Você conhece o Trino?
O que Trino não é
Como o Trino está sendo chamado de banco de dados por muitos membros da comunidade, faz sentido começar com uma definição do que o Trino não é.
Não confunda o fato de que Trino entende SQL com ele fornecendo os recursos de um banco de dados padrão. Trino não é um banco de dados relacional de uso geral. Não é um substituto para bancos de dados como MySQL, PostgreSQL ou Oracle. Trino não foi projetado para lidar com processamento de transações on-line (OLTP). Isso também é verdade para muitos outros bancos de dados projetados e otimizados para armazenamento ou análise de dados.
o que é Trino
Trino é uma ferramenta projetada para consultar com eficiência grandes quantidades de dados usando consultas distribuídas. Se você trabalha com terabytes ou petabytes de dados, provavelmente está usando ferramentas que interagem com Hadoop e HDFS. O Trino foi projetado como uma alternativa às ferramentas que consultam o HDFS usando pipelines de tarefas MapReduce, como Hive ou Pig, mas o Trino não se limita a acessar o HDFS. O Trino pode ser e foi estendido para operar em diferentes tipos de fontes de dados, incluindo bancos de dados relacionais tradicionais e outras fontes de dados, como Cassandra.
O Trino foi projetado para lidar com armazenamento e análise de dados: análise de dados, agregação de grandes quantidades de dados e produção de relatórios. Essas cargas de trabalho geralmente são classificadas como Online Analytical Processing (OLAP).
Visão geral
Para entender o Trino, você deve primeiro entender os termos e conceitos usados em toda a documentação do Trino.
Embora seja fácil entender instruções e consultas, como usuário final, você deve estar familiarizado com conceitos como estágios e divisões para aproveitar ao máximo o Trino para executar consultas eficientes. Como administrador ou colaborador do Trino, você deve entender como os conceitos de estágios do Trino são mapeados para tarefas e como as tarefas contêm um conjunto de drivers que processam dados.
Guia do desenvolvedor
https://trino.io/docs/current/develop.html
Fonte: https://trino.io/