[Open Source] Estou saindo da minha zona de conforto
Open Source
Eu parei de querer só focar em arrumar emprego e ficar quebrando a cabeça por causa de entrevista técnicas, currículo, milhares de certificações e portifólio. Estou indo para fazer o que eu ultimamente amo que é programar cansei de Framework Javascript ou Python da moda e irei fazer um projeto para comunidades que são de meu interesse e que eu estou gostando de ver projetos.
Vou codar em 4 linguagens que não são muito mainstream no Brasil e uma delas é do Brasil: Lua, C, C++ e Rust
Particulamente, amei os projetos em Lua:
- https://www.luart.org/
- https://lyte2d.com/
- https://love2d.org/
- https://defold.com/
- https://godotengine.org/
- https://github.com/mlua-rs/rlua
- https://rhai.rs/
- https://docs.rs/rune/0.13.1/rune/
Ver alguém codando por hobbie despertou a saudade que eu tinha de fazer códigos sem apenas pensar em pagar boleto com eles e sentir a que estou fazendo algo que agregue para mim.
Início
Estou começando a fazer uma contribuição em um livro Rust feito em mdbook (https://rust-lang.github.io/mdBook/) para Português Brasileiro porque o livro só se encontra em Inglês e Mandarim (Chinês). Acho interessante o conteúdo abordado pelo livro e vou trazer para meu idioma para mais pessoas que não tenham conhecimento no idioma possa ler também.
Conclusão
Vejo que cada dia que a área de programação e TI se torna mais popular mais pessoas rasas entram na área sem a vocação e amor pela profissão, mas é uma visão autuista minha que beira o exagero pensar desse jeito, porém continuo a amar minha área mesmo com os problemas que ela passa. Quero fazer o que amo, mas também pagar as contas e fazer código Open Source me ajuda com portifólio.
Gostaria da opnião de você sobre fazer código e contruibuir gratuitamente para a comunidade.