Simplex Chat - O primeiro mensageiro sem ID de usuário
Outros aplicativos possuem IDs de usuário: Signal, Matrix, Session, Briar, Jami, Cwtch, etc.
O SimpleX não tem, nem mesmo números aleatórios.
Isso melhora radicalmente a sua privacidade.
Por que os IDs são ruins para a privacidade?
Quando os usuários têm identidades persistentes, mesmo que seja apenas um número aleatório, como um ID do Session, há o risco de que o provedor ou um invasor possa observar como os usuários estão conectados e quantas mensagens eles enviam.
Eles poderiam então correlacionar essas informações com as redes sociais públicas existentes e determinar algumas identidades reais.
Mesmo com os aplicativos mais privados que usam os serviços Tor v3, se você conversar com dois contatos diferentes por meio do mesmo perfil, eles poderão provar que estão conectados à mesma pessoa.
O SimpleX se protege contra esses ataques por não ter nenhum ID de usuário em seu design. E, se você usar o modo Incognito, terá um nome de exibição diferente para cada contato, evitando qualquer compartilhamento de dados entre eles.
Como o SimpleX funciona?
Muitos usuários perguntaram: se o SimpleX não tem identificadores de usuário, como ele pode saber onde entregar as mensagens?
Para entregar mensagens, em vez de IDs de usuário usados por todas as outras plataformas, o SimpleX usa identificadores anônimos pares temporários de filas de mensagens, separados para cada uma de suas conexões — não há identificadores de longo prazo.
Você define o(s) servidor(es) a ser(em) usado(s) para receber as mensagens, seus contatos — os servidores que você usa para enviar as mensagens a eles. É provável que cada conversa use dois servidores diferentes.
Esse design evita o vazamento de metadados de qualquer usuário' no nível do aplicativo. Para aumentar ainda mais a privacidade e proteger seu endereço IP, você pode se conectar aos servidores de mensagens via Tor.
Somente os dispositivos clientes armazenam perfis de usuários, contatos e grupos; as mensagens são enviadas com duas camadas de criptografia ponta-a-ponta.
Fonte: https://simplex.chat/pt_BR/