Executando verificação de segurança...
1

Radius - Microsoft apresenta plataforma de aplicativos nativa da nuvem

A plataforma Radius de código aberto permite que desenvolvedores e operadores colaborem no fornecimento e no gerenciamento de aplicativos nativos da nuvem em nuvens públicas e infraestrutura privada

A Microsoft lançou o Radius, uma plataforma de aplicativos de código aberto nativa da nuvem que permite que desenvolvedores, equipes de TI e engenheiros de plataforma colaborem no fornecimento e gerenciamento de aplicativos em nuvens públicas e infraestrutura local.

O Radius foi lançado em 18 de outubro pela equipe de incubações do Microsoft Azure. A plataforma oferece suporte à implantação de aplicativos em nuvens privadas e nas nuvens Microsoft Azure e Amazon Web Services , com suporte para mais provedores de nuvem que virão.

O Radius se destina a fornecer os seguintes benefícios em sua versão inicial:

  • Uma experiência de desenvolvimento simplificada e consistente, com a mesma definição de aplicativo usada para implantação em qualquer provedor de nuvem ou no local.
  • Padronização e dimensionamento de implantações com uma separação clara de preocupações entre desenvolvedores e operadores. Modelos predefinidos automatizam o provisionamento de configurações de infraestrutura e ambiente.
  • Um gráfico de aplicativo que fornece visibilidade dos recursos e relacionamentos que compõem um aplicativo.

O Radius, acessível em radapp.io , foi projetado para atender a uma situação em que os aplicativos se tornaram mais complexos e o gerenciamento deles na nuvem se tornou cada vez mais difícil. Os aplicativos nativos da nuvem são compostos de serviços interconectados e implantados em diversas nuvens públicas e infraestrutura privada.

Embora o Kubernetes seja um facilitador chave de aplicativos nativos da nuvem, muitos usuários criam abstrações sobre o Kubernetes, geralmente focadas na computação, para contornar suas limitações, disse a Microsoft. Mas o Kubernetes não tem uma definição formal de aplicativo, mistura conceitos de aplicativo e infraestrutura e é complexo. Os desenvolvedores também costumam descobrir que seus aplicativos precisam de mais do que Kubernetes, incluindo suporte para dependências como APIs, front-ends, armazenamentos de valores-chave e caches, disse a empresa.

Radius oferece suporte a Kubernetes e ferramentas de infraestrutura como Terraform e Bicep, integra-se a sistemas CI/CD como GitHub Actions e ajuda os desenvolvedores a ver e compreender todos os componentes de seus aplicativos. Quando novos componentes são adicionados, o Radius os conecta automaticamente, cuidando de permissões, cadeias de conexão e outros problemas, disse a Microsoft.

Além disso, o Radius garante que a infraestrutura em nuvem usada pelos aplicativos atenda aos requisitos de custos, operação e segurança. Esses requisitos são capturados em “receitas”, definidas por operadores de TI, engenheiros de plataforma ou engenheiros de segurança. A documentação do projeto Radius pode ser acessada no GitHub .

Carregando publicação patrocinada...