Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Cara, eu tô meio que nessa vibe também... Num vai e volta de dúvidas... O que decidi é que não vou desistir, primeiro... Segundo, freelas, já fiz alguns, nada muito complexo até agora, mas vou ganhando confiança... E, decidi que vou realizar 2 ideias que sempre tive, 2 SaaS, vou conseguir? Não sei, mas vou tentar, pelo menos um. No final é isso mesmo, é difícil e não acho que somos especiais, todas as áreas são assim... Um exemplo que lembrei agora.. A uns 10 anos um amigo meu se formava em engenharia elétrica e ele já estagiava na "Coelce", mas dá turma dele só ele tinham algo mais concreto, de uma turma de 30... Então, programação é isso mesmo.

Realmente é cansativo, eu já enviei muito CV e não passo nem do RH, queria pelo menos chegar numa entrevista e conversar, cara a cara, é bem desmotivante ficar recebendo respostas padrões infinitas... Mas a dica que dou, freela, tenta fazer algum, pelo menos entra uns trocados 😄

Carregando publicação patrocinada...
1

Sobre freela
Qual plataforma vc usou/usa ?
tem O Premium ou o free msm ?
Qual era a média de interessados nos projetos q vc conseguiu ?

1

Cara, comecei pela 99freelas mais pela facilitada, Workana me aprovou essa semana depois de 2 meses, Freelancer.com me assusta ainda porque além do receio de não cumprir o projeto ainda tme o inglês, então tô deixando pra ir atrás de freela internacional depois de me firmar mais... então foquei no 99freelas.

Entao eu resolvi começar mandando mensagens(não mandava a proposta direto), free mesmo, sem pagar. Quando criei coragem mandei pra uns 3..

Desses 3 contatos 2 me responderam e desses 2 um manteve um contato mais 'firme'.
A minha ideia em mandar mensagem era entender como funcionavam as negociações, entender se a galera era amigável no contato, entender o contexto geral, entender a negociação...

Então com esse primeiro contato foram umas 30 mensagens, era um problema simples e acabou se resolvendo pelo próprio chat... como meu plano era mais adquirir experiência e como era um problema simples, eu achava que nem ia ter algum pagamento, mas ao resolver o problema por chat mesmo a pessoa me perguntou por quanto sairia esse 'freela', resolvi apenas dizer que era o valor mínimo da plataforma, 50 reais e que como eu estava iniciando na plataforma(não falei que eu era iniciante) era mais valioso pra mim uma avaliação, principlamente se fosse boa :).

Como eu era free tinha a limitação de ter contato apenas 24h após o cadastro do 'projeto', nesse momento acho que tinham 8 propostas já, kk, mas eu fui e o contato veio... com isso eu peguei esses 50 reais e assinei 1 mês do plano, dessa forma conseguir ter acesso aos valores médios das propostas, isso 'melhorou' MUITO a minha confiança. Dessa forma eu conseguia ver uns projetos que eu sabia que conseguia fazer, mas por ser um pouco mais complexo pensava que a pessoa não iria aceitar o valor... ao ver os valores das propostas médias na maioria dos casos a minha tinha um valor abaixo... mas pra deixar mais claro aquinão pense só em valor, percebi que muitos freelas lá tem muitas propostas mas parece até que as pessoas não conversam.... muitos deles sempre tem um retorno amigável por mensagem e da pra conversar 'de boa', isso me ajudou muito a quebrar minha insegurança...

Em resumo:

  • O plano pago é muito interessante, na 99freelas, porque da pra você ter uma ideia de quanto os outros estão cobrando.
  • Tente calcular pelo seu valor hora numa possível proposta, faça o valor do seu salário mensal dividido por 220h, é uma boa forma de calcular, facilita, a medida que for passando o tempo e for ganhando confiança vai sendo mais fácil precificar.
  • Não tenha muito medo, meu segundo projeto peguei um cliente que não soube explicar muito bem, disse que tinha um frontend e no final não tinha, um trabalho que ia durar 1 dia durou 3, mas esse mesmo cliente está mantendo contato comigo pra entregar novos freelas, então mesmo um serviço ruim pode ser bom, não tem muito como prever.
  • Encare de boa, mande mensagem, não mande proposta, muitas vezes eu fechava por mensagem, quando enviava a proposta já era certo que a pessoa ia fechar comigo.

Eu tenho pouquissímo tempo nesse negócio, apenas 2 meses, me cadastrei na Workana e 99 no mesmo período e só enviei minha primeira mensagem na 99 a 1 mês atrás, mas o tanto que eu já cresci nesse período não tem como medir, é muito importante dar a cara a tapa e encaras certas coisas... Eu tô com 2 possíveis freelas aqui (negociando ainda, na conversa) que eu tô com muito receio, porque sei que vão ter detalhes no caminho que vão me pegar... mas o que tem que por na cabeça é, tu vai tá recebendo pra 'estudar', então mesmo que seja pouco é melhor que nada, e quando falo pouco falo no geral, uma pessoa experiente terminaria em 1 dia e você vai levar 4? Sem problema, você faz esse em 4 e no próximo vai ser em 2 :).

Qualquer dúvida pode me perguntar que tento dar alguma dica, ainda sou muito verde nisso, mas consigo ajudar com algumas coisas.

1

Valeu pelas dicas !
Eu mando a proposta direto com o menor valor rs
Vou mandar mensagem primeiro pra ver se consigo algum
já mandei um monte de proposta e nada.

1

Vai na mensagem, tenta o contato antes, o principal é 'entender o problema', muitas vezes a pessoa nem soube comunicar direito, na maioria dos casos é assim, o importante é tentar entender e até ajudar a pessoa a 'entender o que ela quer'.