Executando verificação de segurança...
4

LOra... Potencial Ilimitado para Programadores!

.
Você, programador, já ouviu falar de um dispositivo chamado LoRa (Long Range)?
.

Esse aparelho que cabe na palma da mão permite comunicação offline via rádio, similar aos rádios comunicadores, mas com uma diferença interessante: em vez de transmitir voz, ele envia dados, como texto. O LoRa tem um grande potencial, pois cada dispositivo atua como um nó de uma rede, permitindo a criação de uma “teia” de comunicação.

Texto alternativo

Para ilustrar, imagine um aparelho com um alcance de 1,5 km. Se houver outro aparelho dentro desse raio, ele atua como repetidor, ampliando o alcance para 3 km, e assim por diante. Com uma quantidade suficiente de dispositivos, seria possível cobrir áreas enormes, sem depender de redes Wi-Fi ou de uma central. E, equipado com baterias ou mini placas solares, essa rede poderia ser praticamente autossustentável!

Agora, pense nas possíveis aplicações: resgates, comunicação em áreas remotas ou de risco (como florestas) onde não há sinal de internet. Até mesmo para segurança ou casos de emergência. E CRIME!? POIS É! sé pensou nisso eu tenho um ponto interesante que reforça esta ideia, a comunição via rede LOra é completamente criptografada kkkkkkkkk mais isso é outro assunto.

Como programador, o limite de uso do LoRa se expande muito além da comunicação básica. É possível utilizá-lo para transmissão de dados! Imagine conectar isso a um dashboard, a um servidor remoto, ou ainda a um Arduino, permitindo o monitoramento e controle remoto de dispositivos em tempo real. As possibilidades são infinitas para quem gosta de explorar e inovar com tecnologia.

Exemplo usó do LOra: Camisa Inteligente: Monitoramento de Saúde com LoRa e Arduino

Carregando publicação patrocinada...
1

Será que poderia ser utilizado para transações de credito em terminais pos? Seria uma possivel solução para aplicações em cashless ou até para melhorar a redundancia e sinal em grandes eventos certo?

1

Interessante isso ai, fui lendo e pensando "porra, isso daria um ótimo transmissor para RC!", fui pesquisar e já fizeram algo que substitui um radio que paguei mais de R$1000 https://github.com/buk7456/FreeTX só que com mais capacidade e recursos que o meu...

Muito interessante, o mais surpreendente é que para voar Long Range em FPV precisamos de uma tralha enorme de dispositivos extras, esse negocio pequenininho substitui tudo isso, por uma porcentagem pequena do valor.

Pra ficar perfeito só faltava transmitir vídeo...

é o que? https://hackaday.io/project/173879/instructions

1

KKKK pois é, eu também fiquei muito surpreso com esse aparelho e não sabia que transmitia vídeo. Outra coisa interessante: o LoRa tem capacidade de criar um sistema de localização (SEM GPS). Não sei exatamente como fazer, mas sei que é possível. 😁😁

A limitação desse aparelho é a baixa taxa de transferência de dados e seu processador, que é fraco, o que o restringe em GRANDES projetos.

1

A ideia dessas redes que lidam com pacotes pequenos já é vista por alguns 'libertários' como uma solução independente de infraestrutura de comunicação mantida por empresas particulares ou pelo estado. A taxa de transferência é suficiente para mensagens de texto, pacotes com transações financeiras, telecomando, entre outras como citou. Claro, pode-se enviar o que quiser desde que levada em conta a taxa de transferência limitada. No caso do LoRa como dispositivo de enlace, possibilita comunicação entre pontos distantes de algumas centenas de metros a quilômetros de acordo com as configurações da modulação, antenas visíveis entre si e outras condições favoráveis para propagação dos sinais na faixa de frequência dedicada para aplicações do tipo.

2

EXAAATO! Eu conheci esta tecnologia por meio de 2 ou 3 canais de sobrevivência (um hobby meu, kkk) e vi um grande potencial para isso na área de programação. Muito obrigado pelo complemento da publicação!

3

Por nada! É sempre bom encontrar ideias como essa que tentam criar soluções paralelas às já existentes. Podem ser úteis em momentos de emergência, por exemplo, e, mesmo que não sejam, é uma oportunidade para nós, simples usuários curiosos, saber como tudo isso funciona. Sistemas de telemetria e telecomando via sinais de rádio não morreram nessa era da Internet of Things. Estão cada vez mais presentes em sistemas críticos.

1

Legal, mas a internet meio que já faz isso.

Entendo que isso seria algo diferente, mas acho loucura pensar que isso seria de fato aplicável em larga escala sem o envolvimento de empresas ou governantes que participassem disso. Não sou libertário, mas na prática, o que acontece é que se não tiver interesse econômico, as coisas dificilmente vão pra frente. Claro que ter uma rede como essa seria interessante no aspecto prático, mas isso só veria a luz se fosse integrado às redes já existentes de comunicação via sinal de rádio e outras bandas. Fazer isso como sei lá, um grupo hacker anarquista (tecnolibertários), seria inviável.

2

A internet permite a comunicação entre dispositivos, mas isso não substitui os rádios comunicadores walkie-talkies. E o LOra funciona basicamente como um "walkie-talkie de texto". O texto é um tipo de dado que pode ser manipulado facilmente, ao contrário do áudio.

Isso abre espaço para nós, programadores, criarmos sistemas para áreas remotas. isso não vai se popularizar. Essa tecnologia não é nova, nem voltada para leigos ou para o grande público, não é visualmente atraente, nem intuitiva, mas é para nós que queremos criar COISAS ou para libertário e outros.

No local onde trabalho, por exemplo, há sinal de internet, mas ainda utilizamos walkie-talkies.
A internet não é seu concorrente. Seu verdadeiro competidor são os walkie-talkies, que possibilitam a comunicação entre dispositivos em áreas remotas.

2

Exatamente, tenho um amigo que faz trilhas, ele queria incluir um sistema para localizar as equipes em tempo real, como GPS e LoRa com repetidores para isso, seria interessante.
Porém não foi para frente ja que alguns testes com GPS internamente demonstrou bastante difícil realizar a conexão com satélites e obter as coordenadas, na mata creio que deve ser mais ainda, infelizmente.