O ano era 2020, pandemia, sem escola, apenas internet e um computador. Estive nessa mesma situação, fiz nada!
Não sei suas circunstâncias, o que fez e o que não fez, mas eu posso dizer uma coisa, da para mudar. Por muito tempo, mesmo sendo jovem, nos meus 15 anos na época, já me sentia sem solução por passar o dia todo jogando League of Legends e consumir pornografia desenfreadamente.
Ninguém vai te dar uma formula, porque não existe. Talvez esteja procurando uma solução para sua situação e chegou aqui. A boa noticia é que tudo está dentro de você, não precisa de nada externo.
O primeiro passa é identificar porque não fez nada. Jogou o ano todo? Fez nada só porque não quis mesmo? Pegou a onda dos amigos e chegou onde está hoje? Bom, identifique e aceite isso.
Comece com passos pequenos, como acordar todos os dias as 7 de manhã sem falta. Você vai falhar, não é linear, mas continue tentando e vai vir o resultado. Digo isso pois eu era do grupo que levantava as 11 horas ou 14 horas da tarde, hoje eu escolhi me levantar as 7:50 da manhã e tenho uma rotina de estudos autodidata e exercícios até as 18 horas, o que era inimaginável. Todo mundo consegue, mas é bem complicado no começo. Os 3 primeiros meses são os mais dificeis, mas depois disso o resultado começa a vir aos poucos.
Quer ser programador e não gosta de estudar? Separe 30 minutos e estude todos os dias durante estes 30 minutos até se sentir confortável com isto. Aumente para 1 hora, 2 horas até um limite que você ache que é bom e possa fazer constantemente.
Vai em onda de amigo? Esquece, eles não vão estar em seus piores momentos. Talvez você tenha aquele "mano" mais próximo, mas a vida é sua, e ele tem a dele. Só você pode se ajudar. Tudo vai, mas você fica. Invista em si mesmo antes dos outros. Talvez você encontre uma mulher com quem possa dividir sua tragetória, ai sim, você deve apoia-la ao máximo, e não deixar de fazer coisas que te aprimoram para ficar atoa zoando...
Comece com passos simples. Comemore pequenas vitórias. Se afaste de pessoas que te atrasam. Foque em você. Faça exercícios, em casa mesmo se não tiver dinheiro, mas com cuidado para não se quebrar que eu nem com um estiramento sério na virília.
Gosto muito deste anime: Hajime no Ippon. Na epoca eu assisti por assistir, mas reasisti tudo de novo, pois dispertou algo em mim, e nele eu consigo sentir a adrenalina que é se autodeciplinar, conquistar e continuar subindo aos poucos. O episódio 75 em especial é o meu favorito uma pose de vitória absoluta sobre si mesmo.
Bom, espero ter ajudado. Não desista de si mesmo! Não precisa levar a sério os downvotes. A verdade é que seu post não está no ambiente correto, pois aqui conversamos sobre tecnologia e relacionados. Algumas pessoas não curtem quando foge desta curva. Enfim, uma boa noite.