Escolhendo equipes em IA
Ontem, a Databricks anunciou sua intenção de adquirir a Mosaic por US$ 1,3 bilhão . Talvez não por coincidência, a Snowflake anunciou uma parceria mais profunda com a Nvidia para oferecer aos clientes modelos e treinamento na plataforma Nemo da Nvidia.
As nuvens estão escolhendo equipes em um dos deslocamentos mais importantes do software.
Nuvem <- -> Infraestrutura LLM
Microsoft <- -> OpenAI
Snowflake <- -> Nvidia
Databricks <- -> Mosaic
Google <- -> Anthropic
Oracle <- -> Cohere
Amazon <- -> HuggingFace
A Microsoft investiu mais de US$ 10 bilhões, além de esforços de desenvolvimento significativos para trabalhar com o OpenAI. Além disso, a Microsoft e a Snowflake anunciaram uma parceria mais profunda de entrada no mercado de IA com a Snowflake .
A parceria da Snowflake com a Nvidia posiciona a nuvem da Snowflake como uma plataforma de infraestrutura mais ampla.
A DataBricks, cujos negócios giram em torno da operação da Spark em ambientes de clientes, anunciou planos para adquirir o Mosaic, um sistema de gerenciamento e treinamento de modelo verticalmente integrado que funciona em cargas de trabalho semelhantes.
O Google investiu centenas de milhões na Anthropic , complementando seus esforços com o Google Brain.
A Oracle fez um paralelo com a parceria OpenAI da Microsoft com a Cohere, investindo e buscando criar um produto para a nuvem da Oracle com a Cohere .
A Amazon anunciou HuggingFace LLMs em seu produto Sagemaker , abraçando a comunidade de código aberto.
A Cloudflare, que tem visto um grande interesse em seu produto de armazenamento R2 para treinamento de modelo por causa de uma infraestrutura de armazenamento de custo mais baixo, fez uma parceria com a Mosaic . Não está claro como a aquisição da Databricks pode mudar esse relacionamento.
Os players de infraestrutura em nuvem estão escolhendo equipes dentro da camada de infraestrutura. A maioria dos principais players de nuvem escolheu um parceiro LLM e talvez escolha vários.
Para startups que criam aplicativos e infraestrutura baseados em LLM, isso altera o cálculo de seleção de uma nuvem. Cinco anos atrás, muitas startups optaram pela AWS por créditos generosos, amplo catálogo e ritmo rápido de inovação.
Os aplicativos habilitados para LLM exigem que os dados do cliente sejam treinados, levando a segurança dos dados ao topo da lista para a maioria dos compradores corporativos. As startups podem começar a escolher nuvens para alcançar uma determinada classe de cliente, as promessas de segurança fornecidas pelas plataformas subjacentes e, em seguida, algoritmos e custos disponíveis.
O acesso a modelos específicos pode ser considerado, mas, devido aos rápidos avanços no código aberto, essa vantagem provavelmente diminuirá com o tempo.
Fonte: https://tomtunguz.com/