realisticamente não está muito preocupado com segurança.

    A plataforma x64 exige mais RAM do que a x86 pois ela precisa carregar o WoW64, que é o subsistema que permite executar aplicações 32-bits (tanto que a configuração mínima do Windows 10 é 1GB RAM para x86 e 2 GB RAM para x64) e em notebooks antigos com pouca RAM o Windows x86 é mais ágil do que o x64. A exceção nesse caso seria o uso de SSD nesse computador antigo, aonde daí sim justificaria o uso de x64.

  17. Usem 7-zip em vez do WinRAR

    O 7-zip substitui com vantagem a funcionalidade de compactação e descompactação de arquivos do Windows, sendo muito mais eficiente, fácil de usar e completo com a vantagem de ele ser gratuito. O WinRAR é um software pago, muitos crackeiam ele e ainda tem problemas em relação a segurança.

Carregando publicação patrocinada...
2
1

É algo bem útil, sempre deixo ativado, além que também você consegue mudar a extensão do arquivo de forma facilitada de .md pra .txt e afins.

2

Dicas do Baboo para Windows são sempre bem vindas, a respeito do Windows ele tem autoridade para falar, mesmo que ele aparenta ser "arrogante".
Minha contribuição é, sempre instalem duas extensões para TODOS os navegadores que usarem:
UBlock Origin
TraffigLight

Seja para uso pessoal ou para empresas/amigos/parentes.

1
1
0

Meus 2 centavos de contribuição:
-Browser/Navegador: uso o Brave, criado pelo mesmo criador do javascript ele tem o melhor desempenho do mercado, além de já ter um adblock nativo e NÂO compartilhar seus dados, embora seja baseado no chromium é bem otimizado.
-Usar o winrar gratuitamente não dá nenhum problema ao usuário. O único porém é a mensagem que aparece quando voce abre o programa. No meu caso uso os dois.
-Caso precise usar um software suspeito, ou baixar de sites de download como a merda do baixaki, use o windows "sandbox", uma VM (maquina virtual) do próprio windows baixe e teste o software, quando terminar, apenas feche o programa e tudo que tiver lá dentro morrer junto com a janela, sem atingir o sistema principal.
-Dê preferencia em usar softwares opensource ou gratuitos, evite o office ou programas que te prendam ao mesmo. O lucro dessas empresas veem de voce ficar viciado nesse software e futuramente voce terá que pagar uma licença bem cara, porque voce "não terá opção" já que não sabe usar outra solução.
Isso vale para o próprio windows.

1

WinRAR tem vários problema de segurança e vários especialista da área fala sobre, ele também é pago, independentemente se der pra usar sem pagar a licença, o 7-zip é muito mais superior em diversos aspecto em relação ao WinRAR, sugiro maratonar o canal do Aurélio "Baboo" ele é especialista em Windows e segurança, MVP da Microsoft, cujo qual também recomenda o uso do 7-zip em vez do WinRAR.

1

Uso o winrar há muitos anos e nunca tive problema, conheço o canal do Baboo já. Vou dar uma analisada nas questões de segurança e retorno quando tiver um proceder técnico sobre.

1

No curso Windows 10: da formatação à produtividade, ele informa sobre as questões do WinRAR e recomenda o uso do 7-zip.

óbvio que a maioria dos software já teve problemas com segurança, porém vale ressaltar que a recomendação no uso do 7-zip é por causa das funcionalidades dele que é bem mais completa do que o WinRAR em relação a segurança e gerenciamento de arquivos.

1

A questão do Brave, a parte de ele ser o mais rapido não posso afirmar, agora a respeito de ADBlock nativo, todos navegadores hoje praticamente já vem embutido.
Apesar que recomendo a extensao UBlock Origin junto com o TrafficLights.
Não compartilhar dados, tem la suas duvidas, fora que não adianta nada usar o Brave com google, vai dar elas por elas.
Para entender mais sobre o que disse a respeito do Brave, recomendo esse video:
O Brave e a FALSA sensação de privacidade

1

Uso o brave junto com o bravesearch. Já o adblock, foi o melhor nativo que vi até o momento, mas vou testar sua recomendação :)
sobre a velocidade, eu deveria ter sido mais especifico, eu vi alguns reviews e testei nas minhas próprias máquinas. Mas claro, não posso garantir que seja em toda máquina.
E por fim adicionei o video pra ver mais tarde, se tratando de privacidade e segurança todo cuidado nunca é demais. Obrigado pelo comentário.

-8

meus 2 centavos de contribuição (aplico em minhas máquinas até hoje):

edge

  • Foxit PDF Reader no lugar do famoso e pesado Adobe Acrobat.

se eu lembrar de mais alguma coisa, aviso por aqui.

2

Entrei no canal do video que foi recomendado, e não indico seguir todas as orientações cegamente desse canal (de ninguem na verdade), mas o cara recomenda desativar o SmartScreen e o Controle de conta de usuario, o que não faz sentido, principalmente para usuario leigo.

1
1

Não recomendo desativar a telemetria do Windows por vários fatores, recomendo assistir os vídeos logo abaixo sobre a telemetria e privacidade do windows a fundo:
https://youtu.be/Djp0pIttnbM
https://youtu.be/YaJ-93m2HSA

Não recomendo fazer adulteração ou modificação no Windows sem ter uma base técnica mais ampla em relação ao sistema operacional e suas funcionalidades.

Recomendações de videos sobre o que não deve fazer para otimizar o Windows:
https://youtu.be/15UX23tvWfA
https://youtu.be/wN1I0IPgp6U

veja os vídeos na íntegra antes de postar qualquer comentário recorrente sobre eles.