Executando verificação de segurança...
3

Tenho 14 anos de profissão, 2 deles em empresas brasileiras e o restante trabalhando pra fora. Nenhuma delas nunca exigiu diploma. Lembro-me do on onboarding em um dos maiores produtos em que trabalhei,na Blackboard, 150 Milhões de usuários ao redor do mundo, simplesmente insano, na apresentação eles pediram para falar sobre como e quando voce entrou na area e 70% dos novos candidatos tinha outra formação, achei aquilo fantástico. Você precisa aprender de alguma forma, é uma área extremamente inclusiva onde a experiência contribui demais com a formação do indivíduo. Também tenho wue mencionar que trabalhei 6 anos na Siemens com kernel para sistemas embarcados e nenhum candidato, NENHUM, passou sem ter tido formação acadêmica. Alguns entrevistados tinham conhecimento de C mas não sabiam, por exemplo, lidar com registradores de maneira satisfatória. Basicamente, a area é extremamente ampla e tem lugar sobrando, mas a formação permite ir além, ou te da acesso de maneira mais rápida, te permite fazer algo diferente ou, de maneira simplória, te dá o empurrão e o networking necessário para um passo gigantesco pois o início sem experiência e apenas com bootcamps no currículo será árduo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acho que a formação acadêmica é o caminho para a grande maioria das pessoas. Porque te a orientação necessária pra poder escolher qualquer área. Sem ela, é um desafio muito grande conseguir separar o que é só barulho vs o que é realmente necessário. Só com uma experiência (e maldade) maior você consegue fazer isso. E muita gente não tem isso no começo, especialmente se não tiver uma mentoria mais dedicada de alguém com mais exp. Algo que vc consegue na faculdade

Obrigado pela contribuição!

2

sim, com certeza. O processo de formação academica, também é muito interessante na construção do profissional no sentido de criar resiliência, prepara para trabalhar com prazos e em equipe. Não é o modelo perfeito, mas é o mais completo. Vale mencionar que profissionais sem formação acabam se sujeitando a ambientes de trabalho insalubres em busca de experiência. No entanto o acadêmico precisa aproveitar ao máximo o contato com o corpo docente e a troca de experiência com os colegas, esse é o maior diferencial e se torna um grande atalho. Eu nao sei como cheguei aqui, mas sinto falta dessas discussões que formam a base, o pessoal está muito preocupado em relação a qual framework da moda usar e estamos esquecendo de criar conteudo para ajudar na tomada de decisão em relação a "o que vou ser e como vou fazer para chegar lá". O que eu sinto que é um gap gigantesco, independente de formacao academica pois é algo transcendente é o domínio da língua inglesa, mas é assunto para oitro tópico.