O que é um diagrama de espinha de peixe?
Aprenda como chegar à causa raiz de um problema criando um diagrama de espinha de peixe, uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos.
Um diagrama espinha de peixe , também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta útil para identificar a causa raiz de um problema. Ele permite que você liste todas as causas potenciais que podem estar contribuindo para o efeito que você está experimentando no momento. Esse recurso visual assume a forma de uma espinha de peixe, daí seu nome, e é comumente usado durante sessões de brainstorming.
Para criar um diagrama de espinha de peixe, organize as possíveis causas no lado esquerdo, categorizadas em diferentes categorias de causa. Estes constituem os "ossos" do peixe. No lado direito, você coloca o efeito ou problema que está investigando – a “cabeça”. Essa estrutura fornece uma maneira rápida e fácil de visualizar as várias causas associadas ao efeito.
Como criar um diagrama espinha de peixe
Veja como construir um diagrama espinha de peixe:
1. Forneça uma declaração do problema.
Uma declaração de problema é o efeito ou problema que você está investigando e vai em uma caixa com uma seta apontando para ela no lado direito de uma página do flipchart, como se formando a cabeça do peixe. Todos na equipe concordam com a definição do problema.
2. Defina categorias de causas principais.
Forme o esqueleto do seu diagrama de espinha de peixe com as principais categorias de causas, que você conecta ao backbone. Para encontrar essas categorias, faça uma sessão de brainstorming com sua equipe. O número de categorias que você cria varia de acordo com seu setor e o problema que está resolvendo. Por exemplo, se você trabalha na manufatura, suas principais categorias de causa podem ser funcionários/pessoas, equipamentos e máquinas, processos e procedimentos, materiais, fatores ambientais e procedimentos de medição.
3. Faça um brainstorm das causas.
Agora que você tem suas principais categorias de causas definidas, reserve um tempo para fazer um brainstorming de possíveis causas. Você pode usar as categorias como forma de gerar ideias ou apenas listar quantas causas puder pensar em equipe.
4. Categorize as causas.
Percorra sua lista de causas e adicione-as à categoria apropriada em seu diagrama. Essas causas se tornam as costelas do seu diagrama, unindo as categorias à espinha dorsal.
**5. Descubra as subcausas. **
Para cada causa identificada, aprofunde-se fazendo perguntas eficazes, como: “Por que isso acontece?” Isso causa camadas de ramificações ou “ossos” no diagrama.
6. Identifique as causas principais.
A etapa final é identificar as causas principais do efeito ou problema na declaração do problema. Para fazer isso, observe as causas que aparecem com mais frequência e em mais de uma categoria.