Podman Desktop, uma alternativa ao Docker Desktop de código aberto
O Podman Desktop é uma alternativa gratuita ao Docker Desktop, oferecendo uma excelente opção para desenvolvimento local. Ele possui um conjunto de recursos semelhantes ao Docker, mantendo-se totalmente de código aberto, permitindo evitar as implicações de licenciamento do uso do produto Docker.
O Podman é um mecanismo de contêiner OCI que pode ser utilizado como substituto do Docker. A CLI do Podman é intencionalmente semelhante à do Docker, permitindo que você converta a maioria dos comandos simplesmente substituindo "podman" por "docker", como "podman run" ou "podman push".
O Podman Desktop é uma interface gráfica oficial para a funcionalidade do Podman. Além de envolver a CLI do Podman, ele inclui recursos extras, como integração com Kubernetes e extensões de terceiros. Com o Desktop, você pode interagir convenientemente com contêineres e recursos relacionados em sua estação de trabalho, evitando a necessidade de executar comandos no terminal.
Para começar, certifique-se de ter o Podman CLI regularmente instalado antes de usar o Podman Desktop. O Desktop precisa detectar a CLI para gerenciar seus contêineres. Você pode encontrar instruções detalhadas de instalação nos documentos do Podman.
Em seguida, faça o download da versão mais recente do Podman Desktop no site do projeto. Alternativamente, você pode usar um dos seguintes comandos para instalá-lo usando o gerenciador de pacotes do seu sistema:
Windows: winget install -e --id RedHat.Podman-Desktop
macOS: brew install podman-desktop
Linux: flatpak install --user flathub io.podman_desktop.PodmanDesktop
Agora você pode iniciar o Podman Desktop. Você verá que o Podman foi detectado com sucesso. A tela inicial também mostrará outros ambientes de contêiner disponíveis em seu sistema, como uma instalação do Docker Engine.
A interface do Podman Desktop é dividida em cinco seções principais, que podem ser alternadas usando a barra lateral esquerda. Há também um menu de Configurações separado, acessado na parte inferior da barra lateral, onde você pode configurar seus mecanismos de contêiner, ativar proxies HTTP e fornecer credenciais de registro de imagens.
Melhores detalhes a seguir