Executando verificação de segurança...
3
RGC
1 min de leitura ·

[ Razor Pages >=? Java Server Pages/Faces ]

No universo do desenvolvimento, tanto em Java quanto em .NET, deparamo-nos com legados que por vezes podem parecer desafiadores, como é o caso das tecnologias JSP/F no ecossistema Java e das Razor Pages no mundo .NET.

Gostaria de ouvir a opinião de profissionais que atuam em ambos ecossistemas: Java e .NET. A questão que surge é: vale a pena investir tempo aprendendo essas tecnologias, mesmo considerando que são consideradas legadas? Ou seria mais vantajoso focar em desenvolver uma aplicação 100% back-end e, posteriormente, implementar uma SPA? por exemplo seria um bom caminho desenvolver um crud: Servlet + JSP + JDBC ou melhor ir direto pro spring?

Essa pergunta pode parecer simplista para iniciantes como eu, uma vez que estudo .NET por razões de mercado e Java por exigências da faculdade (ainda que esteja aberto a oportunidades profissionais em ambas). Uma dúvida adicional que se apresenta é se realmente faz sentido dedicar ao estudo de duas tecnologias semelhantes, considerando a sensação de que talvez esteja desperdiçando tempo, em vez de concentrar-me em uma única direção.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu só posso falar de uma delas. Por que acha que Razor Pages é legado? É uma das tecnologias mais novas criadas no ecossistema dos ASP.NET e bastante recomendada pela Microsoft.

É verdade que o .NET 8 trouxe grandes melhorias no Blazor e agora com o SSR tem algumas pessoas falando que pode ser melhor usar essa nova tecnologia no lugar de Razor Pages, pelo menos na maioria dos casos. Algumas pessoas dizem que ele é tão bom que até MVC é bem substituído. Eu ainda não sei, preciso avaliar melhor, mas ouvi de algumas pessoas bem confiáveis.

E tem a vantagem que você pode começar com SSR e com esforço quase zero transformar em um SPA com Blazor Server que carrega rápido e tem algumas outras vantagens que não vou citar aqui porque parece não ser o foco. E depois pode deixar ele automaticamente ir baixando os componentes para o browser e passar executar todo no cliente, aliviando o servidor e dando melhor experiência ao usuário, até pela latência e performance melhores, e oferecendo outras vantagens, como poder rodar offline. É uma tecnologia sensacional.

Eu não posso deixar de dizer que eu não sou fã de aplicação web (diferente de websites) e que dá para ter todas as vantagens da web e outras que a web não tem em aplicação para o desktop (eventualmente mobile, mas aí a questão é um pouco mais complicada de decidir por questões mercadológicas). Ao mesmo tempo tenho que dizer que se vai de web mesmo, então o Blazor parece a grande solução, até já começa ter vantagens que nenhuma outra tecnologia oferece e poderia até convencer quem não costuma usar C# (até então o Blazor era mais desejado por quem já usava .NET do backend).

Mas Razor Pages não está abandonado e ainda pode fazer sentido para muita gente, especialmente quem tem bastante invenstimento nisso. E algumas pessoas semrpe vão demorar um pouco mais para investir em tecnologias mais novas, RP já está madura, Blazor no gerla também, mas não para as features mais novas.

O que funcionará melhor para você eu não sei. Conhecimento nunca é demais. Mas é claro que, por questão de tempo disponível, alguns podem fazer você abrir mão de alguma outra coisa que poderia ser mais vantajoso.

Eu se fosse você não perderia tempo com nada de Java, é o únjico grande motivos de dizer isso é por viés :D

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Legado por estar no mercado a anos. Já desenvolvi um pouco do razor e achei bem fácil e organizado, ao contrário de JSP que nunca codifiquei e vejo muita gente falar mal.

As vezes fico pensando em seguir com .NET, mas a produtividade que o vscode oferece é MT baixa, Aida mais com aquela extensão dev kit que está bugada por enquanto.

1

Então usa o Visual Studio e seja feliz. Em alguns casos pode ser interessante o Rider. Com outra tecnologia como vai ter boa produtividade? AInda mais se a própria tecnologia não entregar isso.

1

Valeu! Vou seguir sua sugestao, Maniero!

última pergunta, por que não considera razor como legado?

1

Porque não é. Até uns dias atrás era a tecnologia mais nova para a tarefa (a mais nova não foi criada para substituir ou ser melhor que Razor Pages, embora algumas pessoas estão dizendo que farão assim, e nem é algo novo, é algo com uma forma nova de usar). Continua plenamente mantida e recomendada. Como isso pode ser legado? A nãor ser que você seja dos que acham que logo em seguida que foi lançado é legado, mas aí tudo é legado. É como dizer que já é história o que aconteceu 1 segundo atrás. RP é presente, não é passado. É só um presente que começou há alguns anos. Não é algo que morreu mas ainda circula por aí.

Você pode dizer que é uma porcaria, que não atende sua necessidasde, ou uma série de coisas subjetivas e que podem ser falsas, mas legado só pode dizer se tiver uma definição muito específica do que é legado.

legado
A forma legadopode ser [masculino singular particípio passado de legar] ou [nome masculino].

legado
(le·ga·do)

nome masculino

  1. Aquilo que se deixa por testamento a quem não é herdeiro forçoso ou principal.

  2. O que é transmitido a outrem que vem a seguir.

"legado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/legado.

1

entendi! tinha um pensamento muito diferente em algo "legado". por falta de pesquisamento, o legado seria algo tecnologia X, lançada a anos atrás.