Executando verificação de segurança...
1

Cara excelente teu comentário. Eu só discordo em um ponto, que é sobre os livros. Eles são importantes, mas ao meu ver seria um "auxiliar" ou solidificar o conhecimento. A documentação é a maior e melhor fonte de conhecimento sobre qualquer coisa, tanto que qualquer livro é basicamente um resumo da documentação. Não que livros sejam ruins, cada um tem seu modo de aprender. Estou apenas apresentando uma alternativa :)

Carregando publicação patrocinada...
3

qualquer livro é basicamente um resumo da documentação

Acho que deve estar lendo livros ruins, sua frase é como dizer que qualquer livro é um compilado de um dicionário ou enciclopédia.

Existe alguma documentação oficial de algoritmo?


Bons livros, tutoriais, blog posts e etc, até o momento são excelentes fontes para estudos. Eles apresentam o uso de uma ferramenta aplicada em um contexto, e isso é o que falta em boa parte das documentações das linguagens, algumas como TypeScript até adicionam um tipo de "Getting Started" mas não fazem parte da documentação mesmo estando no mesmo site.

Me arrisco a dizer que não há nenhum programador de excelência hoje em dia que não estudou livros durante a carreira, principalmente os fundamentos da programação.


Quando comecei a programar, 2 décadas atrás, diziam que a documentação do PHP era uma das melhores documentações de linguagem que existia, até hoje ela é mais ou menos do mesmo jeito. E é impossível aprender e criar uma aplicação real apenas com a documentação do PHP, da mesma forma com Python, Java e etc.


Para bibliotecas e frameworks da moda, acredito que a documentação é a fonte mais importante, pois essas tecnologias mudam constantemente (vide o NextJS, todo hora uma break change). Mas as linguagens são muito complexas e mudam muito devagar em relação as bibliotecas, com isso vale muito a pena além da documentação, investir em livros de bons autores.