Executando verificação de segurança...
1
Poll4r
1 min de leitura ·

Carreira certa?

Olá, esta é a minha primeira vez comentando aqui na plataforma. Quero compartilhar um desabafo sincero sobre como estou me sentindo em relação à minha carreira como Dev.

Será que esta carreira é realmente para mim?

Há cerca de 4 a 5 anos, comecei a minha jornada como dev. No entanto, até o momento, não consegui um estagio ou trabalho na área. Isso tem sido muito frustrante, chegando ao ponto de me fazer pensar em desistir.

As vezes, deitado antes de dormir, fico me questionando "Será que todo esse esforço está valendo a pena?". Toda essa situação acabou gerando em mim a conhecida síndrome do impostor, e nossa, como eu gostaria de dar um delete() nesse constante sentimento em minha mente (sim, eu sei, piada ruim).

Embora alguns colegas afirmem que sou um profissional talentoso e estou à frente de algumas pessoas, não posso deixar de me questionar: se isso fosse verdade, não estaria empregado neste momento?

Posso dizer que esse semestre começou até que bem, tomei algumas atitutes que me retornaram coisas relativamente boas. Estou comprometido em continuar pela seguindo meu sonho, acreditando que, no final de tudo, todo o esforço valerá a pena.

E você? Já se sentiu dessa maneira ou se sente? Gostaria de saber que não estou sozinho nesse mundo.

Carregando publicação patrocinada...
2

A síndrome do impostor, fenômeno do impostor ou síndrome da fraude, é um fenômeno pelo qual pessoas capacitadas sofrem de uma inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles.

Peguei da Wikipedia.

Como as pessoas sabem que você é um profissional talentoso se nunca trabalhou ou teve um estágio na área?

Percebe o problema?

Eu tenho 40 anos na área e ainda tenho falhas na minha capacidade Não acho que sou ruim, não acredito ter a síndrome de impostor. Você nunca teve um trabalho para saber o quanto é capaz e está pondo em dúvida? Isso não é síndrome de impostor. Por isso destaquei a parte mais importante.

Essa tal síndrome que não é reconhecida pela psicologia pode atrapalhar, mas é fácil resolver. Difícil de resolver é ter a qualificação para conseguir uma vaga.

Não conseguir uma vaga indica que tem alguma coisa errada no que está fazendo. Não sei o que é o que pode ser feito para resolver. Eu queria saber, queria ter o poder de dizer para as pessoas o que fazer para resolver essas questões, mas não tenho. Eu posso fazer alertas.

Um alerta que eu faço é que as pessoas não estão se qualificando adequadamente. Confirmei esses dias com várias pessoas que as empresas estão cancelando projetos por falta de mão de obra. Não parece estranho que também tem muita gente dizendo que não acha vaga? É a tal falta de qualificação. Não vão contratar quem eles percebem que não vão performar. Estou dizendo que não tem qualificação? Não, não tenho como dizer isso, mas estou levantando a lebre.

O que eu faço não é simpático, mas é melhor do que quem cria ilusão nas pessoas. A ilusão de que a pessoa é boa é o oposto da síndrome do impostor e faz ela ficar estagnada. A síndrome do impostor pode ser muito forte e causar problemas, mas em um certo nível ela é melhor porque faz a pessoa se dedicar mais, procurar caminhos e processos para alcançar seu objetivo.

Certamente não está sozinho no mundo, o que mais tem hoje em dia é gente desabando sobre coisas assim. E as pessoas precisam começar a fazer alguma coisa para mudar isso. Achar que tudo vai ficar bem não mudará a situação, precisa de ação concreta. Pode ser que precise de apoio profissional. Não estou falando de coach. Pode ser o caso, mas geralmente a pessoa não precisa de alguém só incentivando, precisa de ações mais concretas.

Infelizmente eu só posso fazer o alerta e esperar que a pessoa consiga desenrolar e mudar seu destino. A área é boa e muitas pessoas só precisam achar o rumo certo.

A pessoa precisa ter senso de realidade. E está ficando mais difícil com informações altamente equivocadas vindas da internet e de pessoas que aprenderam na internet. Está ficando difícil até pra mim que não sou da geração internet. #ficaadica

Torço para conseguir o que quer.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Amigo, entrar na área de programação não é fácil. Tem vagas mas as pessoas não estão bem qualificadas.
Eu fiz
Um post no LinkedIn promovendo uma ação social que estou fazendo para tentar direcionar as pessoas para área de programação.
Não estou vendendo nada, apenas tentando ajudar o próximo.
Caso tenha interesse, faça uma leitura e me adicione no LinkedIn.
https://www.linkedin.com/posts/saraiva1989_ol%C3%A1-pessoal-j%C3%A1-pensaram-em-aprender-programa%C3%A7%C3%A3o-activity-7110083212629921792-n9ER?utm_source=share&utm_medium=member_ios
Podemos marcar de conversar e tentar entender onde está o problema.