Executando verificação de segurança...
4

Acredito mais no "caminho do meio".

Esses repositórios são muito importantes, mas pq nos mostram opções.

Tem muita coisa que eu não preciso de JS pra fazer. Bastava um CSS Boladão em Sass que eu tinha um resultado semelhante e até mais leve...
Porém eu gasto menos tempo fazendo isso em JS, de forma mais confortável... como tempo é dinheiro, pra muitas coisas como uma prova de conceito tá ótimo!

Acredito que quase tudo tem alternativa em programação e desenvolvimento, e cabe a quem mete a mão na massa escolher o que se sente mais a vontade.
Acho até que são divertidas essas coisas de tentar fazer algo de uma forma mais raiz, ou alternativa...
Coisas assim me fazem sempre pensar antes de escrever mais um scriptizinho "hummm sera que preciso mesmo dessa func, ou só mais umas linhas de estilo dão conta?.."

E acho que esse é o maior ganho com essas iniciativas.

Carregando publicação patrocinada...
1

Concordo plenamente, já que no mundo do desenvolvimento, seja ele front ou back, existem várias formas de se chegar ao mesmo resultado sim, mas deve se analisar de como cada solução afeta o resultado final, uma solução por exemplo pode ser vantajosa para um sistema A, mas desvantajosa para um sistema B.

1

Concordo.
Se pararmos pra pensar todos esses frameworks de Javascript tem essa mesma ideia, o motivo do Jquery ter conseguido se popularizar tanto no começo da internet não era porque ele fazia algo que o Vanilla Js não faria na época e sim por uma questão de facilidade escrever algo.

Então mesmo que eu não precise do Jquery. Da mesma forma que eu não preciso usar o Javascript só por ser mais rápido as vezes vale a implementação

O fato é que mesmo com o Js fácil hoje em dia tem muita gente que ainda prefere Carregar o Jquery por que escrever $('#div').load('item.html'); é muito mais facil do que escrever:

let request = new XMLHttpRequest();

request.open('GET', 'item.html', true);

request.onload = function() {
    if (request.status >= 200 && request.status < 400) {
        let resposta = request.responseText;
        document.getElementById('div').innerHTML = resposta;
    };
};

request.send();