Executando verificação de segurança...
2

[REGISTRO - 001] decisões, reflexão intensiva

quinta, 21 de dezembro de 2023.

ontem, tinha entrando em um estado de "reflexão intensiva" (é o melhor jeito que consegui descrever minha situação). isso ocorreu depois que li alguns posts sobre javascript, typescript, nodejs, desenvolvimento web no geral. eu estava em uma zona de conforto que eu nem sabia que existia (fato tanto irônico, já que zona de conforto é algo que eu sempre tento sair).

percebi que eu estava nessa stack somente porquê era fácil de colocar os "meus" planos em linhas de códigos, e finalmente estava conseguindo fazer algo (depois de quase 2 anos estudando na área). mas acabou, isso foi embora, esse post fez isso, mais espeficadademente, esta resposta.

no início, foi uma mistura de vários sentimentos: dúvida, tristeza, angústia, encorajamento, desencorajamento e, talvez, raiva, raiva de mim mesmo por ter lido, até o final.

não quer dizer que eu esteja totalmente certo do que eu vou fazer ou quero fazer ou seja lá o que eu faça. mas eu percebi que, apesar de não querer, eu estava sendo mais um.

eu tenho, talvez a pobre esperança, de querer ajudar o mundo. me digam, será que é possível ajudar os outros sendo que você mesmo não se ajuda? não busca melhorar.

dúvidas e dúvidas me rodeam todos os dias. pensei em ser egoísta ir continuar o meu caminho, pois eu queria ganhar dinheiro o mais rápido possível para ajudar os meus pais, mas isso iria contra tudo que luto hoje. e, parando para pensar, talvez eu tenha sido egoísta do mesmo jeito, na verdade mais ainda.

"só sei que nada sei".

quando mais se sabe você percebe ainda mais que nada sabe.

nos 16 anos de minha vida, sempre tive a ajuda de outras pessoas. e agora, que tenho que andar com as minhas próprias pernas, eu não sei. a culpa são delas? não, é minha. toda minha, eu sei. mas por quê?

será que devo desistir? procurar fazer outra coisa? tenho que continuar. confiar em quem eu não confio, eu. tem algo que me força a continuar e eu não sei o que é.

"lute, lute", uma parte minha diz isso; a outra: "pare, pare".

sempre tive problema com decisões, porque, talvez, nunca as fiz de maneira "consciente", deixava que o tempo as resolvesse. agora colho o que plantei. então, eu tenho que saber o que planto para colher o mesmo.

registro 001 - desabafo sobre minha situação. palavras chaves: desisão, reflexão

Carregando publicação patrocinada...
1

Parabéns. Minhas postagens servem para isso. Fico orgulhoso de ser uma gota que ajudou a criar essa consciência. É o primeiro passo para evoluir. De um jeito ou de outro. Continuando na web, usando JS, ou não. A maioria das pessoas têm dificuldade em enxergar que estão na zona de conforto, eu mesmo devo estar em algumas e não sei. Me alegra muito quando recebo esse feddback, porque também recebo pancadas, como se eu estivesse causando mal para as pessoas que estão sendo cutucadas (até causo mal, mas sou só o gatilho, as pessoas tem problemas psicológicos que precisam ser tratados, não dá para jogar embaixo do tapete).

Eu lamento pelas pessoas que ficam pelo caminho e se tornam apenas haters de mim. Mas eu também sou humano (mesmo que alguns achem que não :D) e preciso ouvir que estou fazendo o certo. Todo mundo precisa. Não quero ser iludido, e acho que tenho que receber críticas também, porque eu chego a passar do ponto em alguns casos. Mas tenho tentando melhorar, às vezes consigo, às vezes não, até porque tenho limitações de comunicação.

Boa reflexão de primeiro se ajudar para ajudar o mundo. Claro que dá para fazer as duas coisas, até porque você nunca vai parar de precisar se ajudar. Infelizmente eu carrego o peso do mundo. Tenho que melhorar nisso.

Ganhar dinheiro é bom, se não for o objetivo final. Cada dia mais, até por influências ruins dos tempos modernos, as pessoas estão fazendo do dinheiro um fim. Tudo tem seu momento, tem casos que não temos boas escolhas e temos que fazer uma coisa ruim para não fazer uma péssima. Tudo tem que ser analisado, não tem um caminho único certo. A vida é tão mais complexa.

Se tem 16 anos, está acima da média.

Andar com as próprias pernas é das coisas mais importantes que as pessoas precisam aprender (antes aprendiam, hoje não). E não pense que eu tirei isso da cartola. Muita gente absurdamente melhor que eu, até por estudarem profundamente o assunto é que me ensinaram.

Tomar decisões é difícil mesmo. Mas tem que tomar. E vai errar. Não importa. Quem fica parado é poste.

Entendi que minha função no mundo, pelo menos profissionalmente, é dar as pacnadas que as pessoas não tiveram das pessoas que deviam dar. Desculpe dizer isso, mas tem muita falha dos pais, dos professores e outros (não vou falar dos influencers, porque esses "nasceram" para te prejudicar mesmo, os outros não, e não vou explicar aqui).

Desejo o melhor para todos.↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).