Desde sempre dizem que o Front-end vai acabar com o low-code, e até hoje é a melhor opção para criar algo realmente bom e otimizado.
Muitos back-end afirmam que um Front-end praticamente não digita código, apenas pinta botão. Mas no final de tudo, ainda é necessário o conhecimento de um profissional cujo não só aprendeu, como praticou as diversas técnicas de otimização do CSS, acessibilidade, modularzação, responsividade, validações no cliente, consumo de API, controle de cache, dentre outras coisas.
Com IA não vejo sendo diferente. Apenas vai facilitar. Quando você escreve código no dia a dia perceb que muita coisa se repete. Todo site que eu faço, tem aquele <nav>
que é praticamente a mesma coisa em todos os sites, raramente muda. Nesse aspecto, vai ajuda bastante.
Full Stack é muito mais estimulante, principalmente para quem, como eu, prefere avançar rápido e já mergulhar em desafios mais complexos.
Eu já cai nessa armadilha e eu falo um pouco disso aqui: Erros que me fizeram ser um programador mediano
Não tem atalhos, vai demorar mesmo. Sindo sincero, quando penso nos momentos do processo do que o resultado são os melhores do que os momentos que "estudei" correndo para alcançar o resultado.
Outro ponto a levar é que tudo demora, não é só na área de tecnologia. Se quiser realmente ser bom, vai demorar. Atualmente eu consigo fazer sites até rápido, numa velocidade aceitável, mas eu ainda não me considero bom pois cometi o erro de acelerar e muita coisa ficou para trás. Não caia nessa armadilha.
É preciso passar por uma série de cursos introdutórios antes de chegar a algo realmente completo, que ensine o processo do início ao fim.
Eu discordo. Você pode optar por uma faculdade. Se não quiser, vai ter que sentar a bunda e ler vários livros, bons livros, geralmente aqueles que os veteranos escreveram que são transcendentes.
Quando se trata de sintax e de como uma linguagem funciona, da para se virar com a documentação na maior parte das vezes, porém eu ainda recomendo ler livros relacionados, pois eles vão além de sintax e o resultado esperado de uma função.