Executando verificação de segurança...
6

[ Reflexão ] Ações simples que ajudam na hora de codar

Introdução:

Não é novidade para ninguém que existem pequenas técnicas que ajudam os programadores no dia a dia, e muitos tendem a aderir a essas técnicas, e não há problema algum com isso. O meu ponto neste post não é focar em técnicas que vão te fazer aprender mais rápido ou ser um Steve Jobs da vida, e sim export o fato de que antes de aplicar qualquer técnica, algumas pequenas ações e pensamentos ajudam tanto na hora de codar, quanto na aplicação de alguma técnica alheia.

Aviso 1

Vou expor pensamentos e ações que eu considero importante para um melhor desenvolvimento comigo. Funcinou comigo, não sei se vai funcionar com você. Ou seja, não estou promovendo a ideia de que se você fizer tal coisa, você irá ser melhor. Neste post estou apresentando apenas pontos que funcionaram comigo, se quiser testar no seu dia a dia, sinta-se livre, mas tenha em mente o que eu disse a pouco.

Aviso 2

Desde já, peço desculpas por eventuais erros ortográficos! Recentemente percebi que foquei tanto em programação que esqueci de revisar o fundamental, o português, mas sigo melhorando. Portanto, se ocorrer erros de pontuação, coerência e etc, é por este motivo. Farei uma revisão em cima para a captação de erros, mas, sempre passa um ou outro despercebido.

Sem mais delongas, vamos entrar no main topic.

Não insistir no mesmo método:

Talvez seja clichê essa, mas por algum motivo, mesmo várias pessoas aconselhando a usar abordagends diferentes, insistem no mesmo método. Isso aconteceu comigo bem no ínicio do JavaScript. Eu queria porque queria que funciona de um jeito, mas no fim, era de uma forma completamente diferente, com menos código e mais otimizado. O que ficou, foi a lição.

Se você é desses ainda, eu humildemente aconselho a repensar seu pensamento. Cada problema tem suas respectivas soluções. Não tente encaixar uma "solução" em um problema onde na verdade, não encaixa ali, e vejo isso muito com POO. Para tudo querem usar POO, mas existem outras formas de abstrair problemas. Reflita!

Insanidade é fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes ~ Einstein

Codar de cabeça cheia:

As vezez seu dia no trabalho/casa está tão cheio, que você não tem juízo para pensar em nada, e mesmo assim, tenta codar. Isso só contribui para um Bernaut. Você vai achar que o problema é você e que não presta para nada, mas isso não é verdade! Existem momentos em que devemos parar tudo, e descansar... Depois de aliviar a mente, você pensará com mais clareza e vai conseguir resulver aquele bug, terminar uma determinada demanda e etc.

Não tenha medo de descansar, você não é fraco por isso, você é humano. Certa vez tentei estudar depois de um dia cansado com outras demandas, ia codar e achava que o problema estava entre a tela e a cadeira, de fato, tem um problema, mas que é resolvido com um bom descanso.

O descanso é a chave para a produtividade e a criatividade. Permita-se recarregar suas energias para voltar ainda mais forte. ~ Desconhecido

Querer resultados sem esforço

Hoje o que mais tem são pessoas querendo tudo sem fazer nada... Fazer muito não quer dizer que vai ganhar muito, e o contrário também funciona. O ponto é que não importa o que seja, você deve colocar algum determinado esforço naquelo que faz. E quando eu digo esforço, não quero dizer que é sentar na cadeira e ficar codando de todo jeito até dá certo, isso ai é ser burro...

Se esforçar é traças uma rotina, dormir bem, saber que algumas coisas precisam ser sacrificadas e o ponto chave, ter estratégia de estudos. O simples pensamento: "Será que estou no caminho certo?" pode mudar isso. De tempos em tempos se pergunte isso. Compare os resultados que você almejava para os que conquistou agora.

Como você estuda é mais importado do quê você estuda ~ Akita

Medo de perguntas

Isso aqui geralmente é derivado do ensino de merd# das escolas. As vezes, o aluno tenta tirar uma dúvida com o professor, e só falta humilhar o aluno pela a falta do entedimento do assunto... já presenciei casos pessoalmente. Existe também aquela zueira irracional dos amigos quando você não entende algo, que agrava mais ainda.

Se você tem esse medo ainda, mude. Sem questionar, você não vai muito longe nesta área. Sei que nos primeiros momentos é difícil mudar, pois até então sua realidade é outras, mas toda mudança é uma transição, não precisa ser instantânea.

Pare de questionar e perca a capacidade de pensar ~ Pandora Hearts

Seguir a onda

Não tem muito o que dizer aqui. Se você é do tipo que costuma seguir apenas a onda da alta comteporânea, bom, ao menos eu, não recomendo. Não há nada de errado em aprender novas tecnologia, é o ideal, inclusive. Porém, muita gente acha que só existe as que estão em alta no momento.

Vamos olhar para o React, está sempre em alta, mas na prática, é menos eficiente que um Angular, pois o ecossistema do Angular é mais robusto e completo, já o React precisa de diversas dependências para quase tudo... Falo isso, pois uso React, mas não estou preso a ele.

O ponto é que não só existe aquilo que está em alta. Tecnologias como PHP paga a conta de muita gente. Vue.js tem muito espaço e Java não é tão ruim quanto falam, só é mais argumentativo, no entanto, isso é besteira! Sempre busque aprender ferramentas, independemente de sua popularidade.

Não siga apenas a multidão; muitas vezes, a estrada menos percorrida é onde se encontram as maiores oportunidades e descobertas. ~ Desconhecito

Conclusão:

Essas são algumas das ações e mentalidade que aplico em mim mesmo, antes de fazer qualquer outra coisa relacionada a programação. Tem funcionando até o momento. Volto a reforçar que este é o meu caso caso, e não estou promovendo nada como se fosse aqueles cursos de ganhar 20k em 6 meses.

Carregando publicação patrocinada...
4

Escrever o problema e criar diagramas ajuda bastante também, gosto sempre de desabafar ou escrever sobre o problema quando não vejo mais solução.. parece que abre uma porta nova na cabeça. Precisamos ter cuidado com ir sempre na modinha da nova tecnologia, pois tudo costuma ser mais fácil e com isso muda a nossa percepção sobre as tecnologias antigas. Um java acaba pegando aquela cara de verboso quando vc esta apenas atrás de aprender python ou ruby.

2