Executando verificação de segurança...
1

ShuHaRi: técnica oriental de artes marciais para carreira

O que é o ShuHaRi?

ShuHaRi, Shu Ha Ri ou Shu-Ha-Ri é um conceito de arte marcial japonesa que engloba o processo de aprendizagem em escala progressiva.

  • Shu quer dizer obedecer/proteger;
  • Ha significa romper/modificar;
  • Ri representa separar/superar.

A técnica, criada para o aprendizado dos lutadores, foi expandida para a aprendizagem de maneira geral.

Nos últimos anos, ela ganhou bastante força nas empresas, sobretudo nas que adotam o trabalho ágil. O conceito tem feito parte do universo da gestão de projetos, da gestão de suporte, da gestão do tempo e até da produtividade em diversas áreas.

Como funciona o ShuHaRi?
Como vimos, o ShuHaRi descreve os estágios de aprendizado na ordem que ele deve acontecer. A trilha por cada fase é o que permite a perfeição.

Na primeira delas, a Shu, as formas são repetidas do modo exato que o mestre ensina. Nesse momento, portanto, nos mantemos fiéis às técnicas.

Em seguida, no estágio de Ha, os padrões começam a ser alterados. Além das inovações que são feitas, passamos a compreender melhor as teorias, e ainda acrescentamos outros aprendizados à técnica.

Por fim, no Ri, a repetição é abandonada e dá lugar à criatividade. Podemos dizer que em Ri aprendemos com a nossa própria prática.

Como aplicar o ShuHaRi na carreira?
Agora que o conceito já está esclarecido, é hora de aprender a aplicar o ShuHaRi na carreira. Vamos pelas etapas:

Shu
Se o Shu pertence à ação de obedecer, isso significa que é preciso ter alguém para impor.

E eu digo “impor” na melhor das intenções, no sentido de instituir, e não de coação e obrigação. No começo do ciclo de aprendizado, você precisa de uma pessoa que vai prover as orientações necessárias para a sua trajetória rumo ao sucesso. E mais do que isso: alguém que o ajude a identificar suas potencialidades e seus limites.

Nessa etapa, portanto, eu recomendo que você encontre um coach ou um mentor. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que o seu “mestre”, como se diz no universo das artes marciais, é alguém com conhecimento e experiência, além de capacidade de ensinar. Comece seguindo rigorosamente tudo o que ele tem para compartilhar.

Ha
O seu coach ou mentor vai mostrar o caminho que você deve seguir. A partir do seu ponto de partida e do objetivo que você espera alcançar, ele vai traçar as melhores rotas e te ensinar como percorrê-las. Após aprender tudo o que você terá que fazer, é hora de praticar.

Quanto mais você praticar, maior será o domínio do conhecimento e das técnicas. Coloque todo o seu empenho nessa etapa, agindo com foco e disciplina para driblar os obstáculos e se superar.

Ri
Chegamos à última etapa do Shu Ha Ri. Relembrando o conceito, o estágio Ri é caracterizado pelo aprendizado com a própria prática. Depois de assimilar os ensinamentos do seu coach ou mentor, e de desempenhar o trabalho, você atinge o ponto alto do aprendizado.

Isto é, o desenvolvimento das suas habilidades. Aplicando isso na carreira, é nesse momento que você se torna apto a criar e até mesmo a ensinar. Aí sim, você pode dizer que tem o domínio do conhecimento e das técnicas.

Carregando publicação patrocinada...
1