Executando verificação de segurança...
1

[Open Source] Estou saindo da minha zona de conforto

Open Source

Eu parei de querer só focar em arrumar emprego e ficar quebrando a cabeça por causa de entrevista técnicas, currículo, milhares de certificações e portifólio. Estou indo para fazer o que eu ultimamente amo que é programar cansei de Framework Javascript ou Python da moda e irei fazer um projeto para comunidades que são de meu interesse e que eu estou gostando de ver projetos.

Vou codar em 4 linguagens que não são muito mainstream no Brasil e uma delas é do Brasil: Lua, C, C++ e Rust

Particulamente, amei os projetos em Lua:

Ver alguém codando por hobbie despertou a saudade que eu tinha de fazer códigos sem apenas pensar em pagar boleto com eles e sentir a que estou fazendo algo que agregue para mim.

Início

Estou começando a fazer uma contribuição em um livro Rust feito em mdbook (https://rust-lang.github.io/mdBook/) para Português Brasileiro porque o livro só se encontra em Inglês e Mandarim (Chinês). Acho interessante o conteúdo abordado pelo livro e vou trazer para meu idioma para mais pessoas que não tenham conhecimento no idioma possa ler também.

Conclusão

Vejo que cada dia que a área de programação e TI se torna mais popular mais pessoas rasas entram na área sem a vocação e amor pela profissão, mas é uma visão autuista minha que beira o exagero pensar desse jeito, porém continuo a amar minha área mesmo com os problemas que ela passa. Quero fazer o que amo, mas também pagar as contas e fazer código Open Source me ajuda com portifólio.

Gostaria da opnião de você sobre fazer código e contruibuir gratuitamente para a comunidade.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu infelizmente sou muito preconceituoso com o pessoal novo que chega pagando de sabedor das coisas.

Essas últimas semanas onde eu trabalho ingressou uma estagiária no time do suporte que é tudo o que eu mais odeio nessa nova geração, ela já chegou metendo banca de dev, com 19 anos apenas disse que já desenvolveu aplicações para clientes, que contratou devs para ajudar a entregar projeto e tal, e também mete uma marra de escritora de artigos na internet, enfim, os tais projetos eram todos da faculdade dela, e os artigos eram todos gerados via GPT..

Tem muita gente entrando na T.I achando que vai girar um Elon Musk em 1 ou 2 anos, me dá muita pena e um pouco de raiva disso.

1

Concordo, mas isso existe não só na TI. Eu vejo que tem muitas pessoas que só querem direito e nada de deveres.

Estou fazendo ao máximo para não ser assim porque eu quero melhorar minhas habilidades e produzir um conteúdo gratuito para a comunidade que queira ou não contribuir. Sinto que isso de Open Source no Brasil é pecado e taboo.

Estou querendo fazer algo que o brasileiro despreza diferente do que eu vejo fora, ajudar sem esperar algo em troca de forma imediata, por exemplo, vender cursos de programação absurdos de caro, vender mentorias absurdas de boas práticas, branding, marketing digital fraudulento, etc.

Além disso, estou no mercado a 5 anos e sei os problemas que há nessa área porque passei por muitos deles. Não ingressei nele por modinha, pois eu programo desde meus 13 anos com linguagens nada modinha de hoje como o C99 e Free Pascal no Windowns 7.

2

Infelizmente nós vivemos em um país com índices altíssimos de desemprego, e onde as coisas estão cada vez mais caras, somando isso a toda propaganda que existe em meio a área de TI (muitos empregos / trabalhar pouco / ganhar 10k estudando 6 meses), é gerado um movimento muito alto de migramação de pessoas que não tem interesse nenhum pela área, que só precisam de emprego e dinheiro, e caíram no conto dos vendedores de cursos, esssa inundação de profissionais infla a nossa bolha dev e acaba escondendo as pessoas que realmente amam aquilo que fazem e lutam para poder viver disso.

Ps: Acho que você está certíssimo em seguir os projetos das comunidades de seu interesse, mesmo que não sejam mainstream.

1

Obrigado pelo comentário, isso é algo que levamos muito em consideração que na nossa área tem muitos que estão por remuneração e não por vocação. Eu não julgo as pessoas fazerem isso, mas invés de programadores passamos a ter pedreiros de código dando reboco e emenda para fazer produtos de clientes serem inviáveis de receber manuntenção.

No Open Source, vejo pessoas que estão pelo amor ao projeto que estão engajados e não por apenas fama, dinheiro e sucesso.