JMAP - O padrão de correio moderno (Alternativa ao IMAP)
JMAP é um padrão de API aberto e amigável para desenvolvedores, que permite gerenciar e-mails de forma mais rápida em aplicativos e clientes modernos. Ao contrário das APIs de e-mail proprietárias limitadas ao Gmail, o JMAP oferece uma alternativa aberta. Trata-se de um padrão de e-mail moderno e muito necessário, que promove a abertura e possibilita inovações.
Existem diversas razões pelas quais o JMAP é considerado superior ao IMAP. Ao contrário de ser apenas uma conversão de IMAP para JSON, o JMAP é um protocolo completamente novo. Foi projetado para aproveitar os recursos de rede de forma mais eficiente e ser mais fácil de trabalhar para os desenvolvedores. Além disso, busca estabelecer-se como o melhor protocolo para e-mails, sendo um padrão aberto novamente. Sua concepção baseia-se em anos de experiência e experimentação no Fastmail, bem como em diálogos com outros importantes desenvolvedores de MUA/MTA, garantindo uma compreensão abrangente das necessidades comuns da indústria.
O JMAP possui um protocolo sem estado, o que significa que não requer uma conexão persistente. Isso é especialmente vantajoso para uso móvel, onde o acesso à rede pode ser intermitente e a conservação da vida útil da bateria é importante. O JMAP permite que o rádio seja desligado sempre que possível.
Os IDs no JMAP são imutáveis e não devem ser visíveis para o usuário. Isso simplifica a nomenclatura de pastas, tornando-a mais semelhante a sistemas de arquivos, como NFS, que utilizam inodes em vez de uma hierarquia baseada em nomes. Além disso, a renomeação de pastas é facilmente detectada e a sincronização é feita de forma eficiente.
Eu quero usá-lo para construir um cliente. O que eu preciso saber?
Leia o "client guide" para ter uma ideia de como funciona. Então você vai querer encontrar um servidor JMAP para testar.
Fonte: https://jmap.io/