A dificuldade de empreender no Brasil como programador
Os desafios que eu encontrei ao empreender
Desafio #1 (Criar algo para o cliente)
No código, o programador quer aplicar inúmeras abstrações como Clean Code, Design Pattern, SCRUM, CI/CD, etc. Mas o cliente quer algo para resolver o problema e ele não tem em mente o que ele quer tecnicamente, isto é, ele quer a solução mais barata e simples.
O foco dele se for um lojista é ter um site de E-Commerce e não importa se é em Javascript ou qualquer tecnologia ou linguagem do momento. Como programador temos que fazer o que é pedido resolver o problema e vender a ideia inicial. Ao chegamos a encontrar esse algo para o cliente, surge o segundo desafio.
Desafio #2 (Vender o que resolve o problema)
Temos o papel como programador ao empreender de saber as dores do cliente e fazer algo que solucione o problema para ele. Até mesmo com soluções pronta de No-code, Low-code, API abertas, etc. Porque não temos que reinventar a roda, mas usá-la para nossa ferramenta que estamos dispostos a vender.
Porém, vejo que o maior erro é vender com jargões técnicos da área como algo impressionante. À medida que erramos em vender achando que nosso cliente é um programador, mais afasta a decição de compra e aceitação da ferramenta proposta a não ser que o foco é enganar o cliente.
Resumo
Não escrevi muito para me alongar, mas noto que a dificuldade que eu tive não deve ser a mesma para todos. Isso são algumas que eu notei a qual mais eu me deparei ao tentar empreender e vende algo para um cliente.