Executando verificação de segurança...
2

Por um tempo que acreditava que queria me profissionalizar no Front-end, mas não há muito tempo eu decidi estudar Full-Stack justamente por conseguir entregar algo completo.

Eu particularmente estou no inicio, por isso comecei com Node.js para facilitar, e já esta me ajudando bastante no geral a entender certos mecanismos que eu não fazia ideia de como funcionava!

Agora mesmo, estou trabalhando em um pequeno projeto Full-Stack para por no portfolio. Conhecer os dois mundos realmente de da um lack de possibilidades.

Mesmo em projetos pessoais, a uma tendência a depender do Front-End Para UI ou do Back-end para API e Banco de dados. Não estar limitado a isso é bem libertador.

Porém... Ser Full-stack não é entender tudo, até porque é impossível. Ainda existem profissões especializadas como DevOps, Analisa de Dados, que um Full-Stack não pode susbtituir a menos que seja realmente profissional nisso (tem uma boa experiência).

Carregando publicação patrocinada...
1

Mas o quanto você acredita que já ter uma base no front te ajudou? O ponto não é se tornar fullsatck no incício da carreira(1 a 2 anos), é já nascer fullstack. Para mim essa decisão de aprender uma nova stack, exige minimamente uma maturidade no desenvolvimento. Nem que seja por um período de 6 meses no mundo real. Até pq, quando vc sai da bolha dos estudos, você percebe que quase tudo que vc aprendeu, foi apenas para internalizar os princípios e parte técnica, quase nada no mundo real é como a gente estuda. Como em qualquer profissão.

1

Ajudou e muito. Eu não iniciei com a ideia do Full-Stack, apenas no Front-end. Já faz 2 anos desde então. Por isso eu não tive uma dificuldade avassaladora.

Eu esqueci de mencionar, mas eu já tinha a lógica e a base da linguagem de programação quando tive a ideia de estudar full-stack. Um novato total pode acabar se perdendo.

2

Pois é. Por isso julgo que ser fullstack no início, não é viável. Ir passo a passo, ajuda muito a consolidar o aprendizado, e até novas liguagens/ferramentas.